Connect with us

Atualidade

São João do Porto: operação especial da STCP garante uma mobilidade fácil e sustentável

Publicado

on

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto volta a fazer parte das festas da cidade do Porto com uma operação especial para a noite de São João. Em 2023 a maior operadora de transportes públicos do Grande Porto oferece aos seus passageiros um serviço ágil e de confiança para as deslocações de ida e vinda da cidade, com a garantia de viagens toda a noite e madrugada e em segurança, através do reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na ‘cidade invicta’.

A STCP convida, assim, a população a optar pela deslocação em transportes públicos, dado que a operação especial de S. João assegura o aumento da frequência e dos lugares nos autocarros das linhas que chegam ao epicentro das festas, com ajuste de alguns términos e paragens devido aos condicionalismos de trânsito — com a salvaguarda de que as viaturas STCP terão acesso a vias exclusivas e corredores especiais para responderem, da melhor forma, às necessidades dos seus clientes e poderem chegar a zonas da cidade onde, nessa noite, os automóveis não vão poder circular.

A operação da STCP estará em curso entre o início da noite de sexta-feira (23 de junho) e a manhã de sábado (feriado de 24 de junho), e consiste num reforço nos principais eixos de chegada à Baixa do Porto, aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade, permitindo uma mobilidade eficaz entre os seis concelhos onde a STCP tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e VN Gaia). No Grande Porto, a rede STCP é a que oferece maior cobertura territorial durante toda a madrugada, possibilitando ligações de maior proximidade, diretas ao destino ou complementares a outros modos de transportes.

Autocarros – términos especiais e reforços

Términos na Rua da Restauração (junto ao Hosp. Sto. António) para as linhas 200/ 501/ 507/ 601/ 602/ 1M/ 12M/ 13M

  • Linhas 200 (Bolhão-Cast. Queijo) + 1M (Aliados-Matosinhos Praia) – eixo do Campo Alegre – frequência de 30 minutos toda a noite e madrugada, com autocarros articulados.
  • Linha 602 (Cordoaria-Aeroporto Via Padrão Moreira) – eixo Carvalhido/Monte dos Burgos/Moreira da Maia – oferta de 30 em 30 minutos toda a noite até cerca da 1h00, até às Guardeiras.
    • Regresso de madrugada pela linha 3M, com partida da Trindade.
  • Linhas 501, 507, 601 e 13M – eixo da Av. AEP, no horário habitual.
  • Linha 12M (Aliados-Sto. Ovídio) – eixo do Campo Alegre até Junta Massarelos, no horário habitual.

Términos na TRINDADE para as linhas 600/ 4M/ 3M

  • Linha 600 + 4M (Aliados-Maia Barca) – eixo de Antero de Quental/ Amial/ Ponte da Pedra – no serviço noturno e até às 3h00 da manhã, frequência de 12,5 minutos, entre a Ponte da Pedra e o centro do Porto. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 4M (Aliados-Maia Câmara) – a partir das 0h30 e até as 2h30, de 15 minutos entre Ponte da Pedra e Aliados. Entre as 3h00 e as 6h00, o reforço da 4M passa a 30/30 minutos entre Aliados e Maia. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 3M (Aliados-Aeroporto) – eixo de Carvalhido/ Monte dos Burgos/ Maia – no serviço de madrugada, a partir da 1h00, tem frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de 60 minutos até ao Aeroporto até cerca das 3h00. Entre as 3h00 e as 6h00, frequência de 30 minutos até ao Aeroporto. Afetação de autocarros articulados.

Términos no BOLHÃO (Rua do Bolhão) para as linhas 502/ 701/ 702/ 5M

  • Linhas 701 (Bolhão-Codiceira) + 702 (Bolhão-Travagem) – eixo de Sta. Catarina/ Costa Cabral/ Afonso Henriques/ Alto da Maia – frequência reforçada para 15/15 minutos no eixo comum durante o serviço noturno, até à estação de Ermesinde. Serviço com autocarros articulados.
  • Linha 5M (Aliados-Ermesinde) – frequência de 15 minutos durante a madrugada (após a 1h00).

Términos no BOLHÃO (Rua Sá da Bandeira) para as linhas 401/ 700/ V94/ 800/ 801/ 305/ 7M/ 8M

  • Linhas 305, 401 e 700 efetuam o horário noturno habitual.
  • Linha 800 (Bolhão-Gondomar) + 801 (Cordoaria-São Pedro da Cova) – eixos Baixa/ S. Roque/ Sta. Eulália – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1h00. A partir dessa hora permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos até ao centro de Gondomar. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 8M (Aliados-São Pedro da Cova) – eixo de Fernão Magalhães/ Areosa/ S. Roque/ Sta. Eulália) – oferta de 30 em 30 minutos na madrugada (combinada com a 800). Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 7M (Aliados-Valongo) eixos Bonfim/ S. Roque/ Alto da Serra/ Valongo – oferta de 40 em 40 minutos toda a madrugada. Afetação de autocarros articulados.

Alterações nas linhas provenientes de Vila Nova de Gaia 901/ 905/ 906/ 907/ 10M (a partir das 22:00)

  • Linhas 901 (Trindade-Valadares) e 906 (Trindade-Madalena)As linhas provenientes de Vila Nova de Gaia em operação terminarão na Avenida da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22:00, pela R. General Torres, R. Daniel Serrão, Av. República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 905 (Bolhão-Monte da Virgem) – Frequência de 40 minutos até à Avenida da República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 907 (Boavista-Vila D’Este) – eixo (Vila d’Este/ Sto. Ovídio/ Gaia Shopping) – reforço da frequência para um intervalo de 15 minutos entre autocarros até à meia-noite, entre Vila d’Este e Sto. Ovídio, mantendo o serviço normal de 45 minutos ao Gaia Shopping.
  • Linha 10M (Aliados-Vila D’Este) – eixo Av. República/ Sto. Ovídio/ Vila D’Este – Frequência de 20 minutos até cerca das 2h00 e de 40 minutos após essa hora.

Linhas que serão suprimidas

Devido aos impedimentos de trânsito, algumas linhas não irão operar no período noturno e madrugada, devendo a população optar pelas alternativas mais próximas.

  • Linhas 500 e 900 – terminam o serviço às 19h30.
  • Linha 904 – termina o serviço às 20h30.
  • Linha 11M – Não circula na noite de São João.

Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Carmo Pr. Liberdade, Aliados, S. Bento, D. João I, Ribeira e, em VN Gaia, na parte final da Av. da República e acessos à Ponte do Infante, estão, em face das alternativas acima explicadas, desativadas.

As demais linhas de autocarro operam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada.

Elétricos

Em relação aos Elétricos, o serviço da linha 1 (Infante-Passeio Alegre) irá terminar mais cedo na sexta-feira, véspera de S. João, às 18h10. A linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) funciona sem alterações.

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.

  • Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:
  • Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios
  • site explore.porto.pt
  • QR Code na paragem
  • Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.

Títulos de Transporte / Tarifário

Recomenda-se a compra antecipada do título de transporte para todas as viagens necessárias, na ida e regresso. O título Bilhete de Bordo pode ser adquirido à entrada dos autocarros (2,50€), em dinheiro ou através de MB WAY, válido para uma viagem na STCP. Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento também pode ser feito com VISA.

Títulos válidos

– Títulos ocasionais Andante;

– Tarifa de bordo Agente Único (2,50€);

– Assinatura Andante que inclua as zonas a utilizar.

Imagens: STCP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas