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Torres Vedras: “ALBO”, de Rui Aleixo, em exposição na Casa Azul ▲

Inauguração com a presença do artista, a 28 de setembro, pelas 18h30, ficando patente até 28 de outubro

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“ALBO” é uma exposição individual do artista plástico Rui Aleixo com curadoria de Jorge Reis. O artista apresenta obras inéditas que criou a partir das geometrias dos passepartouts de álbuns de fotografia antigos, onde explora diferentes composições assentes no conceito de presença/ ausência. Partindo de distintas formas, dentro de diferentes séries, Aleixo produziu mais de 50 obras de pintura, desenho, assemblage, técnica mista e instalação.

A exposição foi pensada em torno do conceito de álbum de família, mas também a partir do espaço de casa como álbum, onde objetos e imagens são exibidos como lembranças. As obras criadas tiveram como ponto de partida a marca que os quadros e as molduras de fotografias deixam nas paredes e móveis queimados pelo sol e envelhecidos pelo tempo. Rui Aleixo trabalhou nesta série com conceitos de memória, marca, margem, ocultação e revelação, vazio e cheio, tendo criado sobre as molduras e as imagens de que se apropriou, e também no uso dos passepartouts como imagem e como máscara.

A produção artística para esta exposição, que será mostrada em duas salas da Casa Azul ▲, em Torres Vedras, conta com um total de 57 obras. Nesta extensa série será possível ver obras onde as geometrias de passepartouts criam composições com linha, mancha, colagem, transparência, contrastes e sobreposições. Na mesma lógica, o artista criou três obras acima da escala humana que jogam com desenho sobre manga plástica transparente que dialogarão com o espaço expositivo. Rui Aleixo também criou obras com os próprios passepartouts e elementos naturais usando-os como máscara. Parte dos passepartouts que serviram como máscara foram reproduzidos em escalas diferentes. Algumas das obras produzidas usam formas geométricas pintadas que sobrepõem a uma imagem existente, deixando apenas parte dela visível. Será também possível observar obras com intervenção nos passepartouts e molduras.

O corpo de trabalho de Rui Aleixo é composto por uma extensa produção de várias obras que entrelaçam uma base geométrica com outros elementos visuais criando obsessivamente novas propostas.

Esta exposição está patente na Casa Azul ▲, em Torres Vedras, de 28 de setembro a 28 de outubro.

Adverte-se que o acesso à exposição é feito pela porta na lateral direita da Casa Azul ▲ e através de sete lances de escadas sem elevador. 

Visitas

De terça a sábado, das 1500 às 19h00.

Contactos/ Marcação de Visitas: +351 919182780 (WhatsApp) ou por e-mail asking@emerge-ac.pt

Rui Aleixo estudou na Faculdade de Arquitetura (FAUL) antes de estudar pintura no Ar.Co. Aí frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas e o Projeto Individual no departamento de escultura. É, igualmente, músico profissional, tendo concluído o curso de Canto do Conservatório Nacional e da Escola Superior de Música de Lisboa.

Nas artes plásticas desenvolve, continuamente, o seu trabalho desde 2008, mostrando-o regularmente em exposições individuais e coletivas, nomeadamente, Ângulo morto, em 2023, Livros desobedientes / Unruly Books, na Brotéria, em 2022, Alfarrábio, na Biblioteca Camões, em 2020, Eikon, na Galeria Diferença e Plinto, no Museu Geológico de Lisboa, em 2018, CAL, na Galeria Diferença, e WE, na galeria novaOgiva (Óbidos), em 2014.

Tem, igualmente, publicado trabalhos de ilustração de livros e álbuns musicais por encomenda e pinturas murais. Várias coleções privadas e públicas possuem obras do artista e a sua mais recente entrevista foi publicada no site da Al-Tiba9 e no livro Interviews with artists – Collector’s Art Book da mesma instituição.

Jorge Reis é mestre em Criação Artística Contemporânea, em 2011, pela Universidade de Aveiro. É formador certificado nas áreas de expressão artística e design. É cofundador, curador-produtor, designer, consultor de arte contemporânea, mediador de arte, coreógrafo e vice-presidente da EMERGE — Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea. Recebeu 2 prémios em artes e criatividade. Atua na área das humanidades com ênfase nas artes visuais. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: criação artística contemporânea; organização de eventos; galerias de arte contemporânea; marketing de serviços; comunicação nas organizações; desenvolvimento local; desenvolvimento cultural; artes visuais; arte emergente; organização de eventos culturais; arte, ciência e tecnologia; artes plásticas. Realiza exposições, desde 2010, como curador de arte contemporânea.

Os temas com os quais tem vindo a trabalhar, cruzam a relação entre arte contemporânea, ciência e tecnologia – enlaçados pelo conceito de estética relacional de Nicolas Bourriaud (2009), onde se promovem encontros intersubjetivos.

Programador da Casa Azul ▲, espaço gerido pela EMERGE cedido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Criador e curador da Guerrilla Gallery.

Jorge Reis atua como artista visual através do seu alter ego Giorgio Sier. Expõe desde 2003, interessando-se pela relação entre arte e baixa e alta tecnologia, ao trabalhar com a ideia de erro tecnológico no abismo do colapso digital global.

Na música, Jorge atua no universo da música eletrónica desde os anos 90, através do seu alter ego Klobs Lockbenz Ozzisch, ou mais simples, KLO, tendo lançado um álbum em 2001, Bonus Tracks, e, mais recentemente, o single Distorted Piñatas, ambos disponíveis em todo o mundo através das habituais plataformas de streaming. Prepara-se para lançar o seu novo álbum que adota o título do single Distorted Piñata.

Foto: DR.

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PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

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A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

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O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

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A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

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