Connect with us

Atualidade

Projunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição conhecido para a 1ª etapa do Junior Tour

Publicado

on

O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 15 e 16 de abril, no Porto e em Matosinhos, naquela que é a primeira etapa do Junior Tour 2023, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20.

Os melhores juniores nacionais vão rumar ao Norte de Portugal para darem o tiro de partida desta competição composta por três etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (13 e 14 de maio) e Santa Cruz (29 e 30 de julho).

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na Praia Internacional do Porto (a confirmar junto da organização no dia anterior).

Destaques Round 1 – Masculino

Heat 6: Francisco Mittermayer vs. Matias Lopes vs. Igor Silva vs. Santiago Graça

Heat 7: Martim Nunes vs. Gui Carvalho vs. Kekoa Hummel vs. Zé Champalimaud

Heat 9: Tiago Stock vs. Leonardo Silva vs. Joaquim Chaves vs. António Bandeira

Destaques Round 1 – Feminino

Heat 2: Maria Salgado vs. Sofia Matos vs. Miriam Julião vs. Carolina Marques

Heat 3: Érica Máximo vs. Matilde Pinto vs. Maria Dias vs. Ana Lima

O Junior Tour engloba a elite da nova geração do surf português, numa plataforma competitiva que reúne os mais novos em fase imediatamente anterior à carreira sénior e, assim, antes de se afirmarem nos palcos principais, tanto nacional como internacionalmente.

Junior Tour – Galeria de Campeões

2022 – Martim Nunes & Érica Máximo

2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes

2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot

2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento

2012 – Francisco Alves & Carina Duarte

2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte

2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

Sendo uma competição que segue os padrões de idades da World Surf League, depois de alguns anos de interregno onde internacionalmente a competição esteve dedicada aos surfistas de até 18 anos, o Junior Tour regressou às praias portugueses em 2022 com Martim Nunes e Érica Máximo a sagrarem-se campeões nacionais, sucedendo, assim, a alguns nomes que, atualmente, lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes.

Martim Nunes – Campeão Nacional Projunior 2022 refere que “foi muito bom alcançar este título na minha carreira porque nunca o tinha conquistado. Vi o meu esforço recompensado. Consegui mostrar o meu surf nas duas etapas do circuito e foi importante para as provas seguintes da Liga MEO Surf e nos Projuniores europeus. Para esta etapa do Porto vou focado no meu surf e quero competir bem, mas não estou a pensar no resultado ou no título. Quero controlar aquilo que consigo e mostrar bom surf.”

Já Erica Máximo – Campeã Nacional Projunior 2022 também revela que “foi muito importante conquistar o título de campeã nacional Projunior. Nunca tinha sido campeã nacional e isso foi um enorme boost de confiança para os campeonatos que se seguiram. Provou que somos capazes de vencer atletas que por vezes são melhores ou mais reconhecidos. Senti que, desde então, houve um maior reconhecimento das pessoas em relação ao meu surf e isso deixa-me feliz. Agora vou para o Porto para surfar boas ondas e defender o meu título”.

O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma coorganização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2023.

Marcelo Martins, da Organização Wave Series e Projunior Porto & Matosinhos, sublinha que “é sempre muito bom receber esta prova do Junior Tour, que traz às ondas do Norte os melhores atletas sub-20 vindos de todo o país. Para além de ser uma prova importante de qualificação nesta categoria, é um incentivo para os atletas mais jovens para se continuarem a superar e prosseguirem o seu trabalho de treino e preparação neste desporto, para melhorar continuamente o seu nível. É, também, um importante fator de motivação para os treinadores e para as equipas, que podem mostrar o seu trabalho e a evolução dos seus atletas.”

Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em www.ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

Integrada no cartaz do Porto & Matosinhos Wave Series 2023, a primeira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura Surf Center e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Gold Energy, da 58 Surf, da Ramirez, da Solinca, da Vitalis, do MEO, da Presto Pizza, do Edifício Transparente e do Hospital de Santa Maria – Porto.

Imagem: Matrena /AN Surfistas.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas