Atualidade
“Upside Down Cuppa Coffee”, de Afonso Molinar
Em Lisboa e Odivelas
O tempo da ação é uma sinapse; uma pausa; um momento de relaxamento. Uma pausa para café. Presentes estão quatro jovens, envolvidos numa rede de conhecimentos da qual não têm consciência.
Num momento de incerteza acerca das próprias identidades e experiências, estes refletem sobre o seu passado próximo comum. A confusão entre a realidade e a ficção instala-se neles próprios e, presos no momento, procuram o sentido dos acontecimentos enquanto partilham um café com os membros do público.
Upside Down Cuppa Coffee é a primeira produção do teatroàfaca. Tendo começado o processo de criação em maio de 2017, com uma equipa diferente daquela com que viria a estrear a 25 de abril de 2018. O conceito base partia de criar um momento de partilha de uma história na primeira pessoa, com vários pontos de vista, sendo esse também um momento de pausa em que o conforto do café e a tensão da narrativa combatem entre si.
Em 2023, e após muitas outras produções, volta a colocar este texto em cena e a relembrar que o teatro também pode ser isto: um momento coletivo de partilha em que o mundo fora da sala para, e somos transportados para outra realidade, sem necessidade de grandes artifícios e condições técnicas.
Apesar de manter o título, é um espetáculo diferente do original. O elenco é outro, já não existem vídeos e o texto foi adaptado para melhor retratar aquilo que é o mundo seis anos depois. Mantém-se o formato, mantém-se a estética, mantém-se o foco do trabalho em companhia, mas reduzido àquilo que transformava o espetáculo numa experiência – a criação de uma ligação direta entre ator e espetador.
Antes de cada texto, é mostrada uma fotografia tipo Polaroid projetada. Há também ali uma história a ser contada, que será importante para a conexão das várias narrativas. As fotografias que vemos passar funcionam como um quinto intérprete, o único acesso direto a acontecimentos passados.
A interação entre atores e público é proposta e surge naturalmente. O público poderá responder a alguma pergunta e curtos momentos de diálogo poderão surgir. Como num rasgo, o momento de pausa é interrompido, o espetáculo termina, e a vida fora daquela sala continua.
Uma criação de Afonso Molinar, com Direção de Produção de Diana Especial, Produção de Laura Ribeiro d’Almeida, com Afonso Molinar, Fábio Batista, Pedro Peças e Rita Silvestre. Fotografia de Afonso Molinar, apoio à produção da Avenidas – Um teatro em cada Bairro, Câmara Municipal de Lisboa, Sistema SMOP e Centro Cultural Malaposta / Minutos Redondos / Câmara Municipal de Odivelas. Agradecimentos à Delta Cafés.
Em cena a 14 e 15 de abril – 19h00, no Avenidas – Um teatro em cada Bairro, Lisboa; 21, 22 e 23 de abril – 19h00, na Sociedade Musical Ordem e Progresso, Lisboa; 27, 28 e 29 de abril – 20h30 e 30 de abril – 16h30, no Centro Cultural Malaposta, Odivelas.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto
Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.
Imagens: CMB.
Atualidade
Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.
“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.
Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.
O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.
Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.
Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.
A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes
“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”
Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses.
Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.
O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.
Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.
Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).
Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.
Atividades paralelas
O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.
A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.
Foto: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação