Connect with us

Atualidade

Município de Albergaria nos novos órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima

Publicado

on

O Município de Albergaria-a-Velha será representado pelo Vice-Presidente, Delfim Bismarck, nos novos Órgãos Sociais para o triénio 2022/2025 do Conselho Geral da Associação Caminhos de Fátima.

A sufrágio apresentou-se uma lista única, numa lógica de continuidade, pelo que a Presidência da Direção se mantém no Município de Pombal, representado pelo Presidente da Câmara Pedro Pimpão, e as Vice-presidências nos Municípios de Santa Maria da Feira e Ourém, representados pelo Presidente da Câmara Emídio Sousa e pela Vice-Presidente da Câmara Isabel Costa, respetivamente.

Para a Mesa do Conselho Geral mantém-se a presidência do Município de Coimbra, ficando como Secretários, Rui Luzes, Vice-Presidente do Município de Oliveira de Azeméis, e Delfim Bismarck, Vice-Presidente do Município de Albergaria-a-Velha. Por sua vez, para o Conselho Fiscal mantém-se a presidência do Município de Anadia, sendo os Secretários os Municípios da Mealhada e Leiria.

A ACF- Associação Caminhos de Fátima é uma instituição que tem como objetivos principais o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões, o apoio a peregrinos e caminhantes dos Caminhos de Fátima e toda a defesa e promoção do património cultural e natural destes percursos.

Criada em 2016, é constituída por 13 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), permitindo os seus estatutos a inscrição de sócios singulares ou coletivos.

Para este mandato que agora se inicia, a Direção sinalizou como prioridades a conclusão, já em 2023, do projeto que cria, intervém, sinaliza e promove o trajeto principal das peregrinações a Fátima, o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima), com o objetivo de o tornar cada vez mais seguro para peregrinos e caminhantes, sobretudo na época das principais peregrinações, bem como o desenvolvimento e lançamento de todos os meios, produtos e suportes de comunicação e divulgação dos percursos e do projeto.

Paralelamente, a ACF irá continuar a colaborar na gestão e promoção da Rota Carmelita, um percurso originalmente criado e desenvolvido pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego que liga Coimbra a Fátima num itinerário mais seguro e atrativo em termos naturais e culturais, e que atravessa os Concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.

Estabelecendo-se e consolidando-se parcerias privilegiadas com o Centro Nacional de Cultura, Turismo de Portugal, Santuário de Fátima, Autarquias, associações de Peregrinos, autoridades governamentais, de segurança e proteção civil, é também objetivo da ACF ampliar o objeto principal da sua missão a outros Caminhos de Fátima do país e, sempre que possível e coincidente, conciliar condições com os Caminhos de Santiago, de acordo com o protocolo assinado em 2022 com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

Foto: CMAV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas