Connect with us

Atualidade

Sintra adere à Hora do Planeta 2022

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra irá aderir, uma vez mais, à iniciativa mundial “Hora do Planeta 2022”, este ano sob o tema “Restauro da Natureza”, com hora marcada para o dia 26 de março, das 20h30 às 21h30.

Durante 60 minutos, Sintra terá as luzes do edifício dos Paços do Concelho, do Palácio Nacional de Sintra, do Palácio Nacional de Queluz, da Quinta da Regaleira, do Castelo dos Mouros, do Palácio de Monserrate e do Palácio Nacional da Pena desligadas.

Sob o mote da iniciativa “Restauro da Natureza” e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o Município de Sintra compromete-se a dar continuidade ao Projeto Mãos na Serra, dirigidas às escolas do concelho.

“O desenvolvimento deste projeto visa dar continuidade à promoção de uma cidadania inclusiva, através de modelos de conduta sustentáveis, com a realização de ações direcionadas às escolas, tais como, a aprendizagem de plantação de árvores, a erradicação de espécies invasoras, a limpeza em áreas florestais e a recuperação de habitats”, refere o município.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da World Wildlife Fund que tem como objetivo a sensibilização para o problema das alterações climáticas e para a urgência de mudar atitudes na rotina das pessoas. Teve o seu início em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Esta ação tem vindo a crescer, sendo considerada, atualmente, como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas. No ano transato, foi assinalado em cerca de 192 países, em que apagou mais de 12 mil monumentos.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas