Connect with us

Atualidade

Partido Ecologista “Os Verdes” participa ativamente no Congresso dos Global Greens que terminou, hoje, na Coreia do Sul

Todos os “Partidos Verdes” do mundo assumiram compromissos conjuntos

Publicado

on

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) esteve “amplamente empenhado” na participação no Congresso dos Global Greens, que decorreu de 8 a 11 de junho, na Coreia do Sul, na cidade de Incheon.

Os “Partidos Verdes” de todo o mundo assumiram o compromisso de unirem esforços para exigir respostas para questões emergentes.

Nesse sentido, aprovaram uma carta de princípios, onde se estabelecem compromissos, entre os quais sobre:

O discernimento ecologista

. As sociedades humanas têm de aprender a viver dentro dos limites ecológicos e dos recursos naturais do Planeta;

. É preciso proteger os elementos naturais que são suporte de todas as formas de vida: os solos, a água, o ar, a luz;

. Quando o conhecimento for insuficiente, dever-se-á aplicar o princípio da precaução, por forma a assegurar a abundância de recursos no Planeta, para as atuais e futuras gerações.

A justiça social

. Uma justa organização do mundo e uma economia mundial estável requerem o fim do vergonhoso fosso entre ricos e pobres, quer dentro dos Estados, quer entre nações, uma justa distribuição de recursos entre os países ricos e os pobres, e a libertação do fardo da dívida dos países pobres para poderem promover desenvolvimento;

. É urgente promover a erradicação da pobreza e a justiça étnica, social, económica e ambiental, assim como a iliteracia;

. Urge uma nova visão de cidadania construída com base na igualdade de direitos, sem discriminação de género, racial, étnica, de origem geográfica, religiosa, de classe, de orientação sexual, de condição económica, de condição de saúde.

A democracia participativa

. Todos os indivíduos devem ser empoderados através do acesso a toda a informação relevante para os processos de decisão, assim como ter acesso à educação configurada para incentivar a participação;

. Devem ser quebradas as desigualdades participativas sustentadas na riqueza e no poder, as quais impedem muitos cidadãos de participar;

. Todos os eleitos têm de estar comprometidos com os princípios da transparência, da verdade e da responsabilidade na governação.

A paz

. Tem de existir um conceito muito claro de segurança global, o qual dê prioridade aos aspetos económicos, sociais, ecológicos, psicológicos e culturais dos conflitos, em vez de um conceito sustentado nos balanços militares e no poder;

. O sistema de segurança global tem de ser capaz de agir por prevenção e pela resolução pacífica de conflitos;

. É fundamental prosseguir o desarmamento e banir definitivamente as armas nucleares, biológicas e químicas.

A sustentabilidade

. É determinante redefinir o conceito de riqueza, para o centrar na qualidade de vida e não na capacidade de sobreconsumo;

. A economia, ao nível mundial, deve satisfazer as necessidades de todos e não apenas a ganância de alguns, e deve permitir a satisfação das necessidades das gerações presentes, sem privar as gerações futuras de satisfazer as suas;

. O controlo do crescimento da população mundial requer segurança económica, acesso de todos à educação e a cuidados de saúde, garantindo às mulheres e aos homens um maior controlo sobre as suas opções de fertilidade.

A diversidade

. É um imperativo reconhecer os direitos dos povos indígenas, a sua sobrevivência económica e cultural, incluindo o direito à posse da terra e à autodeterminação;

. É determinante reconhecer os direitos de as minorias étnicas poderem desenvolver a sua cultura, religião e língua, sem discriminação, assim como assegurar a sua participação nos processos democráticos;

. É preciso continuar a lutar pela igualdade entre mulheres e homens em todas as esferas da vida social, económica, política e cultural.

Os “Verdes Globais” (Global Greens) assumem como prioridades da ação política: a democracia, a igualdade, as alterações climáticas e a energia, a biodiversidade, a sustentabilidade nas políticas económicas, os direitos humanos, a alimentação, a água, a produção e o consumo sustentáveis, a paz e a segurança.

“Os Verdes” portugueses (PEV) “continuarão, em Portugal, a dar voz aos princípios e às medidas necessárias para construir uma sociedade ecologista e a trabalhar em conjunto com os nossos congéneres de outros países do mundo”, refere o PEV.

Foto: PEV.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas