Connect with us

Atualidade

teatromosca mergulha nos processos e contextos de fabricação do Teatro, paralelamente ao progrAMAS

Publicado

on

Depois de ter anunciado o concerto da aclamada artista paquistanesa Arooj Aftab, que terá lugar no dia 26 de junho, por ocasião do lançamento oficial da programação da oitava edição do Festival MUSCARIUM, o teatromosca continua a investir nos progrAMAS do Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém.

Este espaço cultural sintrense inicia o mês de maio, acolhendo a companhia Animateatro, com o espetáculo “ao CRESCER quero SER”, direcionado ao público infantojuvenil, no dia 7, às 16h00. “E se o Sr. Manuel não fosse o Sapateiro, se a D. Rosa não fosse a peixeira? Sabes quem são? És a criança que brinca? És aquele que aprende? Importante será SER e poder ESCOLHER!” Partindo da ideia de que SOMOS o que FAZEMOS, este espetáculo procura desmistificar o porquê de cada individuo estar sempre associado a um desígnio/função e promovendo a vontade e a escolha, através do brincar homenageando as profissões que caíram em desuso e promovendo o nosso património cultural e histórico.

Ainda no decorrer do mês de maio, a Companhia DA ESQUINA apresentará “EM BAIXO E EM CIMA”, no dia 14, às 21h00, espetáculo que será transmitido, simultaneamente, em direto no Ticketline Live Stage. Barrabás sempre foi vagabundo, nunca quis ser outra coisa, apenas isso. Isso e olhar as estrelas. Rostabal, esse, calcula os pormenores, as impossibilidades ínfimas. Boinas traz consigo o tempo indistinto. São três figuras em situação, três homens e uma mala, uma sucessão de tentativas falhadas, a alteridade da sua existência, a impossibilidade de sair. Os primeiros dois jogam o jogo eterno das palavras, o jogo do reconhecimento, a inevitabilidade do fim, no intuito de sobreviver, no intuito de existir. O terceiro a inevitabilidade do tempo. O espetáculo, inspirado no universo literário de Samuel Beckett, estrutura-se através desta componente trágica e da existência de personagens que jogam as suas expetativas e comportamento arbitrário na possibilidade ou impossibilidade da abertura de uma mala.

“Em baixo e em cima” (Foto: DR)

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na Ticketline, Seetickets, e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €.

Paralelamente à atividade regular do AMAS e do festival MUSCARIUM#8, e numa altura em que se preparar a circulação nacional e internacional de várias produções teatrais da companhia, o teatromosca dá início a uma nova fase de um dos seus mais recentes projetos. Com “FABRICAR TEATRO”, pretende tratar o arquivo da companhia, entre os anos 1999, ano da sua fundação, e 2018, ano do início da gestão e programação do Auditório Municipal António Silva. Esta iniciativa, cofinanciada pelo CET – Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela DGArtes, foca-se em resgatar, identificar, tratar e tornar acessível o acervo documental do coletivo sintrense. Procura-se criar condições para a elaboração de um estudo cada vez mais ordenado da génese teatral, de modo a permitir um mergulho mais profundo nos processos e nos contextos de fabricação do Teatro – e não apenas dos espetáculos – centrando olhares não apenas na sala de ensaios, mas também no ateliê de construção da cenografia, nos escritórios de produção, entre outras áreas e aspetos da criação e produção teatral.

Para refletir sobre a história da companhia, e a par da recolha e tratamento de materiais, serão realizadas entrevistas a profissionais envolvidos nas produções, espetadores, críticos e outros, que possuam memórias dos processos e dos espetáculos e das atividades do teatromosca. Todos os interessados em contribuir para o projeto poderão entrar em contacto através do e-mail geral@teatromosca.com ou do telefone 91 461 69 49. O arquivo do teatromosca ficará disponível para consulta online e visita presencial na sede da companhia, mediante marcação.

Fotos: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas