Atualidade
O The Lodge Hotel convida a um Natal tradicional em família

Estamos em contagem decrescente para a época mais mágica do ano. E para viver as festividades como manda a tradição, o The Lodge Hotel, localizado numa das margens do rio Douro, propõe um Natal de convívio à volta da mesa, onde não faltarão os sabores tipicamente portugueses.
“Venha viver connosco esta época numa mesa rodeada de tradição” é o mote do The Lodge para a celebração do Natal. A unidade hoteleira, que oferece uma vista imperdível para a cidade do Porto, convida as famílias a viver uma experiência única. Além do alojamento e quartos de requinte, a proposta passa por uma ceia e almoço de Natal pensados ao pormenor pelo chef do restaurante Dona Maria, João Vieira.
Na noite de consoada a refeição começa com uma variedade de entradas: seleção de pães, camarão ao alho, pataniscas de bacalhau, croquetes de leitão, bolas de alheira de Mirandela, salada de polvo e creme de castanhas e erva-doce.
Também nos pratos principais se seguem as tradições das celebrações: Bacalhau de cura portuguesa, com batata e legumes cozidos; Capão de Freamunde assado com chouriço doce Vila Rei, castanhas, marmelos e batatas com grelos e Bola de fumeiro de Lamego. Estas delícias podem ser harmonizadas com uma seleção de bebidas.
Para prolongar a noite até à hora da troca de presentes, claro que não poderiam faltar os doces, principalmente os tipicamente natalícios como o Tronco de chocolate e creme de castanha, Bolo-rei com frutos secos marinados em aguardente, Trouxa de ovos e fios de ovos, Papos de Anjo, Rabanadas com calda de mel, Vinho do Porto e frutos secos, Aletria com canela, entre outros. Estará, ainda, disponível um buffet de queijos DOP e compotas. O valor do jantar de consoada estará sob consulta.
No dia de Natal, 25 de dezembro, a família poderá reunir-se novamente à mesa do Dona Maria. O chef João Vieira preparará um almoço buffet, no qual manterá as tradições típicas. Nas entradas, haverá uma variedade de saladas, o Folar de Valpaços ou a Bola de Lamego. Antes dos pratos principais, os hóspedes podem ainda saborear um caldo-verde com chouriço.
À mesa não poderia, claro, faltar o Farrapo velho. Nos pratos de peixe será, ainda, possível saborear Polvo com molho verde e cataplanas (amêijoas, berbigão, mexilhão e lingueirão). Nos pratos de carne, será servido o Peru assado com batatas assadas, cebolinha e cenoura glaceada, Anho assado com arroz de forno, batata à padeiro e grelos salteados e Leitão com batatas chip. Estes sabores poderão ser harmonizados por uma seleção de bebidas.
No buffet de sobremesas, os doces tradicionais voltam a reinar: Bolo-rei com passas, pinhões e frutos cristalizados; Pão de ló; Pudim de castanhas natalício; Filhós de abóbora; Arroz-doce, Rabanadas de mel, entre outros. A acompanhar os doces, haverá ainda um buffet de queijos e compotas. O valor do almoço de Natal também está sob consulta dos interessados.
Foto: TLH.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca