Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho assinala Semana da Ciência e da Tecnologia

Programa inclui experiências laboratoriais, visitas, workshops e conversas com cientistas. Esta quarta-feira é Dia Nacional da Cultura Científica

Publicado

on

Vários centros de investigação da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, estão com os seus laboratórios abertos, em especial ao público escolar, e a promover tertúlias pela cidade, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre até sábado em todo o país. O objetivo é aproximar a sociedade da ciência feita em Portugal, mostrar o quotidiano dos investigadores e estimular o interesse e o prosseguimento de estudos em áreas científico-tecnológicas.

No campus de Gualtar, o Centro de Engenharia Biológica (CEB) recebe, ao longo da semana, cerca de 130 alunos de escolas básicas e secundárias da região, nomeadamente, esta quarta-feira de manhã e sexta-feira à tarde. Para quinta-feira, às 9h30 e às 13h30, já na Escola de Engenharia (edifício 16), é a vez de os mais pequenos observarem micróbios ao microscópio e como estes vivem e se alimentam. Para quinta-feira, há workshops online que levam os estudantes do 3º ciclo e do secundário a conhecer a microalga Chlorella, um superalimento com mais de vinte vitaminas e minerais, e a aprenderem a montar uma célula de combustível microbiana.

Os cientistas do CEB têm, também, partilhado, estes dias, as suas experiências em várias escolas do distrito. Para sábado de manhã, desafia-se ainda os cidadãos em geral a irem ao CEB ver as descobertas nas áreas alimentar, ambiental, industrial e da saúde; podem também fazer uma visita virtual, em www.ceb.uminho.pt/About/VirtualTour. O programa não esquece os próprios estudantes de biotecnologia e bioengenharia da UMinho – estão a decorrer quatro dezenas de workshops laboratoriais e uma formação de comunicação de ciência, com soft skills que podem ajudar no seu futuro profissional.

Nuno Crato fala sobre relógios de sol

Já a Escola de Ciências da UMinho e o vizinho Planetário – Casa da Ciência de Braga concentram, esta quarta-feira, nos seus espaços. uma centena de estudantes do básico e secundário em oficinas pedagógicas e palestras, sob o tema “Sol/Tempo”. O objetivo é os mais jovens refletirem, por exemplo, sobre o tempo geológico e a importância da luz na vida das plantas, perceberem como medir a temperatura de uma estrela ou até conhecerem os astros numa sessão imersiva digital. Os participantes vão ser, ainda, desafiados para um concurso de relógios de sol. Na sexta-feira, às 21h00, na Basílica dos Congregados, no centro da cidade, está agendada uma tertúlia sobre geometria e a astronomia dos relógios de sol, com Nuno Crato, professor da Universidade de Lisboa e ex-ministro da Educação, e o jornalista e investigador Fernando Correia de Oliveira.

Relógio de Sol (Foto: DR)

Por seu turno, o Centro de Investigação em Educação (CIEd) apresenta, esta quarta-feira, às 17h00, os resultados de dois projetos em curso. A doutoranda Gabryella Silva vai explicar se os professores portugueses estão ou não velhos demais para o digital, enquanto as professoras Ana Paula Loução Martins e Anabela Cruz dos Santos desvendam a plataforma digital AuTrain, que visa a inclusão de pessoas com espectro do autismo. Pode assistir-se em www.videoconf-colibri.zoom.us/j/88449995850. Já o Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) apresentou, online, os projetos Smart Cities e eUjust, com os investigadores Maria Miguel Carvalho, Isabel Fonseca, Joel Alves, Joana Covelo de Abreu e Anabela Gonçalves.

Cartaz do evento (Imagem: UMinho)

Fotos: DR.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas