Atualidade
teatromosca mergulha nos processos e contextos de fabricação do Teatro, paralelamente ao progrAMAS

Depois de ter anunciado o concerto da aclamada artista paquistanesa Arooj Aftab, que terá lugar no dia 26 de junho, por ocasião do lançamento oficial da programação da oitava edição do Festival MUSCARIUM, o teatromosca continua a investir nos progrAMAS do Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém.
Este espaço cultural sintrense inicia o mês de maio, acolhendo a companhia Animateatro, com o espetáculo “ao CRESCER quero SER”, direcionado ao público infantojuvenil, no dia 7, às 16h00. “E se o Sr. Manuel não fosse o Sapateiro, se a D. Rosa não fosse a peixeira? Sabes quem são? És a criança que brinca? És aquele que aprende? Importante será SER e poder ESCOLHER!” Partindo da ideia de que SOMOS o que FAZEMOS, este espetáculo procura desmistificar o porquê de cada individuo estar sempre associado a um desígnio/função e promovendo a vontade e a escolha, através do brincar homenageando as profissões que caíram em desuso e promovendo o nosso património cultural e histórico.
Ainda no decorrer do mês de maio, a Companhia DA ESQUINA apresentará “EM BAIXO E EM CIMA”, no dia 14, às 21h00, espetáculo que será transmitido, simultaneamente, em direto no Ticketline Live Stage. Barrabás sempre foi vagabundo, nunca quis ser outra coisa, apenas isso. Isso e olhar as estrelas. Rostabal, esse, calcula os pormenores, as impossibilidades ínfimas. Boinas traz consigo o tempo indistinto. São três figuras em situação, três homens e uma mala, uma sucessão de tentativas falhadas, a alteridade da sua existência, a impossibilidade de sair. Os primeiros dois jogam o jogo eterno das palavras, o jogo do reconhecimento, a inevitabilidade do fim, no intuito de sobreviver, no intuito de existir. O terceiro a inevitabilidade do tempo. O espetáculo, inspirado no universo literário de Samuel Beckett, estrutura-se através desta componente trágica e da existência de personagens que jogam as suas expetativas e comportamento arbitrário na possibilidade ou impossibilidade da abertura de uma mala.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na Ticketline, Seetickets, e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €.
Paralelamente à atividade regular do AMAS e do festival MUSCARIUM#8, e numa altura em que se preparar a circulação nacional e internacional de várias produções teatrais da companhia, o teatromosca dá início a uma nova fase de um dos seus mais recentes projetos. Com “FABRICAR TEATRO”, pretende tratar o arquivo da companhia, entre os anos 1999, ano da sua fundação, e 2018, ano do início da gestão e programação do Auditório Municipal António Silva. Esta iniciativa, cofinanciada pelo CET – Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela DGArtes, foca-se em resgatar, identificar, tratar e tornar acessível o acervo documental do coletivo sintrense. Procura-se criar condições para a elaboração de um estudo cada vez mais ordenado da génese teatral, de modo a permitir um mergulho mais profundo nos processos e nos contextos de fabricação do Teatro – e não apenas dos espetáculos – centrando olhares não apenas na sala de ensaios, mas também no ateliê de construção da cenografia, nos escritórios de produção, entre outras áreas e aspetos da criação e produção teatral.
Para refletir sobre a história da companhia, e a par da recolha e tratamento de materiais, serão realizadas entrevistas a profissionais envolvidos nas produções, espetadores, críticos e outros, que possuam memórias dos processos e dos espetáculos e das atividades do teatromosca. Todos os interessados em contribuir para o projeto poderão entrar em contacto através do e-mail geral@teatromosca.com ou do telefone 91 461 69 49. O arquivo do teatromosca ficará disponível para consulta online e visita presencial na sede da companhia, mediante marcação.
Fotos: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca