Connect with us

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra 30 anos com um dia cheio de música no Centro Cultural de Belém

Publicado

on

A Metropolitana celebra 30 anos de existência. Para lá de ser um número redondo, são já muitos anos de experiência e provas dadas. “Em 1992, era uma iniciativa visionária. Hoje, é um projeto que continua a dar certo”, salienta a Orquestra. Conquistou um selo de qualidade consensualmente reconhecido, graças à proficiência e entusiasmo de todos aqueles que, de qualquer modo e em diferentes períodos, contribuíram para que se tenha aqui chegado. “Mas trata-se, acima de tudo, de um projeto de futuro, porque a sua oportunidade também cresceu ao longo do tempo. As características singulares que o distinguem trouxeram-lhe uma posição imprescindível no panorama musical do nosso país”, continua.

“Os desafios são agora diferentes daqueles de início. Porém, quanto se tem consciência do imenso valor que tem a prática musical, sobretudo em formações de conjunto como a orquestra, e sabendo tudo aquilo que ela representa numa sociedade que se pretende harmoniosa, torna-se evidente que resta tanto mais por fazer”, sublinha. “Porque merece ser celebrada”, a Metropolitana convida todos para irem ao Centro Cultural de Belém neste domingo de julho, dia 10, entre as 10h00 e as 18h00. Encontrarão músicos de hoje e de amanhã, em maioria formados nas suas escolas.

Para lá das orquestras do Conservatório, da Escola Profissional e da Academia, o maestro Pedro Neves e a violinista Ana Pereira apresentam-se à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa num programa com música de Prokofiev mas, também, de um compositor português que já estreou mais de uma dezena de obras com a Metropolitana. Desta vez, Sérgio Azevedo estreia Le Tour de Passe-Passe, Concerto para Violino e Orquestra.

Os concertos são de entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CCB, a partir das 9h00 do dia 10 de julho.

Programação completa do Dia da Metropolitana

10h00, Grande Auditório

Piccola Orquestra Metropolitana

Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior

Coros do Conservatório de Música da Metropolitana e da Escola Profissional da metropolitana

Programa a anunciar

11h30, Caminho pedonal

Conversa moderada pelo Professor Rui Leitão com músicos da Metropolitana

11h00, Praça

Coro do Conservatório da Metropolitana

Saxofones da Metropolitana

Programa a anunciar

12h00, Grande Auditório

Orquestra Clássica da Metropolitana

Camille Saint-Saëns:  Introduction et Rondo Capriccioso (1)

Georges Bizet/François Borne: Fantasia Brilhante sobre Temas da Carmen (2)

Nicolai Rimsky-Korsakov: Capricho Espanhol, Op. 34

(1) Nuno Rodrigues violino (vencedor do Concurso EPM/INATEL 2021)

(2) Inês Alves flauta (vencedora do Concurso EPM/INATEL 2022)

Reinaldo Guerreiro maestro

14h30, Caminho pedonal

Conversa moderada pelo Professor Rui Leitão com professores da Metropolitana

14h00, Praça

Percussões da Metropolitana

[Programa a anunciar]

15h00, Grande Auditório

Orquestra Académica Metropolitana

W. A. Mozart: Andante para Flauta, KV 315 (1)

W. A. Mozart: Allegro, 1º And. do Concerto para Trompa Nº 3, KV 447(2)

A. Copland: A Quiet City (3)

A. Dvořák: Florestas Silenciosas (4)

M. Ravel: Tzigane (5)

Solistas

(1) Rossana Valente flauta;

(2) Armando Martins trompa

(3) Sara Dias Corne Inglês, João Moreira trompete

(4) Raquel Reis violoncelo

(5) Vítor Vieira violino

Jean-Marc Burfin e Maestros Licenciados pela ANSO (Afonso Teles, José Brito, Alberto Roque e Miguel Sepúlveda)

16h30, Caminho pedonal

Conversa moderada pelo Professor Rui Leitão com ex-alunos da Metropolitana

16h00, Praça

Orquestra de Sopros da Metropolitana

Johan de Meij: Extreme Beethoven

Reinaldo Guerreiro maestro

17h00, Grande Auditório

Apresentação da Temporada 2022/2023

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sérgio Azevedo: Le Tour de Passe-Passe, Concerto para Violino e Orquestra (obra em estreia *)

S. Prokofiev: Sinfonia Nº 1, Clássica

Ana Pereira violino

Pedro Neves maestro

* Encomenda da Metropolitana

18H30, Praça

Ensemble de Metais e Percussões

[Programa a anunciar].

Imagem: OML.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas