Atualidade
Lisboa: PSP faz duas detenções por tráfico de estupefacientes
Em Loures, dois homens detidos por roubo

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de novembro, procedeu à detenção de dois homens, por serem suspeitos da prática do crime de roubo em estabelecimento comercial.
As vítimas, duas funcionárias que se encontravam a trabalhar num estabelecimento em Famões e uma cliente, foram abordadas pelos dois suspeitos que, através de coação e agressões físicas, roubaram 21 caixas com mercadoria no valor de aproximadamente 16 mil euros. Após o roubo consumado, uma das vítimas acionou o botão de pânico da referida loja, tendo os Polícias encetado de imediato diligências no sentido de intercetar os dois suspeitos que se encontravam em fuga numa viatura alugada.
Um dos indivíduos foi intercetado poucos momentos após o ilícito e o segundo, com o apoio dos Polícias da Divisão Policial da Amadora, foi prontamente identificado e detido pelos Polícias da Divisão Policial de Loures. Da abordagem policial resultou a apreensão de um “passa montanhas”, um X-acto e a totalidade da mercadoria roubada, que foi integralmente devolvida ao seu legítimo proprietário.

Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures no dia seguinte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais e proibição de saída do concelho de residência, para ambos os detidos.
Mais ações levadas a cabo pelas forças do Comando Metropolitano de Lisboa
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial e 5ª Divisão Policial, procedeu à detenção de dois homens, de 20 e 24 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de produto estupefaciente [Ndr: foto de destaque].
A primeira situação ocorreu no dia 15 de novembro quando os Polícias, em patrulhamento no jardim do Campo Grande, visualizaram o suspeito que encetou fuga apeada assim que se apercebeu da presença policial.
Intercetado metros mais à frente, o homem tinha na sua posse, produto suspeito de ser estupefaciente e ainda material destinado ao corte e pesagem do mesmo, nomeadamente, 1900 doses individuais de haxixe; 175 gramas de Liamba; 33 gramas de Ecstasy; 3 plantas de cannabis; 34 gramas de Produto Indeterminado; 3 sacos com sementes de cannabis; Cogumelos Mágicos; 1 Balança de Precisão; várias facas de corte; 1 telemóvel; e 355 euros em numerário suspeito de ser proveniente da atividade ilícita.
O detido, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícitos-criminais, foi conduzido ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A segunda detenção ocorreu no dia 16 de novembro, pelas 18h00, na freguesia de Arroios, quando os Polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento e verificaram um grupo de três indivíduos que, ao aperceberem-se da presença da Polícia, mostraram um ar suspeito tentando eximir-se a um possível contacto, aligeirando o passo no sentido de se afastarem do local. Perante a conduta dos suspeitos e na sequência abordagem policial, foi possível intercetar um deles, tendo sido encontrado na sua posse, 5,96 doses individuais de haxixe; 21,41 doses individuais de Liamba; 440,00 euros em numerário; 1 balança de precisão; e 1 navalha.
O detido recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, até ser presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.
Outras ocorrências
No dia 16 de novembro, pelas 11h30, a Divisão de Segurança Aeroportuária procedeu à detenção de um homem de 31 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de desobediência qualificada.
Em ato de fiscalização rodoviária, o suspeito foi detetado a conduzir uma viatura quando se encontrava a cumprir inibição de conduzir pelo período de 90 dias.
As diligências policiais resultaram na apreensão cautelar da viatura e na detenção do homem que foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado e notificado para comparecer em 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.
No dia 12 de novembro, a 2ª Divisão Policial procedeu à fiscalização de diversos estabelecimentos de restauração e bebidas, numa operação conjunta com outras entidades – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA)
A operação decorreu essencialmente nas freguesias do Parque das Nações e de Alvalade tendo sido registadas infrações em vários domínios sancionatórios, destacando-se: 2 autos de contraordenação por inexistência de mera comunicação prévia para início de atividade; 1 auto de contraordenação por ocupação indevida do espaço público para instalação de equipamentos; 1 auto de contraordenação por existência de extintores com data de manutenção expirada; e 2 autos de contraordenação por falta de afixação de horário.
Foi, ainda, realizado um encerramento administrativo e cautelar de um estabelecimento por falta de condições higiene e salubridade.
“A Polícia de Segurança Pública continuará a envidar esforços vários neste quadro de intervenção, em parceria e esforço conjunto com outras entidades públicas, tendo em vista a certificação e conformidade legal dos operadores económicos na sua área de atuação, zelando igualmente por um clima de tranquilidade e segurança pública com as comunidades que vivem em seu redor”, refere a força policial em comunicado.
Fotos: PSP.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação