Atualidade
Programa Coreógrafos Emergentes de 2024 é apresentado a 21 de junho em Almada
 
																								
												
												
											Acreditando na importância da experimentação e da liberdade artística, em 2024 a direção da Companhia de Dança de Almada convidou os jovens coreógrafos portugueses Carolina Cantinho e Hugo Marmelada para, de acordo com a suas próprias pesquisas individuais, criarem peças originais, em residência artística com os bailarinos da companhia.
Carolina Cantinho é cofundadora do CAMADA – Centro Coreográfico, em Faro, onde assume a direção artística desde 2020. Recebeu prémios internacionais de coreografia, incluindo Most Innovative Choreography na Dance World Cup (Bucareste, 2015), 1º lugar no Netherlands Choreography Competition (Harlem, 2017) e Best Choreography and Innovation Award na VIBE Dance Competition (Viena, 2019). Em “quanto tempo o tempo tem?”, a autora propõe-se refletir sobre a efemeridade do tempo e a constante pressão que este exerce sobre nós.
Hugo Marmelada tem apresentado os seus trabalhos em diversos espaços e festivais, com destaque para Riksteatern, na Suécia; Dansens Hus de Oslo; e 16th International Solo-Dance-Theatre Festival Stuttgart, Alemanha, no qual recebeu os prémios de 2ª Melhor Performance e Prémio do Público. Inspirado no livro “O Apelo Selvagem”, de Jack London, em “Contido” o autor tem como fonte de desenvolvimento a formatação que a organização da sociedade acaba por ter no indivíduo, e a exploração do que fica de fora, todas as sensações e ações consideradas fora da norma.
Para completar este programa dedicado a coreógrafos emergentes e aproveitando a recente estadia em Portugal do coreógrafo italiano Brian Scalini, foi também nele integrada a criação “Wuthering Days”, reposta com três bailarinos da companhia. Nesta peça o coreógrafo fala sobre transferências de estados emocionais no quotidiano, e de como acontecem entre as pessoas mais próximas.
Brian Scalini tem criado para instituições como o Theater Pforzheim, a Palucca University of Dance Dresden e a Tanzcompagnie Landesbühnen Sachsen, apresentando também as suas próprias criações em festivais e locais como Hellerau – European Centre for the Arts Dresden, Hong Kong International Dance Festival, Machol Shalem Dance House Israel, Istanbul Fringe Festival, entre outros. Ganhou, recentemente, o primeiro prémio no 22º Certamen Internacional de Coreografia Burgos y Nueva York.
O Programa Coreógrafos Emergentes é uma iniciativa continuada da Companhia de Dança de Almada, que pretende dar espaço à criação artística e promoção de autores de dança contemporânea menos conhecidos do público, mas cujo trabalho merece a atenção da sua direção artística, pela qualidade técnica e conceptual, originalidade e profundidade.
Programa Coreógrafos Emergentes | 2024
Criações de Carolina Cantinho, Hugo Marmelada e Brian Scalini
Companhia de Dança de Almada
DIA, HORA: 21 de junho, às 21:00
LOCAL: Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
INFORMAÇÕES: geral@cdanca-almada.pt ou 212 583 175
RESERVAS: 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt
PREÇO: 8€ | 4€ jovens e seniores.
Imagem: DR.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
 
														O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
 
														A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025
 
														O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
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