Connect with us

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Publicado

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos serve sabores de bacalhau em 41 restaurantes num fim de semana gastronómico imperdível

Publicado

on

De 16 a 18 de maio, Barcelos transforma-se na capital da gastronomia com mais uma edição do Fim de Semana do Bacalhau, que este ano conta com a adesão de 41 restaurantes espalhados por todo o concelho.

Ao sabor da tradição e da criatividade, o “fiel amigo” vai à mesa em múltiplas versões, desde o clássico bacalhau com broa, ao grelhado na brasa, assado no forno, gratinado ou à caçarola – sem esquecer as versões mais ousadas que prometem surpreender até os paladares mais exigentes.

A iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, convida à redescoberta da gastronomia local, enquanto dinamiza os estabelecimentos de restauração e valoriza a identidade cultural do território. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, o objetivo é atrair mais clientes aos restaurantes e, simultaneamente, potenciar a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Para além da boa mesa, o programa inclui também, no sábado, dia 17, um percurso pedestre gratuito — “Do Vale do Neiva ao Monte da Carmona” – integrado no Touring 2025, que alia natureza, história e tradição num mesmo trilho.

Seja para os amantes de bacalhau ou para os que procuram experiências autênticas, este é um fim de semana para saborear Barcelos em toda a sua essência.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Maná (Barcelos);  Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde);  Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Solar de Vila Meã – Restaurante Barro (Silveiros); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Desmantelada organização criminosa dedicada ao tráfico de estupefacientes no Bairro Pinheiro Torres

Publicado

on

A Divisão de Investigação Criminal da PSP desenvolveu uma investigação minuciosa e prolongada no combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro Pinheiro Torres, Porto.

No decurso da investigação foi possível apurar e reunir fortes indícios da existência de uma estrutura criminosa liderada por dois irmãos que operavam desde janeiro de 2024.

A organização atuava de forma estruturada, com divisão clara de tarefas e funções, obtendo elevados lucros diários, estimados entre 50.000 e 55.000 euros, através da venda de cocaína e de heroína.

No dia 9 de janeiro de 2025, a investigação permitiu a interceção e detenção em flagrante delito de um dos líderes da estrutura e do indivíduo responsável pela confeção das substâncias ilícitas. Na sequência da operação, foi realizada uma busca que resultou na apreensão de 11.607 doses de cocaína, 5.130 euros em numerário, um veículo automóvel, um motociclo e a recuperação de duas bicicletas elétricas avaliadas em 10.000 euros. Ambos os detidos ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

Posteriormente, a 21 de abril de 2025, foram realizadas 25 buscas domiciliárias e 2 buscas não domiciliárias, culminando na detenção do líder da organização e de mais seis colaboradores, com idades entre os 21 e os 43 anos. Foram apreendidas 14.281 doses de estupefaciente, nomeadamente: 10.194 doses de cocaína; 3.826 doses de heroína; 257 doses de canábis resina; 4 doses de canábis sativa; e 1.050 gramas de produto de corte.

Foram ainda apreendidos cerca de 10.000 euros em numerário, dois veículos automóveis, um motociclo, dois bastões extensíveis, 232 munições calibre .22. Ao líder e um dos colaboradores foi-lhes decretada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto os restantes foram sujeitos à medida de apresentações diárias.

A 22 de abril de 2025, foi dado cumprimento a um mandado de detenção emitido pela Autoridade Judiciária a uma colaboradora da rede, cuja habitação servia como “casa de recuo”. Foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias.

Por fim, a 5 de maio de 2025, foi levada a cabo nova operação policial que resultou na detenção de três indivíduos, entre os 30 e os 40 anos, incluindo o responsável pela gestão do ponto de venda. A operação permitiu a apreensão de 6.170 doses de estupefacientes (cocaína, heroína e canábis resina), 1.125 euros e um veículo automóvel. O principal visado ficou em prisão preventiva, enquanto aos restantes foram-lhes impostas apresentações diárias.

O Comando Metropolitano do Porto ressalta a importância dos resultados obtidos no decurso desta operação policial relevante de combate ao tráfico de estupefacientes, por ter permitido cessar o prosseguimento desta atividade criminosa. “Esta Operação representa um golpe significativo na atividade de tráfico de estupefacientes na cidade do Porto, reforçando o compromisso da PSP no combate ao crime organizado e na promoção da segurança pública”, afirma.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Tim encerra “Concertos de Primavera” em Anadia

Publicado

on

Tim, vocalista da banda Xutos & Pontapés, encerra na próxima sexta-feira, 9 de maio, pelas 21h00, no Cineteatro Anadia, a edição 2025 dos “Concertos de Primavera”. O espetáculo encontra-se praticamente esgotado, restando apenas oito lugares, dos quais quatro para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas.

“Canta-me Historias” é um concerto em formato intimista, permitindo uma maior proximidade e interação com o público, que terá a oportunidade de ouvir muitos dos grandes sucessos da carreira do artista, desde os Xutos Pontapés à Resistência, passando pelos “Rio Grande” ou “Cabeças no Ar”, sem esqueçer os temas dos seus trabalhos a solo.

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o concerto será acústico, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. O artista tem, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável.

Os bilhetes têm um custo de 15,00€ (1ª plateia), 12,50€ (2ª plateia) e 10,00€ (lugares para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas). Poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia, Posto de Turismo da Curia e online – BOL (www.bol.pt), na Fnac, Worten e noutros postos BOL.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Mais lidas