Connect with us

Atualidade

Ponta Delgada: Prisão preventiva pelos crimes de furto qualificado e resistência e coação a Polícias

Publicado

on

A Divisão Policial da PSP de Ponta Delgada, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, deteve um homem, de 51 anos, indiciado da prática dos crimes de resistência e coação sobre funcionário e furto qualificado ocorrido num armazém comercial localizado em Ponta Delgada.

A detenção do arguido ocorreu em período noturno, após dois agentes da PSP, que se encontravam de folga, se terem apercebido de movimentações suspeitas num armazém situado junto às respetivas residências, circunstâncias que levaram à abordagem do suspeito.

Os polícias da PSP, apercebendo-se das movimentações do arguido em pleno telhado do estabelecimento assaltado e terem verificado que o mesmo se preparava para abandonar o local na posse de objetos que tinha retirado do interior do armazém situado na freguesia de São Pedro, prontamente abordaram o suspeito, tendo este reagido violentamente contra os Agentes, de forma a escapar à ação das autoridades e consumar a prática do crime.

Na sequência da intervenção efetuada pelos polícias, estes procederam à imediata interceção e detenção do arguido, tendo sido localizados e apreendidos diversos objetos que o autor do crime já havia retirado do armazém, os quais já se encontravam na via pública em condições de serem apropriados pelo suspeito.

No decurso das diligências de investigação efetuadas pela Brigada de Serviço Permanente da PSP foi, ainda, possível recolher elementos de prova complementares que apontam para a premeditação do assalto por parte do arguido e quanto às concretas circunstâncias que envolveram a prática do crime. De salientar que o arguido havia sido, recentemente, detido pela Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada por se encontrar indiciado da prática de sete crimes de idêntica natureza em apenas quatro meses, encontrando-se sujeito a rigorosa medida de coação aplicada por autoridade judiciária.    

Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, foi aplicada ao arguido a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

“A Divisão da PSP de Ponta Delgada aproveita para sensibilizar a comunidade micaelense no sentido de qualquer atividade suspeita ligada à prática de crimes e de infrações de natureza diversa ser prontamente reportada às autoridades em ordem a garantir uma intervenção oportuna e direcionada à identificação e devida responsabilização dos seus autores”, sublinha em nota.

Imagem: PSP.

Atualidade

Rio Tinto: PSP recupera carro roubado em Bragança

Publicado

on

Na noite do dia 15 de maio, em Bragança, foi furtado do interior de uma garagem, por método de arrombamento da porta, uma viatura BMW avaliada em cerca de 40.000 Euros.

A viatura foi avistada durante a tarde do dia 16 na Rotunda das Areias, (Campanhã), no Porto, onde seguiam três ocupantes, tendo-se mobilizado diversos meios com vista à interceção e recuperação da mesma em local adequado de acordo por onde a mesma se dirigia, vindo a desenrolar-se uma operação de controlo policial na Rotunda do Parque Nascente em Rio Tinto.

O condutor da viatura ao aperceber-se da presença da PSP e da ordem de paragem que lhe foi dirigida parou e recuou repentinamente, provocou um acidente, galgou passeios acelerando bruscamente colocando em perigo os peões que ali circulavam bem como Polícias que seguiam a pé no seu encalço, vindo a viatura a embater num poste de eletricidade e ali ficar imobilizada.

O condutor, o homem de 37 anos, natural e residente no Porto, que não possuía carta de condução e que exerceu condução perigosa, abriu a porta e colocou-se em fuga sendo intercetado após uma perseguição apeada.

No carro seguiam ainda mais duas pessoas, duas jovens de 15 e 16 anos, tendo estas obedecido às ordens, permanecendo no veículo suspeito até serem retiradas em segurança, vindo a apurar-se que as mesmas se encontravam evadias de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte onde foram conduzidas, sendo uma delas prima do suspeito.

O suspeito foi detido pelas 17h45 do dia 16 de maio pela 3ª Divisão, e após ter sido presente às Autoridades Judiciárias competentes foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Ação de fiscalização resulta em quatro detidos e 449 artigos apreendidos

No âmbito da Operação “Semana Anticontrafação”

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), de 19 a 23 de maio, está a desenvolver, a nível nacional, a Operação “SEMANA ANTICONTRAFAÇÃO”, tendo em vista a prevenção e o combate aos crimes relativos à propriedade intelectual (propriedade industrial, direitos de autor e direitos conexos).

Sabendo que a proteção da propriedade intelectual é fundamental para a promoção da inovação e do crescimento económico, a PSP, membro integrante do “Grupo Anti-Contrafação” (GAC), aposta na constante visibilidade e na proximidade com o cidadão, realizando ações de fiscalização em feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se possa produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos de propriedade intelectual, bem como desenvolve ações de sensibilização, em contexto escolar, e contactos individuais, através das Equipas do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), a fim de incentivar ao consumo responsável e ao respeito pela propriedade intelectual e alertar para os perigos subjacentes, nomeadamente, a nível de saúde, segurança, economia e meio ambiente.

Neste âmbito, esta Polícia, ontem, na Feira Semanal de Espinho, deteve 4 pessoas (3 homens e 1 mulher, de idades compreendidas entre os 30 e os 59 anos), tendo apreendido 448 peças de vestuário (boxers, calças, polos, calções e t-shirts) e 1 mala, contrafeitas de marcas internacionais de renome.

Os detidos foram notificados para se apresentarem no Tribunal Judicial de Espinho, desconhecendo-se, até ao momento, as possíveis medidas de coação aplicadas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Recuperada a Taça da Liga dos Campeões furtada no Estádio José de Alvalade

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, tomou conhecimento na manhã do dia 18 de maio que teria ocorrido um furto nas garagens do Estádio José Alvalade no decorrer do jogo da última jornada da Liga Portugal, entre o Sporting CP e o Vitória SC, de material da UEFA alusivo à final da Liga dos Campeões feminina que vai ter lugar no próximo sábado dia 24 de maio nesse mesmo estádio.

Através do arrombamento de um gradeamento por parte de indivíduos encapuzados, foram furtados diversos materiais da UEFA onde se destaca a taça original da Liga dos Campeões. Para além da taça original, a PSP já conseguiu recuperar mais material furtado, que já foi devolvido à UEFA e já conseguiu identificar 13 suspeitos que praticaram os factos em apreço.

A taça da Liga dos Campeões foi também entregue pela PSP à UEFA.

“A PSP continuará a investigação sendo se prevê que nos próximos dias o número de suspeitos identificados aumente bem como o número de material recuperado”, sublinha em nota.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas