Connect with us

Atualidade

MAR Shopping Matosinhos apoia ÂNIMAS no treino de cão de assistência a ser doado a criança com autismo

Meeting Place volta a assinalar o Dia do Animal com várias iniciativas

Publicado

on

O MAR Shopping Matosinhos, meeting place pet friendly, onde é permitida a entrada de animais de companhia, prepara-se para voltar a assinalar o Dia do Animal, celebrado a 4 de outubro. Uma das ações será a angariação de donativos para a ÂNIMAS Portugal, associação que tem como missão proporcionar aos indivíduos com diversidade funcional um recurso habilitador (um cão de assistência) que aumente os seus níveis de independência e autoestima.

Com este apoio, a ÂNIMAS vai treinar e doar um cão de assistência a uma criança de 12 anos que sofre de uma perturbação do espetro do autismo.

Para apoiar este projeto, o MAR Shopping Matosinhos irá desenvolver, entre 4 e 31 de outubro, uma campanha na sua página oficial de Facebook, em que, por cada like, o meeting place doará 1€ (até ao limite de 1500€). Este valor será usado para o treino do cão.

O cão de assistência que esta criança irá receber vai “ajudá-la a ultrapassar pequenas dificuldades, bem como será um fator de inclusão na sociedade, tornando-a mais autónoma, mas independente e, acima de tudo, mais feliz”, como explica Abílio Leite, presidente da direção da ÂNIMAS Portugal.

Como costuma acontecer nestas situações – a ÂNIMAS Portugal doa uma média de 10 cães de assistência por ano – a família desta criança foi previamente entrevistada por uma equipa de profissionais de saúde e instrutores de cães de assistência para se avaliar o possível impacto do cão de assistência no seu dia a dia, mas também, para avaliar as expectativas que existiam no seio familiar e se as mesmas estavam ajustadas à realidade de capacidade de trabalho de um cão.

Uma vez ultrapassada esta fase e após a doação do animal, a ÂNIMAS Portugal não dá por finalizado o seu trabalho. Haverá, até ao fim de vida do cão, um acompanhamento constante por forma a serem acertados pormenores e a evolução da dupla criança+cão.

A esta criança, o cão ajudá-la-á a regular as crises diárias, o seu ciclo de sono, evitar comportamentos de fuga e permitir que ela enfrente novas situações com as quais se sentirá mais confortável por ter consigo o seu companheiro.

“Os cães que a ÂNIMAS acompanha são cedidos gratuitamente e a sua educação tem uma duração de dois anos. Os custos associados a alimentação, aos cuidados veterinários, treino, etc. são avultados pelo que todos os donativos são bem-vindos, já que a instituição não usufrui de apoios do Estado”, sublinha o responsável.

Campanha de adoção e angariação de donativos

Se a oferta de animais em canis e instituições de solidariedade social de apoio animal superava já largamente a procura, a pandemia e a atual crise só vieram agudizar a situação. Crescem o número de animais à procura de uma família, as despesas com comida e outros bens, bem como as dívidas nas clínicas veterinárias. É para ajudar a mitigar a situação, que as fotos dos animais do Centro de Recolha de Animais de Matosinhos (CROAM) que estão para adoção, encontrar-se-ão expostas, em tamanho real, nos vários espaços do MAR Shopping Matosinhos, entre 1 e 31 de outubro e serão, ainda, divulgadas nas redes sociais com os respetivos BI’s. O objetivo é que estas imagens contribuam para a adoção responsável destes amigos de quatro patas, depois de as famílias terem ponderado todos os prós e contras e decidido conscientemente.

Na Despensa Solidária do MAR Shopping Matosinhos, junto ao hipermercado Auchan (piso 1), entre 1 e 5 de outubro, todos os que o desejarem, poderão deixar comida, areias sanitárias, mantas, brinquedos e outros donativos ao cuidado da MIDAS – Movimento Internacional para a Defesa dos Animais e da CãoViver.

Passatempo de Cartoons: “Os Animais”

No dia 1 de outubro, o MAR Shopping Matosinhos lança às 1.134 crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade (55 turmas) de 32 escolas do concelho matosinhense, no âmbito do Currículo Local das Atividades de Enriquecimento Curricular de Matosinhos, mais concretamente da Oficina de Artes, um concurso de cartoons inspirados nas fotos dos animais acolhidos pelo CROAM, cujos vencedores serão conhecidos em novembro.

“Para o MAR Shopping Matosinhos, assinalar este dia continua a ser importante. É nossa filosofia querer receber bem todas as famílias, e, hoje, os nossos animais de companhia são, definitivamente, parte da família”, adianta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Natal marca a programação de dezembro do Theatro Gil Vicente

Publicado

on

O Natal marca a programação cultural de dezembro do Theatro Gil Vicente (TGV), em Barcelos. O teatro infantil tem especial relevo, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

E é com música que abre a programação, no dia 2, às 22h00, com o concerto de Rui Reininho, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Por seu lado, o teatro sobe ao palco do espaço vicentino no dia 10, com duas sessões:  às 16h00 e às 21h30, com a peça “Um amor de família”, do Teatro Drama X Oeiras.

Teatro para crianças

Já na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 4, pelas 16h00, é encenada a peça “A Fórmula Mágica – O Musical” pela ADN de Palco – Associação Cultural e Teatral; no dia 11, às 16h00, é a vez da peça “Natal em todo o lado”, pela Associação D’Improviso – Artes do Espetáculo. No dia 18, bem mais perto do Natal, avança a peça “É Natal outra vez”, pela GrowUp Produções.

Cinema e Dança

A Associação Zoom – Cineclube continua a apresentar cinema no Theatro Gil Vicente, exibindo, no dia 6, às 21h30, o filme “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östiund. No dia 20, às 21h30, é a vez de “Decisão de Partir”, de Park Chan-Wook.

Já depois do Natal, no dia 27, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com as “Curtas do Mundo” com a projeção dos filmes “As Visitantes”, de Enrique Buleo”; “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli” e a “Glória da Malvada Eliz”, de Eliska Kovalková e Adan Struhala, às 21h30.

A programação de dezembro do Theatro Gil Vicente também contempla a dança. No dia 7, às 21h30, sobe a palco o espetáculo “Sonho de uma noite de Natal”, pela Academia Rosália Ferreira – Núcleo Artístico e Cultural de Barcelos.                  

Do programa Fora de Portas, destaque para o concerto de “Ocenpsiea”, a realizar no Café Plátano (Koberto), em Roriz, no dia 16, às 22h00, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Imagem: CMB.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).   

Imagem: CMB.                                                           

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos assinala Dia Internacional e promove Jornadas do Voluntariado

De 05 a 12 de dezembro 2022

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, em dez estabelecimentos de ensino do concelho, as Jornadas de Voluntariado, cujo início – dia 5 de dezembro – coincide com o Dia Internacional do Voluntariado.

Assim, desde a próxima segunda-feira, e durante uma semana (até ao dia 12), o programa será preenchido por sessões de sensibilização e esclarecimento a decorrer nos períodos da manhã e da tarde, nas escolas que aderiram à proposta do Município de Barcelos.

Esta iniciativa é operacionalizada pelo Banco Local de Voluntariado (BLV) e tem por objetivo educar para o voluntariado, contribuindo para uma cultura de solidariedade no território de Barcelos. A ideia subjacente é que alunos, professores e restante comunidade educativa vejam o voluntariado numa perspetiva de desenvolvimento integrado e de cidadania.

Durante as sessões, haverá testemunhos de voluntários que integram as entidades parceiras do território em projetos já em curso, que partilharão as suas experiências e projetos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Autarca de Viana do Castelo defende regionalização “para que o país consiga desenvolvimento mais equitativo e justo”

Publicado

on

No arranque da segunda edição do Fórum Autárquico da Região Norte, que aconteceu ontem, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defendeu que “depois de 48 anos de democracia, queremos avançar em relação a um modelo de regionalização para que o país consiga um desenvolvimento mais harmonioso, mais equitativo e mais justo”.

Na cerimónia de abertura do Fórum, que contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o autarca Luís Nobre indicou que “a regionalização tem de acontecer, é inevitável, e todos os agentes do Norte desejam que esse caminho seja percorrido”.

“Temos de fazer sentir junto de quem faz acontecer essa vontade que acredito ser da maioria”, frisou.

“Como uma boa nortada nortenha, queremos continuar a crescer com o impulso e a força que nos é habitual. Existe, para tal, a necessidade do nosso modelo de desenvolvimento evoluir com o processo de descentralização e com a regionalização, que nos parece ser, nesta altura, inevitável e determinante”, assegurou.

O Fórum Autárquico da Região Norte é uma iniciativa promovida pela CCDR-NORTE que coloca em perspetiva o início do novo ciclo de financiamento comunitário ao desenvolvimento regional em Portugal e as alterações relevantes, que se encontram em preparação, na organização territorial do Estado.  

Luís Nobre considerou que este é “um fórum de reflexão e de interpretação de onde estamos, pensando o futuro”, assegurando ser “um privilégio” para Viana do Castelo “receber um fórum desta dimensão e que debate temas decisivos e estruturantes”. “O Norte cresceu, mas tem muitos desafios para enfrentar e para desenvolver”, vaticinou.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas