Atualidade
Universidade do Minho realiza XXIII Colóquios de Administração Pública
Representantes das embaixadas de Portugal em Paris, Londres e Madrid entre os oradores

Os XXIII Colóquios de Administração Pública da Universidade do Minho (UMinho) decorrem de 9 a 11 de março, no auditório -1.01 da Escola de Economia e Gestão (EEG), no campus de Gualtar, em Braga, havendo ainda sessões na plataforma online Zoom. A iniciativa do Centro de Estudos de Administração Pública (CEAP) da UMinho visa debater temas atuais e fornecer conhecimentos complementares aos planos curriculares na área.
A sessão abertura é esta quarta-feira, às 11h00, com a presidente da EEG, Cláudia Simões, o diretor do mestrado em Administração Pública da UMinho, Miguel Ângelo Rodrigues, a diretora da licenciatura em Administração Pública, Isabel Macedo, o presidente adjunto externo da Associação Académica da UMinho, Alexandre Gencer, e o presidente do CEAP, André Rodrigues.
Às 14h00 vai ser apresentado o trabalho “Perceção de accountability dos presidentes de câmaras municipais e dos chefes de divisão de departamento financeiro dos municípios portugueses” (Melhor Comunicação do III Congresso Internacional de Contabilidade Pública), pelas autoras Cristina Couto e Augusta Ferreira. Segue-se um workshop de Ricardo Rua sobre elaborar com sucesso o CV, a carta de motivação e o perfil no LinkedIn.
Na quinta-feira, às 10h30, a palestra “Como concorrer à função pública” junta a chefe de divisão de recrutamento e gestão de carreiras do Município do Porto, Margarida Oliveira, e o chefe de divisão de gestão de recursos humanos do Município de Braga, Sandro Louro. O painel das 14h00 tem o tema “Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP): falhas e futuro” e conta com os contributos de Filipa Alves Coelho e Ana Costa, ambas da Missão Pública Organizada, além de Liliana do Fundo e Baltazar Gonçalves, ambos do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Segue-se um workshop sobre gestão de desempenho, pelo coordenador do serviço de carreira da TecMinho, Paulo Silva.
As iniciativas de sexta-feira são via Zoom. Às 11h00, o debate “O papel das embaixadas portuguesas” tem testemunhos do chefe de missão adjunto da Embaixada de Portugal em Paris, Frederico Nascimento, da ministra conselheira na embaixada de Portugal em Madrid, Carmem Silvestre, e do representante da Embaixada de Portugal em Londres, Manuel Lobo Antunes. Às 14h30 está previsto um workshop sobre soft skills com a trainer Mariana Feteira Pimenta e, às 16h00, a sessão de encerramento, com os professores Miguel Ângelo Rodrigues e Isabel Macedo e o presidente do CEAP, André Rodrigues.
Foto: UMinho.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca