Atualidade
Viana do Castelo: Assinados protocolos de colaboração com 22 IPSS, instituições e associações do concelho

Foram assinados, na passada sexta-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, os protocolos de colaboração com 22 Instituições Particulares de Solidariedade Social, instituições e movimento associativo de Viana do Castelo, num investimento de quase 395 mil euros por parte do Município vianense. Na cerimónia, que contou também com a presença da Vereadora da Ação Social, Carlota Borges, foi referido que estes protocolos pretendem apoiar o trabalho diário promovido pelas coletividades, visando ainda o apoio excecional a situações de urgência no concelho.
De acordo com o documento, “anualmente, o Município de Viana do Castelo aprova um conjunto de apoios sociais a várias IPSS e outras instituições do nosso concelho, na medida em que a promoção da coesão social é uma prioridade para o nosso território, sendo apenas possível com a criação de plataformas de cooperação entre diversas entidades do nosso concelho”.
“O contributo para a erradicação e atenuação da pobreza, da exclusão, da melhoria da qualidade de vida da população, é possível através do estímulo da promoção do desenvolvimento territorial, sendo um dos objetivos do Município de Viana do Castelo”, lê-se ainda no documento, que refere que “as IPSS e demais instituições do concelho de Viana do Castelo que atuam na área da coesão, têm realizado um papel fundamental no tratamento das várias problemáticas sociais”.
Assim, para o GAF – Gabinete de Atendimento à Família, foram aprovados um conjunto de apoios para a renda da Casa Abrigo, para o Fundo de emergência para apoio a situações de crise e carências graves das famílias e ainda para um contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas.
A Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conselho Central de Viana do Castelo e a Cáritas Diocesana vão receber um contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas. Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo receberá um apoio, ao longo do ano, para o desenvolvimento da sua missão.

Foi ainda definido um apoio para comparticipação da renda da Lojinha Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima – Berço de Nossa Senhora das Necessidades e uma verba para a Íris Inclusiva, subsidiando renda das instalações e contributo ao cabal desenvolvimento dos fins sociais prosseguidos pela instituição. Foi também atribuído subsídio para a renda do Centro de Atividades Ocupacionais da APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo. A ACAPO – Delegação de Viana do Castelo será subsidiada para comparticipação de renda e transporte dos utentes.
A Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho, Centro Social e Paroquial da Areosa, a Fundação AMA Autismo, a Fábrica da Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria, a Methamorphys, o Lar de Santa Teresa, a Associação de Dadores de Sangue da Meadela e a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas foram igualmente abrangidos nesta proposta.
Também a APPACDM, a Associação de Reformados Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, a Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José e a Re-food 4 Good – Associação, constam do conjunto de instituições apoiadas.
Para apoio à causa animal no concelho, garantindo comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção da sua missão de resgate e acolhimento de animais, foram definidos subsídios mensais à Associação Gatos de Ninguém e Resgate Animal Associação.
Fotos: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca