Atualidade
PortugalPlay – “Viajar para ganhar”
Uma startup tecnológica que oferece prémios a quem viaja por Portugal

PortugalPlay combina tecnologia, criatividade e a paixão pela cultura Portuguesa, numa experiência imersiva que desafia as famílias e os turistas a embarcar numa fascinante jornada de aventura pelo território nacional.
É o conceito de gamificação aplicado ao turismo, às viagens e ao lazer. PortugalPlay quer transformar o território nacional num enorme cenário de um jogo de aventura interativo. São oferecidas recompensas em forma de descontos e vantagens a quem explorar Portugal, as recompensas estão disponíveis na rede de parceiros aderentes.
Há desafios geolocalizados em pontos estratégicos e roteiros temáticos para conquistar. Cada atividade leva o viajante a diferentes locais para realizar tarefas de “contacto” cultural, bem como atividades turísticas pedagógicas auxiliadas pela tecnologia. Em cada tarefa realizada com sucesso são atribuídos pontos, crachás ou ativos digitais colecionáveis. Quanto mais viajar, mais pode ganhar.
Problemas no setor do turismo como: Sazonalidade, estadias de baixa duração e falta de coesão territorial, estão na mira da PortugalPlay. É através da tecnologia e da criatividade que a StartUP PortugalPlay pretende valorizar, ainda, mais os ativos turísticos nacionais.
PortugalPlay em Realidade Aumentada
Inspirado no conceito de caça ao tesouro, PortugalPlay desenvolveu uma solução tecnológica que permite aos utilizadores colecionar ícones nacionais virtuais. Ícones como o Galo de Barcelos, o Castelo de Bragança, o Arco da Porta Nova ou Mosteiro de Ancede podem ser encontrados através de Realidade Aumentada nas PPZones – pontos de interesse estrategicamente geolocalizados.
Roteiros temáticos gamificados
Os Roteiros são experiências que incentivam os jogadores a caminhar enquanto interagem com o território e descobrem uma região nova. É necessário visitar múltiplas localizações que estão ligadas entre si por uma narrativa temática. Quando validados todos os locais através da posição GPS, é atribuído um crachá virtual que valida e certifica conclusão do desafio.
Roadtrips – Passaporte Digital
PortugalPlay está a mapear digitalmente as principais roadtrips em Portugal. Através do conceito passaporte digital e mapa interativo, a plataforma identifica os locais de interesse turístico. Alojamentos, restaurantes e experiências são também identificados no Mapa, facilitando a jornada do turista na descoberta das estradas turísticas de Portugal: Estrada Nacional 2, Estrada Nacional 103 e Estrada Nacional 222.
Portugalidade
A conexão emocional é feita através de elementos ligados à cultura popular portuguesa, facilmente identificáveis: símbolos nacionais, personagens portugueses, paisagens e património. A Plataforma irá, também, produzir conteúdos de divulgação turística, destacando os atrativos turísticos mais desconhecidos e com enorme potencial de serem visitados.
Os primeiros parceiros
Os primeiros parceiros a aderir à plataforma são o Município de Barcelos, o Município de Braga, o Município de Bragança e o Município de Baião. As entidades públicas com a responsabilidade de comunicar os territórios estão a ter uma recetividade muito boa à plataforma.
A tecnologia no Turismo
Gamificar o turismo, viagens e o lazer através de uma plataforma omnipresente que usa as tecnologias: realidade aumentada + 5G + georreferenciação, transformando o mundo real em que vivemos num cenário gigante de um jogo de aventura imersivo – uma caça ao tesouro interativa à descoberta dos ícones nacionais do património e da cultura portuguesa. Os pontos acumulados são convertidos em prémios e descontos em operadores turísticos parceiros.
Disponibilidade da app PortugalPlay
A versão 2.0 da App PortugalPlay já está disponível nas lojas de aplicações PlayStore para Android e Apple Store para iOS.
Android: https://play.GOOGLE.com/store/apps/details?id=com.portugal.play
Apple iOS: https://apps.apple.com/us/app/portugalplay/id1575705484
Conquistas da StartUP PortugalPlay
PortugalPlay foi selecionado para a 2ª edição Aveiro 5G Challenges, um programa em parceria com a Altice Labs que procura encontrar produtos sustentados pela tecnologia 5G. PortugalPlay foi também selecionado para o iTechTourism, uma iniciativa da StartUp de Braga que visa contribuir para o desenvolvimento de negócios tecnológicos associados ao setor do Turismo.
Marco Neiva
Marco Neiva é o mentor e Cofundador da plataforma PortugalPlay, com formação na área da Computação Gráfica e amante das tecnologias imersivas, decidiu colocar em prática o sonho de implementar uma plataforma que dê a conhecer aos Portugueses o fantástico país que é Portugal. A tecnologia e a criatividade são a melhor forma de chegar ao maior número de pessoas.
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca