Connect with us

Atualidade

Semana Europeia da Mobilidade arranca com conferência onde foi destacado trabalho feito em Viana do Castelo

Publicado

on

A Semana Europeia da Mobilidade, que iniciou ontem em Viana do Castelo e que integra um conjunto variado de iniciativas até ao próximo dia 22, começou com uma conferência sobre “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes, juntando especialistas de diversas áreas. A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que sublinhou a importância de “evitar, transferir e melhorar” a mobilidade urbana.

Na sessão de abertura, o governante frisou que a iniciativa – que também integrou uma visita a uma mostra de bicicletas antigas – é “um bom exemplo” dos programas que decorrem em todo o país. Jorge Delgado aproveitou para dar nota de um conjunto de medidas que o governo tem vindo a implementar, nomeadamente, nos investimentos nas redes de transportes mais pesados, na capacitação de técnicos e nas estratégias nacionais, quer da rede viária quer da mobilidade elétrica.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, evidenciou o momento como “simbólico” pois “servem de reflexão para um processo de mobilidade urbana mais sustentável” e que as discussões permitem a reinterpretação para que se melhore a mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade integra a gratuitidade nos autocarros elétricos neste fim-de-semana, exposição de bicicletas antigas no Interface de Transportes, novidades diárias sobre mobilidade, entre muito mais. Hoje, 17 de setembro, a partir das 9h00, realizou-se a Caminhada pelo PR9 – Trilho dos Canos de Água. Às 10h15, “Melhores Conexões – Combina e Move-te!” – Tour de bicicleta, de barco e comboio até Afife num percurso integrado.

Este sábado e domingo, das 10h00 às 18h00, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e ainda a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes.

No domingo há, ainda, às 12h00, uma Trotinetada – Concentração / passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. Nessa tarde, às 17h00, Lethes em Bruto – Performance de dança, usufruindo dos principais espaços e recursos da mobilidade, no mesmo local.

O programa inclui, ainda, a transmissão, no Facebook da Câmara Municipal, do Webinar #1 – “O (re)desenho do espaço público: impactos no desenvolvimento do centro urbano e periurbano” com Paula Teles e Daniel Miranda, às 21h30 de 19 de setembro.

A 20 de setembro, à mesma hora, transmissão do Webinar #2 – “Mobilidade: Interferências na Reabilitação Urbana” com Pedro Homem de Gouveia e Daniel Miranda. A 21 de setembro, às 18h00, entre o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade desenrola-se Bici Mario Fone – 1 trompetista, 2 atores marionetistas, 2 bicicletas e muitos objetos e instrumentos que se juntam para transformar um simples momento num dia especial. Nessa noite, repetição do Webinar #3 – “Dinâmicas urbanas e a influência para o espaço público e coletivo” com Avelino Oliveira e Daniel Miranda, às 21h30, no Facebook do município.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e mostra de Veículos 100% Elétricos.

Nessa tarde, às 16h30, o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade recebem novamente Bici Mario Fone e, às 17h15, Lethes em Bruto. A encerrar o programa, às 18h00, comemoração do 17º Aniversário dos Autocarros Elétricos e ainda entrega de material informático à PSP para a colaboração na segurança rodoviária.

Foto: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas