Connect with us

Atualidade

MAR Shopping Matosinhos apoia ÂNIMAS no treino de cão de assistência a ser doado a criança com autismo

Meeting Place volta a assinalar o Dia do Animal com várias iniciativas

Publicado

on

O MAR Shopping Matosinhos, meeting place pet friendly, onde é permitida a entrada de animais de companhia, prepara-se para voltar a assinalar o Dia do Animal, celebrado a 4 de outubro. Uma das ações será a angariação de donativos para a ÂNIMAS Portugal, associação que tem como missão proporcionar aos indivíduos com diversidade funcional um recurso habilitador (um cão de assistência) que aumente os seus níveis de independência e autoestima.

Com este apoio, a ÂNIMAS vai treinar e doar um cão de assistência a uma criança de 12 anos que sofre de uma perturbação do espetro do autismo.

Para apoiar este projeto, o MAR Shopping Matosinhos irá desenvolver, entre 4 e 31 de outubro, uma campanha na sua página oficial de Facebook, em que, por cada like, o meeting place doará 1€ (até ao limite de 1500€). Este valor será usado para o treino do cão.

O cão de assistência que esta criança irá receber vai “ajudá-la a ultrapassar pequenas dificuldades, bem como será um fator de inclusão na sociedade, tornando-a mais autónoma, mas independente e, acima de tudo, mais feliz”, como explica Abílio Leite, presidente da direção da ÂNIMAS Portugal.

Como costuma acontecer nestas situações – a ÂNIMAS Portugal doa uma média de 10 cães de assistência por ano – a família desta criança foi previamente entrevistada por uma equipa de profissionais de saúde e instrutores de cães de assistência para se avaliar o possível impacto do cão de assistência no seu dia a dia, mas também, para avaliar as expectativas que existiam no seio familiar e se as mesmas estavam ajustadas à realidade de capacidade de trabalho de um cão.

Uma vez ultrapassada esta fase e após a doação do animal, a ÂNIMAS Portugal não dá por finalizado o seu trabalho. Haverá, até ao fim de vida do cão, um acompanhamento constante por forma a serem acertados pormenores e a evolução da dupla criança+cão.

A esta criança, o cão ajudá-la-á a regular as crises diárias, o seu ciclo de sono, evitar comportamentos de fuga e permitir que ela enfrente novas situações com as quais se sentirá mais confortável por ter consigo o seu companheiro.

“Os cães que a ÂNIMAS acompanha são cedidos gratuitamente e a sua educação tem uma duração de dois anos. Os custos associados a alimentação, aos cuidados veterinários, treino, etc. são avultados pelo que todos os donativos são bem-vindos, já que a instituição não usufrui de apoios do Estado”, sublinha o responsável.

Campanha de adoção e angariação de donativos

Se a oferta de animais em canis e instituições de solidariedade social de apoio animal superava já largamente a procura, a pandemia e a atual crise só vieram agudizar a situação. Crescem o número de animais à procura de uma família, as despesas com comida e outros bens, bem como as dívidas nas clínicas veterinárias. É para ajudar a mitigar a situação, que as fotos dos animais do Centro de Recolha de Animais de Matosinhos (CROAM) que estão para adoção, encontrar-se-ão expostas, em tamanho real, nos vários espaços do MAR Shopping Matosinhos, entre 1 e 31 de outubro e serão, ainda, divulgadas nas redes sociais com os respetivos BI’s. O objetivo é que estas imagens contribuam para a adoção responsável destes amigos de quatro patas, depois de as famílias terem ponderado todos os prós e contras e decidido conscientemente.

Na Despensa Solidária do MAR Shopping Matosinhos, junto ao hipermercado Auchan (piso 1), entre 1 e 5 de outubro, todos os que o desejarem, poderão deixar comida, areias sanitárias, mantas, brinquedos e outros donativos ao cuidado da MIDAS – Movimento Internacional para a Defesa dos Animais e da CãoViver.

Passatempo de Cartoons: “Os Animais”

No dia 1 de outubro, o MAR Shopping Matosinhos lança às 1.134 crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade (55 turmas) de 32 escolas do concelho matosinhense, no âmbito do Currículo Local das Atividades de Enriquecimento Curricular de Matosinhos, mais concretamente da Oficina de Artes, um concurso de cartoons inspirados nas fotos dos animais acolhidos pelo CROAM, cujos vencedores serão conhecidos em novembro.

“Para o MAR Shopping Matosinhos, assinalar este dia continua a ser importante. É nossa filosofia querer receber bem todas as famílias, e, hoje, os nossos animais de companhia são, definitivamente, parte da família”, adianta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas