Connect with us

Atualidade

Portucalense explora papel dos museus no desenvolvimento das comunidades

Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Museus, mas iniciativa “O Poder dos Museus…a Norte” decorre no próximo dia 20

Publicado

on

A Universidade Portucalense promove, no próximo dia 20 de maio, as talks “O Poder dos Museus… a Norte”, que visam explorar o potencial dos museus no desenvolvimento de mudanças positivas nas comunidades do norte de Portugal.

O tema deste ano, O Poder dos Museus, pretende promover a sustentabilidade dos museus, a inovação na digitalização e na acessibilidade e a construção comunitária através da educação, proporcionando oportunidades de aprendizagem acessíveis a todos, com o objetivo comum de contribuir para uma sociedade civil empenhada e informada.

Esta iniciativa visa assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e vai contar com vários oradores de prestígio, como a Diretora Regional da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Laura Castro, o Diretor do museu Nacional de Soares dos Reis, António Ponte, ou a Gestora e Conservadora do museu World of Wine, Andreia Esteves.

“Os museus são registos poderosos do nosso passado, conseguem ensinar e transmitir memórias fundamentais para a compreensão dos dias de hoje e para a construção de um futuro melhor, sendo, por isso, essencial garantir a sua preservação e divulgação junto da comunidade”, destaca Fátima Matos Silva, coordenadora do programa Cultura@Portucalense e docente do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense. 

Estas conversas realizam-se no âmbito do programa Cultura@Portucalense, cujos objetivos, deste ano, passam pela promoção da sustentabilidade e transição digital do património cultural português.

A participação é gratuita mediante, sendo a inscrição prévia em: http://events.upt.pt/talks-o-poder-dos-museus-a-norte-inscricao/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=MUSEUS%20%20CULTURA%20%20PORTUCALENSE%20EXPLORA%20PAPEL%20DOS%20MUSEUS%20NO%20DESENVOLVIMENTO%20DAS%20COMUNIDADES&utm_medium=email .

PROGRAMA

14h00 Abertura do secretariado

14h20 Abertura do Seminário

Fátima Matos Silva – Coordenadora do projeto Cultura@Portucalense

Isabel Vaz de Freitas – Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense

14h30 Início das conferências

Moderação: Fátima Matos Silva

14h30 The Bridge Collection – 9000 anos de libação: Descobrir um museu WOW

Andreia Esteves – Gestora e Conservadora do museu do WOW – World of Wine

15h00 Museus – a origem do poder

Laura Castro – Diretora Regional da Direção Regional de Cultura do Norte – DRCN

15h30 O Poder dos Museus: contributos para a transição digital

Patrícia Remelgado – Museóloga | Pporto.pt

16h00 – 16h20 Intervalo

16h30 Museu Nacional Soares dos Reis – um museu de pessoas, por pessoas, para pessoas; um museu que pensa global e age a partir do local

António Ponte – Diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis

17h00 Camillo – Rotas do Escritor: o poder renovador de Camilo Castelo Branco

Isabel Borges – Diretora da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Consultora da URWELCOME2VISIT

Célia Machado – Casa de Camilo

17h30 Os Santeiros de S. Mamede do Coronado: um Património a Musealizar

José Manuel Tedim – Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense e Provedor do Estudante

18h00 Debate e encerramento.

Imagem: UPT.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas