Atualidade
Município de Barcelos aconselha estacionamento na periferia da Cidade na Festa das Cruzes
Autocarros gratuitos de acesso ao Centro à disposição de quem quiser

O Município de Barcelos recomenda que, durante o período da Festa das Cruzes, os automobilistas que visitarem Barcelos estacionem as suas viaturas na periferia da Cidade. Esta recomendação visa evitar pressão sobre as vias centrais, muitas delas com o trânsito interdito e condicionado.
Para melhorar a acessibilidade de moradores e visitantes, no período das festividades, o Município vai implementar um serviço de transporte coletivo, gratuito, em autocarros do “Barcelos Bus”, especialmente dedicado à Festa das Cruzes, que vai funcionar nos seguintes horários: dias 29, 30 de abril e 2 de maio, das 20h00 às 02h00, e nos dias 1 e 3 de maio das 7h00 às 2h00.

O objetivo é descongestionar o trânsito automóvel no centro da cidade e, consequentemente, a redução dos conflitos provocados pela procura de estacionamento nesses dias, onde a procura é elevada e a oferta de estacionamento reduzida. Esta medida visa, também, oferecer comodidade e segurança para que a população possa usufruir da Festa sem preocupações com a sua mobilidade.
Quatro zonas de estacionamento na periferia da cidade e 4 linhas de autocarros gratuitos de ligação ao Centro [ndr: na imagem de destaque]
Para agilizar a entrada e saída das pessoas do centro da cidade, foi desenhado um plano de mobilidade que disponibiliza 4 zonas de estacionamento na periferia da cidade, sendo que cada um desses parques de estacionamento tem ligação ao centro citadino através de autocarros do Barcelos Bus.

As quatro zonas de estacionamento ficam localizadas nos seguintes pontos:
1 – Parque do Estádio Cidade de Barcelos (Linha Verde) – destinado às pessoas que chegam da Zona Norte do Concelho (Viana do Castelo e Ponte de Lima), que tomam o autocarro no Estádio rumo à paragem situada na Escola Alcaides de Faria;
2 – Parques da Igreja de V. Frescainha S. Pedro e Casal de Nil (Linha Amarela) – destinam-se a quem chega da Zona Poente do Concelho (Esposende), sendo que o autocarro dessa linha terá paragem junto ao Mercado Municipal;
3 – Parques do Conservatório de Música e Central de Camionagem (Linha Azul) – servirá quem chega da Zona Nascente do Concelho (Vila Verde e Braga). A paragem no Centro localiza-se junto aos Bombeiros de Barcelos (Av. Dr. Sidónio Pais);
4 – Parques dos Bombeiros de Barcelinhos e E-Leclerc (Linha Vermelha) – para quem chega da Zona Sul do Concelho (Póvoa do Varzim/Vila do Conde/Famalicão e Braga). A paragem no Centro localiza-se junto aos Bombeiros de Barcelos (Av. Dr. Sidónio Pais).
Mais oito parques de estacionamento
Além destas grandes zonas de estacionamento, que, sublinhe-se, vão ser servidos por autocarros gratuitos, estarão também disponíveis outros parques urbanos que permitem o acesso pedonal ao Centro. Esses parques, alguns com estacionamento pago, são os seguintes:
Gratuitos:
No IPCA;
No LIDL;
No Retail Parque Barcelos;
Junto à rotunda das Pirâmides;
Junto à Rua Santa Marta.
Pagos:
Campo Camilo Castelo Branco;
Junto à Av. Dr. Sidónio Pais;
Parque Subterrâneo do Edifício Fábrica Barcelense.
Imagens e foto: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca