Connect with us

Atualidade

Porto: Hotel Torel Avantgarde inaugura ciclo de exposições com “ALIVE BY MauríciaS”

Exposição, com curadoria de Marlene Azevedo (The Mad Art Gallery) inaugura a 17 de fevereiro, pelas 16h00

Publicado

on

Dia 17 de fevereiro, o hotel Torel Avantgarde, no Porto, lança a primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar no hotel ao longo do ano. Procurando dar a conhecer o talento de jovens artistas portugueses, o único city resort de 5 estrelas do Porto abre as portas à comunidade local e estrangeira para reforçar o seu papel de “filantropia na cidade”. “A portugalidade é um dos valores base do Torel Avantgarde e do grupo Torel Boutiques e, por esse motivo, queremos ser impulsionadores de artistas emergentes nacionais,” explica Liliane Pereira, Manager do Torel Avantgarde.

“Alive” foi o nome escolhido pela curadora Marlene Azevedo, da The Mad Art Gallery, para a exposição da artista Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS). A ideia, explica a artista, é “apresentar uma exposição rotativa de pinturas que mudarão ao longo do tempo, mostrando um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal versos sentimentos”. As várias obras iniciais serão, assim, distribuídas pelos diferentes espaços interiores do hotel, entre eles a emblemática Sala das Flores, procurando transmitir a cor e formas disruptivas que distinguem o trabalho da artista. “A seleção inicial é uma mostra de sentimentos sem conotação temporal, onde o retratado apela à sensibilidade da emoção,” explica.

Como curadora da exposição, Marlene Azevedo afirma que a sua visão era “criar um espaço onde a expressão artística pudesse vibrar com a intensidade da vida. ”A exposição é uma celebração da vida, dos sentimentos humanos e da mulher, numa curadoria cuidadosa feita para transmitir a intensidade da existência”. Além disso, a curadora confirma que “a exposição destaca o papel da mulher como protagonista e inspiração para muitas das obras em exibição, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da feminilidade”. A fragilidade, a jovialidade, ou a introspeção protagonizam esta primeira mostra de MauríciaS no Torel Avantgarde, hotel que, desde a sua abertura em 2017, procura levar para dentro de portas a arte e a criatividade, proporcionando uma experiência mais rica e imersiva não só a hóspedes, como a toda a comunidade. A exposição poderá ser visitada até ao final de maio de 2024, todos os dias entre as 10h00 e as 19h00.

MauríciaS

Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS, 1980) vive e trabalha no Porto e pelo mundo. Começou a apresentar o seu trabalho em 2022 com referências explícitas e implícitas a sentimentos interiores. O desenho, as artes plásticas, a fotografia e a arte digital fazem parte da sua matéria-prima. Concluiu o curso livre de Desenho na Cooperativa Árvore em 2010, e também o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto. Desde 2022 que tem vindo a participar em exposições coletivas e individuais em vários pontos do país.

Define-se como uma artista contemporânea que procura representar sentimentos na sua pluralidade artística. O seu processo criativo passa por questionar sentimentos através da cor e da forma, contrapondo-os com retratos figurativos. MauríciaS acredita que a inclusão de sentimentos é essencial para a execução da arte em qualquer material ou combinação, permitindo que os sentimentos sejam materializados. Além disso, explora o potencial discursivo dos métodos expositivos para transmitir uma mensagem de forma clara e impactante.

Sobre o Torel Avantgarde

Conhecido como o mais premiado hotel da coleção Torel Boutiques, o Torel Avantgarde recebeu em 2023 o prémio de Melhor Hotel de Cidade da Europa pelos Haute Grandeur Awards, tendo também conquistado o título de “único city resort da cidade do Porto” pelas suas múltiplas valências. Este boutique hotel de luxo oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro a partir das suas piscinas, spa, e restaurante Tenro by Digby, mas também desde as categorias de topo dos 60 quartos e suites, com varandas ou terraços privados, longas banheiras e interiores inspiradores. Um dos espaços mais memoráveis é a Maisonette exclusiva, inspirada em Alfred Hitchcock, que inclui um jardim com piscina privada e jacuzzi com vista de rio.

O Torel Avantgarde é, desde a sua abertura, em 2017, o hotel dos artistas pela forma como cada um dos seus espaços é o palco de personalidades marcantes da história. Cada detalhe foi desenhado em redor dos seus universos criativos, vivências e estéticas, o que torna o hotel um verdadeiro caldeirão de criatividade e um refúgio urbano numa das principais artérias do Porto.

Sobre a The Mad Art Gallery

A The Mad Art Gallery, com a curadoria Marlene Azevedo, aposta uma vez mais em locais diferentes para expor, tal como já é seu apanágio, tendo como objetivo levar a arte até públicos diferenciados. Em menos de 2 anos de existência, esta galeria produziu já 8 exposições, em locais como Lisboa (The Lumiares Hotel Spa), no Porto (In Porto Gallery Hotel), V.N. Gaia (WOW), Castelo de Paiva (no CICL) e Melres, Gondomar, (Museu de Melres e Medas). Mais informações em www.themadgallery.com

Imagem: DR.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Mulher

    Fevereiro 18, 2024 at 12:03 pm

    Uma oportunidade de dar a conhecer os trabalhos artísticos a todos os que visitam o Hotel. Importante destaque dado à arte.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas