Atualidade
Universidade do Minho apresenta livros sobre o Paço dos Arcebispos de Braga e a capital inca

A Universidade do Minho (UMinho), através da Rede Casas do Conhecimento (CdC) e da UMinho Editora, apresenta esta quinta-feira, dia 7, os livros “O Antigo Paço dos Arcebispos de Braga”, de Manuela Martins, Ricardo Mar e Maria do Carmo Ribeiro; e “Arquitectura y Urbanismo del Cusco Inka“, de Ricardo Mar, Ramiro Matos e José Alejandro Beltrán Caballero, este último comentado por Felipe Criado-Boado.
Trata-se da sétima sessão da iniciativa “Conversas na Casa” e tem início às 18h00, na CdC Largo do Paço, no centro de Braga. A moderação cabe a Manuela Martins, diretora da UMinho Editora, José Gabriel Andrade, diretor da CdC da UMinho e Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho. Para assistir presencialmente ou de forma remota, as inscrições são online.
Sobre as obras
O antigo Paço dos arcebispos destaca-se na paisagem urbana bracarense. Conta-nos uma história longa e dinâmica, associada aos protagonistas que ajudaram a dar forma aos edifícios que formalizam o palácio, um indiscutível testemunho do poder e importância que os arcebispos tiveram na história da região. O Paço dá também conta da evolução e do pulsar da cidade ao longo de séculos, pois nele encontramos expressões das diferentes tendências artísticas e culturais que se fizeram sentir, um pouco por toda a Europa, entre os finais da Idade Média e os finais do Antigo Regime. Assim, os seus sucessivos acrescentos e fases construtivas exemplificam a racionalidade urbanística e as linguagens arquitetónicas na progressiva construção dos “paços” que compõem aquele Paço arcebispal, bem como as estratégias de propaganda e afirmação pública do poder no espaço urbano medieval, renascentista e barroco.
O segundo livro fala de Cusco, no atual Peru, que foi a cidade principal do império inca ou Tawantinsuyu, como casa da nobreza e sede do poder político e religioso. O nível elevado da sua arquitetura e do planeamento urbano impressionou quer os primeiros europeus do século XVI como os académicos e turistas que hoje a visitam. Os primeiros compararam-na a cidades da Espanha e equivaleram a Qhapaq Ñan andina à vasta rede viária romana. O novo livro cataloga as construções antigas, as partes escondidas entre muros ou fundações de edifícios coloniais e modernos, bem como as que perderam o seu contexto ou que surgem nas obras de ruas e praças da Cusco contemporânea. Esses dados são aliados aos de cronistas da Colonia, da literatura arqueológica e de fontes históricas, etno-históricas e da antiga capital. O livro estimula ainda novas abordagens ao planeamento urbano inca com o uso de tecnologias digitais, fotos aéreas e de satélite, sistemas geográficos integrados, scanners a laser, drones e programas de modelagem 3D.
Imagem: UMinho (alterada).
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca