Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: APP BioRegisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies

Publicado

on

A APP BioRegisto, uma inovadora iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, já registou um total de 3.195 observações submetidas correspondentes a 792 espécies registadas e validadas e 220 utilizadores registados. Criada em 2018, a aplicação móvel tem um fim científico, mas destina-se a todos os públicos e corresponde a uma plataforma de ciência cidadã lançada pelo município para registo de observações da biodiversidade.

Os dados reportados no BioRegisto são utilizados tanto pelo Município de Viana do Castelo em ações de educação ambiental, por exemplo, como por grupos de investigação a nível nacional em trabalhos académicos. A APP BioRegisto constitui a primeira plataforma de Ciência Cidadã que o município coloca à disposição de todos os públicos, permitindo a identificação de espécies de todo o território nacional. Permite, assim, a qualquer cidadão, inserir registos fotográficos de espécies animais, vegetais, rastos e vestígios de qualquer localização.

A plataforma visa a divulgação do património biológico, contribuindo para a sua conservação através do conhecimento. Desde 2020, conta com uma aplicação móvel, facilitando e agilizando a participação de todos.

Cumprindo os princípios de ciência cidadã, estabelecidos pela Associação Europeia de Ciência Cidadã, o BioRegisto encontra-se integrado na EU-Citizen.Science – plataforma online para partilha de conhecimentos, ferramentas, formação e recursos de ciência cidadã.

Com o objetivo de auxiliar os utilizadores da plataforma BioRegisto e outros cidadãos interessados a identificar espécies em saídas de campo e a reconhecerem e registarem através de fotografia características úteis para a identificação dos seres vivos, o município tem vindo a realizar ciclos de workshops teórico-práticos orientados por especialistas reconhecidos a nível nacional.

Estes ciclos de workshops BioRegisto efetuam-se desde 2022 e contam com uma forte adesão do público. Neste ano, serão realizados seis workshops com os temas: “Flora invasora” (dia 23 de março, das 10h00 – 17h00; formadora: Elizabete Marchante, Universidade de Coimbra); “Mamíferos” (dia 20 de abril, das 10h00 – 12h00; formador: Vasco Flores Cruz); “Répteis” (dia 18 de maio, das 10h00 – 12h00; formador: Vasco Flores Cruz); “Flora aquática, ripícola e halófita” (dia 6 de julho, das 10h00 -12h00; formador: Jael Palhas, Universidade de Coimbra); “Líquenes” (dia 26 de outubro, das 10h00 – 12h00; formadora: Joana Marques, Universidade do Porto); e “Cogumelos” (dia 9 de novembro, das 10h00 – 17h00: formador: Rui Cardoso, Associação Aldeia).

É objetivo do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental dar continuidade e promover este projeto, fomentando junto do público em geral e do público escolar o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade do território.

Foto: CMVC.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas