Connect with us

Atualidade

Programa Coreógrafos Emergentes de 2024 é apresentado a 21 de junho em Almada

Publicado

on

Acreditando na importância da experimentação e da liberdade artística, em 2024 a direção da Companhia de Dança de Almada convidou os jovens coreógrafos portugueses Carolina Cantinho e Hugo Marmelada para, de acordo com a suas próprias pesquisas individuais, criarem peças originais, em residência artística com os bailarinos da companhia.

Carolina Cantinho é cofundadora do CAMADA – Centro Coreográfico, em Faro, onde assume a direção artística desde 2020. Recebeu prémios internacionais de coreografia, incluindo Most Innovative Choreography na Dance World Cup (Bucareste, 2015), 1º lugar no Netherlands Choreography Competition (Harlem, 2017) e Best Choreography and Innovation Award na VIBE Dance Competition (Viena, 2019). Em “quanto tempo o tempo tem?”, a autora propõe-se refletir sobre a efemeridade do tempo e a constante pressão que este exerce sobre nós.

Hugo Marmelada tem apresentado os seus trabalhos em diversos espaços e festivais, com destaque para Riksteatern, na Suécia; Dansens Hus de Oslo; e 16th International Solo-Dance-Theatre Festival Stuttgart, Alemanha, no qual recebeu os prémios de 2ª Melhor Performance e Prémio do Público. Inspirado no livro “O Apelo Selvagem”, de Jack London, em “Contido” o autor tem como fonte de desenvolvimento a formatação que a organização da sociedade acaba por ter no indivíduo, e a exploração do que fica de fora, todas as sensações e ações consideradas fora da norma.

Para completar este programa dedicado a coreógrafos emergentes e aproveitando a recente estadia em Portugal do coreógrafo italiano Brian Scalini, foi também nele integrada a criação “Wuthering Days”, reposta com três bailarinos da companhia. Nesta peça o coreógrafo fala sobre transferências de estados emocionais no quotidiano, e de como acontecem entre as pessoas mais próximas.

Brian Scalini tem criado para instituições como o Theater Pforzheim, a Palucca University of Dance Dresden e a Tanzcompagnie Landesbühnen Sachsen, apresentando também as suas próprias criações em festivais e locais como Hellerau – European Centre for the Arts Dresden, Hong Kong International Dance Festival, Machol Shalem Dance House Israel, Istanbul Fringe Festival, entre outros. Ganhou, recentemente, o primeiro prémio no 22º Certamen Internacional de Coreografia Burgos y Nueva York.

O Programa Coreógrafos Emergentes é uma iniciativa continuada da Companhia de Dança de Almada, que pretende dar espaço à criação artística e promoção de autores de dança contemporânea menos conhecidos do público, mas cujo trabalho merece a atenção da sua direção artística, pela qualidade técnica e conceptual, originalidade e profundidade.

Programa Coreógrafos Emergentes | 2024

Criações de Carolina Cantinho, Hugo Marmelada e Brian Scalini

Companhia de Dança de Almada

DIA, HORA: 21 de junho, às 21:00

LOCAL: Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada

INFORMAÇÕES: geral@cdanca-almada.pt ou 212 583 175

RESERVAS: 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt

PREÇO: 8€ | 4€ jovens e seniores.

Imagem: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas