Connect with us

Atualidade

Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022

Publicado

on

Por ocasião da época natalícia, bem como da passagem para o Novo Ano que se avizinha, a Polícia de Segurança Pública (PSP) leva a cabo a operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022”, sob o lema “Celebre connosco em segurança”.

Neste contexto, entre os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro de 2022, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.

Face ao previsível aumento do número de passageiros nos aeroportos, a PSP continuará a desempenhar a sua competência de controlo destes passageiros relembrando que a entrada em Portugal depende da apresentação de teste com resultado negativo e, para embarque, é obrigatória a apresentação de teste PCR negativo à COVID-19, à exceção dos viajantes que apresentarem certificado de recuperação.

Desde dia 01 de dezembro e até à presente data, a PSP já fiscalizou cerca de 3 500 voos, tendo sido controlados mais de 341 500 passageiros e levantados 720 autos de contraordenação às pessoas que sem teste e às companhias aéreas que as transportaram.

Já no que concerne às compras de Natal, o crescente recurso a métodos de compras alternativos, nomeadamente através da internet e aplicações, e o consequente pagamento através de plataformas informáticas, contribuiu para o aumento das denúncias de burlas nas comunicações. Assim, os pagamentos com recursos a métodos informáticos devem ser acompanhados de cuidados simples para evitar que os compradores sejam alvos de burlas, dos quais destacamos:

– Necessidade de os cidadãos compreenderem bem o funcionamento do método de pagamento antes de concretizarem qualquer compra;

– Não aceitar auxílio na concretização do pagamento por parte de desconhecidos ou pessoas que não sejam da sua inteira confiança, suspeitando de abordagens/vendas não solicitadas;

– Seguir as instruções de utilização das próprias plataformas e, em caso de dúvida na utilização da aplicação, recorrerem aos serviços técnicos do prestador do serviço (número de apoio) ou à PSP.

No que diz respeito à vertente da segurança rodoviária, a PSP está a intensificar a realização de operações de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: velocidade excessiva, uso do telemóvel durante a condução, não uso de cinto de segurança e sistemas de retenção e condução sob o efeito ao álcool e substâncias psicotrópicas.

Na semana que antecede o Natal, este aumento da fiscalização verificar-se-á, não só nos grandes centros urbanos – associado ao grande afluxo de pessoas e viaturas nas imediações das áreas comerciais – mas também nos acessos aos principais eixos rodoviários interurbanos, relacionados com as tradicionais deslocações para reunião familiar.

Relembra, igualmente, que, durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por curtos períodos de tempo), as famílias devem garantir que portas e janelas ficam bem trancadas, devendo evitar publicitar as ausências mais prolongadas, nomeadamente através das redes sociais. Nesta vertente, a PSP vai aumentar a vigilância com maior incidência nas zonas residenciais, ativando durante o decorrer desta operação a vigilância a residências particulares após os interessados apresentarem esse pedido esquadra da área de residência.

Reforça, ainda, o apelo para que os cidadãos lhe denunciem quaisquer crimes, ainda que não concretizados, de que sejam vítimas ou que testemunhem, possibilitando a imediata resposta e investigação policial.

Atendendo ao Estado de Calamidade em que o país se encontra, e à semelhança do que aconteceu no ano transato, devem ser evitadas aglomerações, especialmente em espaços fechados.

Apela a todos os cidadãos que respeitem as normas das autoridades de saúde e das forças de segurança e que, mesmo em família, não descurem as medidas de higiene e segurança sanitária. Devemos proteger os outros, protegendo-nos.

“A Polícia de Segurança Pública deseja a todos um Feliz e Santo Natal”.

Imagens: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas