Atualidade
Orquestra POP Portuguesa de regresso
“Grandes Hits do Pop” no Altice Arena (Lisboa), no próximo dia 27 de maio

A Orquestra POP Portuguesa (OPP) está de volta, com “Grandes Hits do Pop”. Depois do sucesso da atuação de estreia, o grupo regressa aos palcos para interpretar alguns dos mais icónicos temas da música pop. Dirigida pelo Maestro Ulf Wadenbrandt, a OPP integra 42 músicos e tem em Catarina Clau e Ricardo Soler as vozes principais. O espetáculo está marcado para o dia 27 de maio, na Sala Tejo do Altice Arena, em Lisboa.
“Grandes Hits do Pop” tem organização da DHArtes Produções. Constituída por 42 músicos de formação musical superior, a Orquestra POP Portuguesa será, uma vez mais, a companhia ideal para “quem (ainda) vai descobrir que gosta de orquestras”.
Combina de forma harmoniosa atuações do passado ao presente, da música clássica à mais moderna, num espetáculo acessível a todos os tipos de público. O objetivo é proporcionar momentos de fruição musical e entretenimento através da interpretação destes ecléticos músicos, especializados em diferentes géneros musicais.
“Viva la Vida”, dos Coldplay, “Casinha”, dos Xutos & Pontapés, “All You Need is Love”, dos Beatles, ou “Final Countdown”, dos Europe, são apenas alguns exemplos do que pode esperar. Uma autêntica viagem no tempo que promete surpreender a cada atuação.
“O projeto tem como principal objetivo a aproximação do público à música. Queremos desmistificar a associação do conceito orquestra ao elitismo e à exclusividade de um género mais erudito”, explica Inês Santos, fundadora da DHArtes Produções e uma das responsáveis pela organização de “Grandes Hits do Pop”. “Queremos que as pessoas tenham a noção da dimensão e do potencial de uma orquestra e que estes são precisamente os mesmos instrumentos utilizados para tocar as canções que ouvimos na rádio.”, conclui.
Filho de uma violinista profissional, João Pires, cofundador da DHArtes Produções e responsável artístico da OPP – Orquestra POP Portuguesa aprendeu, desde cedo, que “a Arte em geral e a Música em particular devem ser servidas por nós, já que não existem, de todo, para nos servirmos delas”. Percebeu, também que, se por um lado os gostos do público são ecléticos, o que considera uma mais valia, “também podem ser cativados se lhes for mostrado, sem complexos e tabus, diferentes géneros musicais”.
Reconhecido pela criatividade e pela originalidade dos seus projetos, caberá ao sueco Ulf Wadenbrandt conduzir, uma vez mais, a Orquestra POP Portuguesa. O maestro destaca-se pela riqueza das sonoridades das suas performances, pelos concertos e gravações na área do pop e rock sinfónico, bem como pelo cruzamento destes estilos com a música clássica. Com um vasto currículo, que inclui a participação na final do programa musical da RTP “Operação Triunfo”, Ricardo Soler deu voz a diversos temas de bandas sonoras de séries televisivas e novelas, já representou o nosso país em alguns festivais europeus, entre eles o Festival RTP da Canção, e integrou os elencos de múltiplos musicais. Também Catarina Clau conta com duas brilhantes participações no Festival RTP da Canção, bem como em programas de entretenimento e talent shows como o The Voice Portugal. O seu currículo junta dança, canto e representação, experiências em que tem trabalhado com referências como Filipe La Féria, Henrique e Nuno Feist e Miguel Thiré. Tivemos, recentemente, oportunidade de assistir às suas atuações, também com Ricardo Soler, no programa Dança Comigo, na RTP.
O espetáculo no Altice Arena está marcado para 27 de maio, na Sala Tejo. O valor dos bilhetes varia entre os 20 e os 35 euros.
Bilhetes já disponíveis em: https://blueticket.meo.pt/Event/7740/
Imagem: DR.
Atualidade
Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 2ª edição da Skill Up
Capacitação, Emprego e Empreendedorismo

Realizou-se, na passada sexta-feira, no auditório dos Paços do Concelho, a segunda edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude.
O evento, que se desenvolveu em duas sessões com casa cheia, tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.
Esses mesmos objetivos foram sublinhados pela vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, quando afirmou que a iniciativa “pretende aproximar os jovens do concelho do mercado de trabalho ou motivá-los para o empreendedorismo e para a continuidade de estudos”. Segundo a vereadora, “aquilo que nós queremos no concelho de Barcelos, e tudo faremos para o conseguir, é, em cooperação com as escolas do concelho, eliminar os jovens nem-nem, como são designados aqueles que não estudam nem trabalham”.

No decorrer da sessão da manhã, depois do Presidente, Mário Constantino, ter dado as boas-vindas aos participantes, Maria Pintado apresentou os temas “Competências de comunicação para uma audiência” e “Dicas para apresentares o teu Pitch”.
Na sessão da tarde, desenvolveu-se o tema “Faz-te à Vida!” com a participação dos jovens empreendedores João Dantas (Comediante), André Santos (Chef do Restaurante O ÀS), Daniel Sousa (Treinador do Gil Vicente F.C.) e Jéssica Silva (Médica de Clínica Geral e Saúde Familiar).
No encerramento, a vereadora Mariana Carvalho agradeceu ao painel de oradores os ensinamentos prestados e enalteceu a participação das muitas dezenas de jovens que assim mostraram interesse em melhorar as suas ferramentas e estratégias no que respeita à empregabilidade e ao empreendedorismo.
A Skill Up, que pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa, vai ter um segundo evento, a realizar em outubro, para que os jovens possam ter contacto direto com o mundo empresarial, numa ação que vai ser desenvolvida, tal como o ano passado, em estreita colaboração com outras entidades do concelho.
Fotos: CMB.
Atualidade
Barcelos assinala Semana do Ambiente
Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.
As iniciativas avançam no dia 1 de junho, com a Mostra de Produtos Biológicos, das 9h00 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade. A atividade carece de inscrição, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.
No dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h30, decorre, no Auditório dos Paços do Concelho, o projeto Planeta Slow, apresentado pela cantora Áurea, uma ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental.
No dia 3 de junho, da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.
No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.
A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. A atividade carece de inscrição através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.
De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente.

Imagens: CMB.
Atualidade
Caldas da Rainha: 5ª Bienal Art’Oeste Internacional 2023 inaugura a 03 de junho
Decorrerá de 03 a 26 junho

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, realiza a 5ª Bienal do Circuito Art’Oeste Internacional.
Nesta edição, podem ser vistas e votadas obras nas áreas da Pintura e da Escultura. Estando presentes na exposição 26 obras de pintura e 2 de escultura.
Artistas participantes
Amy Zhao | E.U.A
Anunciação Gomes | Caldas da Rainha
Aparício Farinha| Porto
Carlos Mingote |Caldas da Rainha
Conceição Oliveira |Aveiro
Ermelinda Lopes |Torres Vedras
Gaby Reinam |Alcobaça
Gia Gaião |Salir do Porto
Herberto Gomes |Alcobaça
Lena Poinha | Marinha Grande
Margarida Andrade |Caldas da Rainha
Margarida Castro |Macedo de Cavaleiros
Maria Claudino |Cadaval
Maria Manuela Brito |Pataias / Leiria
Nel Frederix | Holanda
Nino Confraria| Figueira da Foz
O evento decorrerá na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha (ao cimo da Praça da Fruta) e terá entradas livres
Horário
Segunda a Sexta – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16h00
Sábados e Domingos – 10h00 às 13h00
*exceto sábado da inauguração das 15h30 às 18h30
Feriados – Encerrado.
Imagem: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade9 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade12 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país