Connect with us

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa leva «Beethoven & Brahms» à Aula Magna com António Rosado ao piano

Publicado

on

António Rosado interpreta a integral dos concertos para piano de Brahms à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa que apresenta, ainda, a Sétima e a Oitava Sinfonias de Beethoven. Há, também, a possibilidade de descobrir obras de compositores portugueses a meio dos programas. Não perca «Música na Universidade», dias 29 de outubro e 5 de novembro, sempre às 19:00, na Aula Magna.

Ousadia e Exaltação

A 29 de outubro, pelas 19h00, na Aula Magna.

O primeiro dos dois concertos para piano de Brahms começou por ser uma simples sonata para dois pianos. Transformou-se, porém, na sua primeira obra orquestral, e desde logo com uma escrita grandiosa, capaz de prender a nossa respiração desde o primeiro ao último minuto. A audácia valeu-lhe o reconhecimento público que o acompanhou até ao final da vida. Reconhece-se um efeito semelhante na Sinfonia Nº 7 de Beethoven, uma obra cujos contrastantes humores serviram na estreia, em 1813, para enaltecer a bravura das tropas austríacas que haviam enfrentado as tropas de Napoleão Bonaparte semanas antes. Pelo meio, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia mais uma composição de Francisco Lima da Silva, Cidades Submersas.

Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta L. v. Beethoven, Sinfonia Nº 7, com Francisco Lima da Silva, Cidades Submersas (estreia absoluta) e J. Brahms, Concerto para Piano Nº 1, acompanhada por António Rosado, Piano, e Pedro Neves, Maestro.

Um “Pequeno” Concerto

5 de novembro, pelas 19h00, na Aula Magna.

Pouco tempo antes de estrear o seu segundo concerto para piano, em 1881, Brahms dirigiu uma carta à sua amiga Elisabeth von Herzogenberg informando-a de ter escrito «um muito pequeno concerto para piano com um curto e delicado Scherzo». A ironia é evidente, pois de pequeno não tem nada. São cinquenta minutos que até têm afinidades com música de câmara, mas engrandecida pela ostentação sonora de uma orquestra. Neste programa, contrapõe-se à oitava sinfonia de Beethoven, uma composição relativamente bem-humorada, tendo em consideração o temperamento fogoso do seu autor. É uma obra que, por um lado, aparenta normalidade. Porém, quando se ouve com mais atenção, levanta um sem número de perguntas. Podemos, ainda, revisitar Clepsidra, de Carlos Caires, uma alegoria musical longinquamente inspirada num relógio de água que remonta aos tempos do Antigo Egito.

Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta L. v. Beethoven, Sinfonia Nº 8, Carlos Caires, Clepsidra, e J. Brahms, Concerto para Piano Nº 2, com António Rosado, Piano, e Sylvain Gasançon, Maestro.

Imagem: OML.

Imagem: OML.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas