Connect with us

Atualidade

Procura por explicadores dispara 229% em 2022

No arranque do novo ano letivo, ensino secundário é o que motiva maior preocupação a pais e alunos

Publicado

on

A procura por explicadores disparou 229% na primeira quinzena de setembro, face a igual período em 2021, com muitos pais e encarregados de educação a apostarem no acompanhamento complementar logo no início do ano escolar, revela a APP Fixando, após uma análise ao mercado das explicações e a mais de 2700 profissionais, entre 1 e 15 de setembro.

Com cerca de 60 mil alunos a iniciar as aulas com pelo menos um professor em falta, a Fixando destaca que, apesar dos picos de procura normalmente ocorrerem em setembro, e em junho – época de exames para muitos estudantes – esta é uma subida muito acentuada na procura por explicadores, quando comparando com o ano escolar anterior.

“A pandemia e os problemas de aprendizagem que daí resultaram marcaram muitos alunos e os pais querem garantir que os filhos recuperam totalmente. Mesmo com o regresso à normalidade nas escolas, o ensino à distância deixou muitas marcas”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, APP que liga clientes a especialistas de todas as áreas.

Também explicadores e professores reconhecem o impacto negativo que a pandemia teve em muitos jovens:

“Os alunos que mais sofreram com a pandemia foram, sem dúvida, os mais novos. Há que compreender que é no 1º ciclo que se constroem as bases para todas as aprendizagens: o simples ato de ler, de fazer contas, de conhecer o que o rodeia. Assim, todos os alunos que estavam a frequentar o 1º ciclo em 2020 (e podemos estender este período até ao início de 2022) foram os mais afetados”, alerta Fábio Morgado, explicador de Línguas.

O mesmo profissional explica que é difícil motivar os alunos para as disciplinas porque precisam de mais e mais estímulos para programas curriculares pouco atrativos e dinâmicos e a pandemia, com ecrãs a separar professores e alunos, pode ter reforçado este mesmo sentimento.

Contudo, os novos modelos de aulas à distância parecem ter ajudado jovens e explicadores a rentabilizar o tempo fora da escola. “Para muitos pais e jovens, a possibilidade de recorrer a uma aula com um explicador a partir de casa, sem necessidade de se deslocarem, permite-lhes uma gestão do tempo muito mais eficaz e positiva para os estudantes”, refere Alice Nunes.

O regresso aos escritórios deixou também muitos pais sem o tempo que o teletrabalho lhes tinha disponibilizado para acompanhar os seus filhos, optando agora por outras soluções para que os jovens continuem a ter um acompanhamento adicional.

Preço médio por aula não sobe com inflação.

Apesar das subidas de preços generalizadas, o setor das aulas particulares tem mantido os valores que praticava no início deste ano, com o preço médio por aula a rondar os 17€, revelam os dados da Fixando.

Quanto aos ciclos de ensino que motivam maior procura por explicações, destaca-se o ensino secundário (58%), seguido do 2º e 3º ciclo do ensino básico (18%), do ensino universitário (12%) e do 1º ciclo (9%), com outros contextos de ensino a registarem uma procura residual por este setor.

O distrito de Lisboa, a par de ser aquele que apresenta mais falta de docentes, é também o que regista a maior percentagem de procura por explicadores (39%). Segue-se o distrito do Porto (16%) e de Setúbal (12%). O interior do país é aquele onde menos pais recorrem a aulas particulares.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas