Connect with us

Atualidade

Teatro Praga apresentam “Queermess” na Escola das Artes da Católica do Porto

Para assistir a 8 de julho, a partir das 16h00

Publicado

on

No dia 8 de julho, às 16h00, os Teatro Praga vão apresentar um conjunto de performances especialmente pensadas para o programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Intitulado “Queermess”, neste evento será também apresentada a Ceia dos Cardeais, uma performance inédita dos Teatro Praga, onde os cardeais comensais serão espectadores de espectadores. Um evento gratuito com entrada livre.

Composta por André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e José Maria Vieira Mendes, a direção artística do coletivo Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Fundado em 1995, o coletivo colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países, como Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca, Polónia, Israel, China, entre outros.

Na Porto Summer School on Art & Cinema, os Teatro Praga vão apresentar um mix de performances denominado “Queermess” que terá cinco momentos diferentes. O evento iniciará, às 16h00, com uma palestra-performance de Rogério Nuno Costa, “MULTIVERSIDADE”, a defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer, ou uma multiversidade. “SUPER NATURAL”, às 17h00, será projetado em loop. O filme, realizado por Jorge Jácome, foi produzido com o Teatro Praga e intérpretes do Dançando com a Diferença. O filme foi vencedor do prémio da crítica no 72º festival de cinema de Berlim em 2022 e apresentado já em fevereiro deste ano na Tate Modern, em Londres, além de ter percorrido inúmeros festivais em todo o mundo. Às 17h00 e 18h00, “ARTE E CRENÇA” apresenta duas conversas sobre arte e crença nas artes performativas, na moda e nas instituições. Já o quarto momento “INVERTED LANDSCAPES” é uma performance de André e. Teodósio / Teatro Praga que foi primeiramente apresentada na Galeria Kunstraum Botschaft – Camões Berlim numa coprodução com a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal / Camões Berlim. Foi, também, apresentada na Fundação EDP / MAAT, em 2021. O último momento desta “Queermess” será a “CEIA DOS CARDEAIS”, às 19h30, onde todos são convidados a participar num jantar coletivo com os quatro pontos cardeais dos Teatro Praga – André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e J.M. Vieira Mendes. Uma performance inédita dos Teatro Praga, em que os cardeais comensais serão espectadores de espectadores.

A “Queermess” enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que entre 3 e 8 de julho proporciona uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto. A “Queermess” irá decorrer a partir das 16h00 na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto e a entrada é livre.

Foto: Carlos Pinto.

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe Pit Bull abandonado em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, efetuou a captura de um canídeo, de raça Pit Bull Terrier, que se encontrava supostamente abandonado.

O canídeo foi avistado a vaguear na via pública, junto ao Bairro do Património, nesta cidade de Leiria, por um cidadão que, ao aperceber-se que o animal já permanecia na via pública há dois dias e por tratar-se de um animal de raça potencialmente perigosa sem açaime, pondo em causa a segurança das pessoas, decidiu dar o alerta para a PSP.

Após a sua captura, e desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas para identificação do seu proprietário, constatou-se que o animal não possuía o respetivo chip, conforme legalmente exigido.

O cão foi transportado para o Canil Municipal de Leiria, onde permanecerá pelo prazo legal de 15 dias para ser reclamado pelo seu proprietário ou possuidor e, não o sendo, será objeto de adoção.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido suspeito com centenas de doses de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 29 de julho, pelas 12h57, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 33 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.

O suspeito tinha na sua posse: 102 doses de Haxixe; 596 doses de Ecstasy; 4,37 doses de Cocaína; 440,00 euros em notas do BCE; 1 balança de precisão; 3 canivetes com resíduos de estupefaciente; diversas seringas; e diverso material para preparação, divisão e acondicionamento do produto estupefaciente.

O detido, já com vários antecedentes neste segmento criminal, recolheu às salas de detenção desta Polícia a aguardar a sua apresentação à Autoridade Judiciária, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas