Atualidade
Sintra: MASMO apresenta atividades para junho

A Câmara Municipal de Sintra promove diversas atividades no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, para o mês de junho.
Numa dinâmica que inclui os mais variados temas e formas, neste mês, o museu oferece iniciativas como dias abertos, visitas guiadas e temáticas, espetáculo de dança, oficinas, conferências e noites no museu.
Todas as iniciativas são programadas numa perspetiva abrangente, ao mesmo tempo que são dedicadas a temas diferentes e por vezes destinados a faixas etárias específicas.
A participação nestas atividades é gratuita, com exceção da Oficina Educativa, Opera Musiva – Desenhar pedrinha a pedrinha: a arte dos mosaicos.
A participação nas atividades requer inscrição prévia, através do contacto 219 238 608.
Programação
Dias abertos na Escavação Arqueológica do Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs
3 e 17 de junho, sextas-feiras | 10h00 e 11h00
Os participantes visitam os trabalhos em curso no monumento pré-histórico da Praia das Maçãs. Esta é uma notável sepultura megalítica, que pelas suas caraterísticas arquitetónicas e riqueza do seu espólio, constitui um lugar ímpar para compreender as comunidades que habitaram na fachada Atlântica da Península Ibérica entre o Neolítico final e o Calcolítico.
Público em geral.
Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”
4 de junho, sábado | 15h00
Ao longo de mais de uma década de escavações arqueológicas foi possível reencontrar e caraterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal.
Público em geral.
Visita descoberta “Romano por um dia”
4 de junho, sábado | 16h00
A partir de uma visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas, as crianças vão entender como se vivia a infância na época romana e encontrar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado.
Para famílias.
Visita guiada “As raízes históricas do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas”
11 de junho, sábado | 15h00
Visita comemorativa da inauguração do primeiro Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a 13 de junho de 1955. O museu assenta os seus mais profundos alicerces no Renascimento, quando alguém decidiu expor na antiga Ermida de São Miguel de Odrinhas um apreciável conjunto de monumentos epigráficos romanos de origem local.
Público em geral.
Espetáculo de dança “Noites de Orfeu”
11 de junho, sábado | 21h30
O museu será anfitrião de um surpreendente Serão Renascentista. A Coleção Romana do Museu servirá de cenário a esta noite especial.
Público em geral.
Oficina “Opera Musiva – Desenhar pedrinha a pedrinha: a arte dos mosaicos”
17 de junho, sexta-feira | 10h00 e 14h00
A visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas e ao seu pavimento revestido a mosaico constitui o ponto de partida para esta oficina. Os participantes serão introduzidos na técnica de construção do mosaico romano, utilizando materiais sintéticos.
Público escolar: 6 aos 12 anos.
Visita descoberta “O que as peças contam!”
17 de junho, sexta-feira | 10h00 e 14h00
O ponto de partida desta atividade é a exposição temporária “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente”. Vamos descobrir e compreender o percurso que as peças fazem desde a sua descoberta arqueológica até às vitrinas do Museu.
Público escolar: 6 aos 12 anos.
Roteiro Patrimonial Sintra Sacra
18 de junho, sábado | 10h00 e 18h00
Com início na Peninha, mito das éguas fecundadas pelo vento Zephyrus, prossegue para o Fojo, junto à Praia da Adraga (mito do Tritão), continua para o Santuário Romano do Sol, Lua e Oceano, na Praia das Maçãs e termina no Museu (visita aos altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano).
Público em geral.
Oficina “Opera Musiva – Desenhar pedrinha a pedrinha: a arte dos mosaicos”
25 de junho, sábado | 10h30
A visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas e ao seu pavimento revestido a mosaico constitui o ponto de partida para esta oficina. Os participantes serão introduzidos na técnica de construção do mosaico romano, utilizando materiais sintéticos.
Famílias. Acesso: 4,00€.
Conferência “O projeto de recuperação e valorização do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia”
25 de junho, sábado | 18h00
Conferência seguida de visita, intitulada «O projeto de recuperação e valorização do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia».
Público em geral.
Visita “Noites do museu SOLI ET OCEANO”
25 de junho, sábado | 21h00, 22h00 e 23h00
Esta é uma visita animada, com um cortejo evocativo de tempos passados. Estamos em plena época romana. O sacerdote do Santuário saúda os convidados e dá as boas-vindas nomeando os deuses aí consagrados.
Público em geral.
Foto: CMS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca