Connect with us

Atualidade

Ruralentejo marca presença em protesto agendado para Braga

Ação decorrerá a 24 de março e é promovida pela Confederação Nacional de Agricultura

Publicado

on

A Ruralentejo – Conselho para o Desenvolvimento Rural do Alentejo, filiada na CNA – Confederação Nacional de Agricultura, em consequência da “difícil situação dos agricultores familiares”, irá participar na Ação de Protesto promovida pela CNA, em Braga, no próximo dia 24 de março.

“Sem respeito por nós, como se pode ser agricultor familiar neste País? Sim, porque somos, hoje, provavelmente, a classe mais abandonada à nossa sorte em Portugal. Como é que se pode ajudar a contrariar a desertificação do interior, se o Governo não apoia aqueles que ainda persistem em viver, cultivando e produzindo, quando o que produzem não é valorizado, de forma a incentivá-los a continuar a produzir?”, refere a entidade em nota.

“Com um Estatuto da Agricultura Familiar aprovado, mas distribuído por várias gavetas, de vários Ministérios, e não regulamentado, ao serviço de oportunidades que não sabemos bem quais, nem a quem servem, quatro anos depois ainda aguardamos notícias. Com uma seca severa às costas e sem qualquer indício de melhoria, já com as culturas de outono/inverno irremediavelmente perdidas a par das pastagens e forragens para alimentar os nossos animais, e as de primavera/verão seriamente comprometidas, quantos sobreviverão? Com os combustíveis ao preço especulativo e proibitivo a que se encontram, em nome de uma guerra para a qual não contribuímos, para quando um preço estável para todos os fatores de produção? Com os preços à produção estagnados e, em muitos casos, mais baixos do que estavam há trinta anos, apesar dos preços aos consumidores nunca deixarem de subir, mais uma vez, em nome da especulação, e sem regras estabelecidas em nome do sacrossanto mercado, e sem que se reflitam nos preços à produção, em nome de que interesses é que nos pedem que continuemos?”, continua a questionar.

“Com os animais selvagens sem controle de qualquer espécie e sem que alguém assuma devidamente o pagamento dos prejuízos por eles causados, só falta pedirem-nos para mudarmos a cama para junto das nossas culturas. Com um Governo a ‘fazer de morto’ e em silêncio sobre todas estas questões, e uma União Europeia mais interessada em manter desligadas as ajudas da produção, indexando-as à superfície, e, desde logo, ao serviço dos mesmos de sempre, resta-nos, sem desânimos, o caminho da rua, protestando e reclamando outras e melhores políticas, ao serviço da alimentação do povo Português, que pode, muito bem, vir a estar ameaçada quando menos o esperarmos” conclui, alertando.

“Por tudo isto e por mais algumas coisas que ficaram por dizer”, delegações de agricultores Alentejanos participarão na iniciativa promovida pela CNA no dia 24 de março, em Braga.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas