Connect with us

Atualidade

NOS Alive foi o festival mais mediático de abril

O Sol da Caparica arrecada o maior número de interações nas redes sociais

Publicado

on

O NOS Alive foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION no mês de abril. A 15ª edição do festival que se realiza no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, arrecadou 176 notícias. As notícias sobre a curadoria da Bridgetown no WTF Clubbing, juntamente com as várias confirmações de nomes para o cartaz, foram os principais impulsionadores da informação.

Na segunda posição do ranking de abril, O Sol da Caparica reuniu 165 notícias, onde se destacou o anúncio dos primeiros nomes para a 8ª edição do festival, que se realiza entre os dias 17 e 20 de agosto. Importa, ainda, realçar que o festival registou mais de duas horas de exposição nas rádios e televisões nacionais, em programas de informação, cultura e entretenimento.

A fechar o pódio, o Primavera Sound Porto foi mencionado em 134 notícias, sendo que a sua maioria foram impulsionadas pelas declarações do presidente da Câmara do Porto, na sessão da Assembleia Municipal, a propósito da falta de apoio ao festival por parte do Turismo de Portugal.

Na quarta e quinta posição do ranking estão o Super Bock Super Rock e o Marés Vivas, terminando o mês de abril na primeira metade da tabela. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o Cool Jazz Fest, o Sumol Summer Fest e o Meo Kalorama.

No panorama das Redes Sociais, o primeiro lugar do ranking pertence, igualmente, ao NOS Alive, com o maior número de menções ao festival, 269 publicações e perto de nove mil interações. A confirmação de King Princess e o anúncio de novos nomes do WTF Clubbing foram os principais assuntos partilhados nas redes sociais.

Em linha com o que se verificou nos media tradicionais, o segundo lugar do top 3 pertence também ao festival O Sol da Caparica, com 189 menções e o maior número de interações de entre os festivais, com mais de 80 mil ações de engagement, entre gostos, comentários e partilhas.

O MEO Sudoeste é o terceiro festival com maior número de publicações nas redes sociais, 154 menções, onde se destacou o Twitter com a partilha de cerca de 70 tweets com fotografias da artista na edição de 2019 do festival da Zambujeira do Mar.

A fechar o top 5, está o MEO Kalorama e o Super Bock Super Rock, na quarta e quinta posição do ranking. Logo seguido pelo Primavera Sound Porto e pelo Festival Marés Vivas, que registaram, ainda, um elevado engagement, cerca de 12 mil interações cada um. Em oitavo lugar surge o Vodafone Paredes de Coura, seguido do Sumol Summer Fest e do RFM SOMNII.

Sobre a Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION é um estudo realizado de forma continuada pela CISION, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo do ano.

O trabalho desenvolvido pela CISION no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a CISION foi distinguida com o prémio ibérico ‘Best Service Provider’.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia CISION de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 30 de abril de 2023, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

Os dados relativos às redes sociais foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo CISION, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.

Imagens: CISION.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas