Connect with us

Atualidade

Programa ‘Bora Jovens coloca 100 jovens com menos oportunidades no mercado de trabalho

Publicado

on

Em dois anos, este programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal e que está a ser implementado pela ONG Ajuda em Ação conseguiu integrar, com sucesso, no mercado nacional um total de 100 jovens entre os 18 e os 25 anos em risco de exclusão social

Com um total de 100 jovens entre os 18 e os 25 anos em situação de risco de exclusão social já a trabalhar no mercado nacional, e outros 31 a aguardar por colocação, o sucesso do programa ‘Bora Jovens da Coca-Cola em Portugal e desenvolvido pela ONG Ajuda em Ação, ao longo destes últimos dois anos, é indiscutível.

Este programa de empregabilidade jovem, que conta com o apoio de 38 empresas integradoras, tem conseguido excelentes resultados ao dotar todos os seus participantes com ferramentas que lhes garantam mais oportunidades de emprego. Tem sido particularmente importante para capacitar jovens que à partida já estão em desvantagem devido ao seu contexto de vulnerabilidade social e à falta de oportunidades que esta realidade acaba por gerar.

É o caso do jovem Pedro que, hoje, se sente mais preparado e confiante para enfrentar o mercado de trabalho. “Durante o programa ensinam os protocolos e regras de trabalho. No caso de pessoas que têm entrevistas pela primeira vez, isso dá bastante jeito. E mostrou-me perspetivas diferentes”.

O ‘Bora Jovens conta, atualmente, com inscrições de jovens de 9 cidades de Norte a Sul do país – Lisboa, Loures, Almada, Setúbal, Porto, Gaia, Viseu, Guarda e Faro – e rapidamente ultrapassou as expetativas da Coca-Cola em Portugal e da Ajuda em Ação: desde fevereiro de 2021 já apoiaram com 979 sessões de capacitação 275 jovens, entre os quais 133 rapazes e 142 raparigas, e registam uma taxa de frequência superior a 80%.

Manuel Bastos, Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, explica que “o programa ‘Bora Jovens surge na sequência do objetivo global da Coca-Cola de capacitar 500.000 pessoas que enfrentam obstáculos no mercado de trabalho até 2030. Queremos ser agentes de mudança positiva e fazer chegar as mesmas oportunidades a todos. Em Portugal são já 100 jovens e respetivas famílias que puderam beneficiar e vamos continuar a fazer crescer este impacto como parte da nossa responsabilidade social para os próximos anos”.

Para Mário Baudouin, Diretor da Ajuda em Ação em Portugal, “os resultados traduzem em primeiro lugar, a coragem e a vontade dos jovens em aceitar o apoio e o desafio para reorganizar o seu projeto de vida com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade”.

Combater a dificuldade de entrada no mundo laboral é o grande objetivo do programa ‘Bora Jovens

A maioria dos participantes inscritos no ‘Bora Jovens são os chamados jovens NEET, isto é, jovens que não se encontram a trabalhar – embora possam estar à procura de uma ocupação profissional – ou a estudar. Além disso, são jovens que “apresentam baixas competências e baixos níveis de escolaridade, clarifica o Diretor da Ajuda em Ação em Portugal Mário Baudouin. Acrescentando que é “através da capacitação, treino de competências e de um acompanhamento genuíno e interessado em promover a mudança, que este programa pretende dar uma resposta à atual dificuldade de entrada dos jovens no mercado de trabalho”.

A somar a este grande desafio que se impõe aos jovens de hoje, Mário relembra que “após uma pandemia voltamos a enfrentar uma muito difícil situação económica e ninguém pode ficar indiferente a isso, nem a uma taxa de desemprego jovem de 19,6% no primeiro trimestre do ano”.

Isadora, que “gosta muito da área de gastronomia”, e está, atualmente, a trabalhar na secção alimentar de uma das empresas integradoras, afirma que o ‘Bora Jovens fez toda a diferença para conseguir o seu atual trabalho. “Ajudou na minha capacitação e a saber mais sobre mim mesma, o que me ajudou nas entrevistas porque já ia mais preparada”.

Se a integração no mercado de trabalho é o grande objetivo deste programa de empregabilidade, por outro lado tem sido muito positivo ver que os participantes redescobriram no ‘Bora Jovens a vontade de voltar a estudar para lutarem por um futuro melhor. Cerca de 27 jovens estão atualmente de volta a instituições de ensino.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal homenageia atletas, coletividades e agentes desportivos

Gala do Desporto de Barcelos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos distinguiu e homenageou mais de 60 atletas, associações e personalidades na 3ª edição da Gala do Desporto que se realizou, ontem à noite, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Falando para uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos dos homenageados, o Presidente do Município, Mário Constantino Lopes, deixou palavras de “gratidão e agradecimento a todos os atletas, independentemente de terem sido galardoados ou distinguidos”, porque todos demonstram no seu dia a dia desportivo “desenvolvimento dos valores incutidos pela prática desportiva e são exemplos que queremos prosseguir e amplificar”.

O autarca agradeceu a todos os dirigentes e colaboradores das coletividades, que, muitas vezes, com sacrifício pessoal e sem receberem nada em troca, ajudam a formar atletas, como os que este ano foram distinguidos. É uma noite de reconhecimento e distinção. Todos poderiam e deviam ser chamados ao palco, não só os atletas, mas os clubes, os treinadores, os dirigentes, os colegas de equipa, porque nenhum resultado acontece sem empenho pessoal, sem sacrifício, sem disciplina, sem dedicação, mas também sem uma estrutura que possa ajudar a catapultar para os resultados que estes atletas conseguiram, e que nos orgulham a todos. Mas também o reconhecimento destes atletas, que para onde vão, muitos para além-fronteiras, prestigiam o nome de Barcelos e levam bem longe a nossa capacidade de trabalho, de resistência, de resiliência e de talento”.

Além da atribuição dos prémios, a Gala teve momentos de performance a cargo do grupo “Sementes Acrobatas”, e momentos musicais com a violinista, Gabriela Peixoto, e o saxofonista, Pedro Pereira.

Gala distinguiu 60 atletas, dirigentes e coletividades
No decorrer da Gala do Desporto, relativa à época 2022/2023 e ano 2023, foram atribuídos galardões a seis atletas do Desporto Adaptado, 41 galardões a atletas do Desporto Federado Nacional e oito galardões a atletas do Desporto Federado Internacional.

Além destas distinções, foram ainda entregues os seguintes prémios: Prémio do Público para o Evento do Ano, e os Prémios do Júri para Atleta Revelação do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Árbitro do Ano e Dirigente do Ano.

A título póstumo, o galardão Reconhecimento/Homenagem foi atribuído a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Lista completa dos premiados:
Desporto Adaptado
Hélder Moreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Manuel António Vieira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Márcio Dias (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Maria Isabel Ferreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
José Abílio Gonçalves (Boccia)
Luís Caravana (Boccia)

Federado Nacional
Daniel Roque da Silva (Alex Ryu Jitsu)
Basquete Clube de Barcelos (Basquetebol Feminino)
José Dias (BTT)

Afonso Figueiredo (Canoagem)
Francisco Silva Cardoso (Ciclismo)
Gonçalo Figueiredo Rodrigues (Ciclismo)
José Miguel Barbosa Salgueiro (Ciclismo de Estrada)
Joaquim Rocha (Drag racing 4X2 gasolina atmosféricos)
Pedro Miguel Pereira (Futebol)
Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins)
Matteo Valente (Jet Ski)
Sérgio Ribeiro dos Louros (Jiu Jitsu Brasileiro)
Ari de Sousa Lopes (Ju Jitsu Luta)
Lucas Ricardo Lima Barbosa (Kung-Do)
Nelson Pereira Sobral (Kung-Do)
Gonçalo Araújo Rodrigues (Lutas Amadoras)
José Pedro Rodrigues Silva (Lutas Amadoras)
Maria Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Santos (Lutas Amadoras)
Tiago Filipe Silva (Lutas Amadoras)
José Miguel Martins (Motonáutica)
Diana Gomes de Freitas (Natação)
Rafael Gomes Simões (Natação Pura)
Joaquim Sousa (Orientação)
Mariana Coelho São Bento (Orientação)
Os Galos (Paraquedismo)
António Nogueira (Paraquedismo)
Américo Gomes (Patinagem Artística)
Catarina Ribeiro Coelho (Patinagem Artística)
Catarina Santiago Carvalho Dias (Patinagem Artística)
Débora Catarina Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Diogo Magalhães Alves dos Santos Moreno (Patinagem Artística)
Gonçalo Joaquim Vale Remelhe (Patinagem Artística)
Lara Alexandra Sousa Silva (Patinagem Artística)
Matilde Oliveira Carvalho (Patinagem Artística)
Tomás Gabriel Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Gabriel Baptista (Pista)
Miguel Soares Carvalho (Ralis | Automobilismo)
António Manuel Cardoso Carvalho Reis (Ralis | Automobilismo)
Susana Esteves Costa (Ténis de Mesa)

Federado Internacional
Roberto Manuel dos Santos Fernandes (Alex Ryu Jitsu)
Maria da Graça Caleiro da Costa (Atletismo)
Joel Rodrigues Miranda (Canoagem)
Manuel Leite (Jet Ski)
Santiago Martins Gonçalves (Karaté)
Gonçalo Gomes Ferreira (KickBoxing)
Ana Rita Rego (Qigong)
João Barreto Faria (Tiro)

Prémio Evento do Ano
Meia Maratona do Cávado, organização conjunta do Município de Barcelos, Município de Esposende e Amigos da Montanha.

Prémio do Júri
Atleta Revelação do Ano: Diana Freitas (Natação)
Atleta do Ano: Hélder Gonçalves (Ciclismo)
Treinador do Ano: Daniel Sousa (Futebol)
Árbitro do Ano: Pedro Figueiredo (Hóquei em Patins)
Dirigente do Ano: Fernando Sineiro (Futebol)

Reconhecimento
Homenagem póstuma a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas