Atualidade
Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea?
Zet Gallery lança 4.ª edição do programa “ágora de cá” com tema fraturante com a sessão a discutir problemática da era das massas. Em fevereiro, regressam as Zet Music Sessions com o coro Bjazz Choir

Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea? Que respostas terá a sociedade do consumo perante a crise económica que se avizinha? Estas são algumas das questões que vão a debate na 4.ª edição da rubrica “ágora de cá”, programa de pensamento da zet gallery, e que traz a discussão um dos mais visíveis sintomas da era das massas: as sociedades direcionadas para o consumismo.
Com o tema “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”, a sessão realiza-se na zet gallery, no próximo dia 28, sábado, às 21h30, e convida a juntar o pensamento à arte para uma reflexão sobre o consumismo, tendo como exemplo o mais recente trabalho de João Penalva, patente na galeria em Braga, que alerta, de forma irónica e subtil, para a sociedade do consumo.
Esta sessão terá como oradores a professora de Filosofia na Universidade do Minho, Alexandra Abranches, e o professor de Economia na mesma Universidade, Luís Aguiar-Conraria, e será moderado por Helena Mendes Pereira, diretora e curadora da galeria de arte do dstgroup.
“Há uma vontade de trazer para o panorama diário novas perspetivas e ideias sobre temas que passam despercebidos, mas que têm um grande impacto na forma como nos organizamos na sociedade e como vemos quem nos rodeia. Acreditamos que as estruturas de criação e programação cultura têm um papel fundamental enquanto agentes da mudança, e, por isso, promovemos estas sessões de debate”, refere Helena Mendes Pereira, diretora-geral da zet gallery.
O objetivo desta iniciativa é organizar, regularmente, conversas, debates, ou conferências, com pensadores de diferentes disciplinas, para discutir temáticas transversais a partir da criação artística e das exposições patentes na galeria.
Recorde-se que esta galeria começou a associar as práticas artísticas a reflexões sobre o contemporâneo em outubro de 2020, dando agora continuidade numa perspetiva de, no futuro, ser a ágora por excelência da cidade de Braga.
Zet Music Sessions
As zet music sessions regressam também ao calendário da galeria de arte em Braga e terão lugar no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 21h30, com um concerto com o coro BJazz Choir, grupo que nasceu em finais de 2012, no ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura.
Este programa pretende promover concertos intimistas no contexto das exposições patentes na galeria.
A zet gallery ocupa um território na arte e na cultura por excelência, com uma aposta de produção artística intensa, um espaço e num tempo que se pretende transdisciplinar e muito para lá dos limites de Braga, que aproximam e democratizam a cultura e a arte, e a colocam ao serviço não só das pessoas, mas também ao serviço da economia e das empresas.
Sobre a rubrica ÁGORA DE CÁ #4
TEMA: “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”
DATA: 28 de janeiro, sábado, 21h30
LOCAL: zet gallery – Rua do Raio, 175 – Braga
Moderação:
Helena Mendes Pereira (diretora geral e curadora da zet gallery)
Convidados:
Alexandra Abranches (professora de Filosofia na Universidade do Minho)
Luís Aguiar-Conraria (professor de Economia na Universidade do Minho)
Transmissão online nas redes sociais da zet gallery e do dstgroup.
Imagem: ZG.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação