Atualidade
ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo de força e reputação de Portugal
Portugal é avaliado como tendo uma força e reputação moderada para o público interno (62,7 pontos) e vulnerável para o público externo (57,9 pontos)

A Consultora OnStrategy divulga os resultados do estudo de Força e Reputação da marca PORTUGAL, cujo trabalho de campo foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2022 em que auscultou o público interno e externo do país (em 25 países), nomeadamente cidadãos comuns, estudantes, quadros empresariais, empresários, investidores, emigrantes e turistas.
Neste processo foram auditados 16 atributos: notoriedade e familiaridade, admiração, confiança, ambiente político, ambiente económico, governo e ética, liderança e visão, qualidade de produtos e serviços, inovação e diferenciação, estilo de vida e ambiente social, educação e tecnologia, segurança e assistência na saúde, valores, cultura e tradição, beleza, comunicação e divulgação fora do país, e relevância internacional.
Numa escala de 100 pontos, a marca PORTUGAL regista uma avaliação moderada (62,7 pontos) junto do público interno e uma avaliação vulnerável (57,9 pontos) junto do público externo. Comparativamente com o ano anterior, o público interno atribui uma penalização de -0,6 pontos à marca PORTUGAL, enquanto junto do público externo a marca PORTUGAL é reforçada em 0,8 pontos.
Em linhas gerais, as principais evidências apontam para as seguintes reflexões:
Público interno
Junto do público interno, a marca PORTUGAL regista uma avaliação moderada (62,7 pontos), e com exceção dos emigrantes que melhoram o seu índice de avaliação, todos os outros stakeholders atribuem uma avaliação menor em relação aos resultados do ano anterior, sendo agora os estudantes os que melhor avaliam a marca país (65,1 pontos) quando anteriormente eram os cidadãos comuns; os estudantes e os empresários são os stakeholders que registam melhores indicadores de avaliação (65,1 pontos e 63,6 pontos respetivamente).
Para este público, para além da notoriedade e familiaridade, que obviamente regista uma avaliação de 100 pontos, os atributos melhor percecionados são os valores, cultura e tradição (86,5 pontos), a beleza (85,5 pontos) e já com uma distância estatisticamente relevante o estilo de vida e o ambiente social (68,3 pontos). No extremo oposto figuram os atributos com registos vulneráveis como a relevância internacional (41,6 pontos), o ambiente político (46,5 pontos), o governo e ética (46,6 pontos), a liderança e visão (49,2 pontos), a comunicação e divulgação fora do país (52,7 pontos), e o ambiente económico (54,0 pontos).
A realçar que a maior subida em termos de avaliação está associada ao governo e ética (+3,1 pontos) e a maior descida é registada na segurança e assistência na saúde (-6,7 pontos, chegando mesmo a atingir -11,0 pontos, -9,6 pontos e -7,8 pontos junto dos cidadãos comuns, empresários e estudantes respetivamente).
Público externo
Apesar de ainda registar uma avaliação vulnerável (57,9 pontos), a marca PORTUGAL melhora a sua avaliação junto de todos os stakeholders do público externo, continuando a serem os turistas os que melhor avaliam a marca país (61,7 pontos) e também os investidores que continuam a atribuir a pontuação mais baixa (55,6 pontos). Entre os vários stakeholders externos, o maior crescimento na avaliação regista-se junto dos estudantes (+1,6 pontos).
No âmbito da imagem externa, os atributos com melhor registo continuam a ser a beleza (80,7 pontos), os valores, cultura e tradição (75,5 pontos), e o estilo de vida e ambiente social (75,0 pontos). Por outro lado, os atributos mais expostos e vulneráveis continuam também a ser a relevância internacional (36,9 pontos), a comunicação e divulgação fora do país (39,1 pontos), a inovação e diferenciação (47,0 pontos), e a liderança e visão (48,6 pontos).
Destacam-se com as maiores subidas na avaliação em relação ao ano anterior, a comunicação e divulgação fora do país (+2,7 pontos) e o ambiente político (+2,3 pontos). Por outro lado, apenas registam descidas as avaliações associadas a qualidade de produtos e serviços (-0,3 pontos), ambiente económico (-0,1 pontos) e estilo de vida e ambiente social (-0,1 pontos).


Países auditados: Portugal, Alemanha, França, Itália, Espanha, Polónia, Países Baixos, Grécia, Bélgica, Suécia, Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Suíça, China, India, EUA, Brasil, México, Japão, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Angola, Moçambique e Emirados Árabes.
Imagens: OnStrategy (quadros).
Foto: DR.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
Atualidade
Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
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