Connect with us

Atualidade

Lisboa: PSP faz duas detenções por tráfico de estupefacientes

Em Loures, dois homens detidos por roubo

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de novembro, procedeu à detenção de dois homens, por serem suspeitos da prática do crime de roubo em estabelecimento comercial.

As vítimas, duas funcionárias que se encontravam a trabalhar num estabelecimento em Famões e uma cliente, foram abordadas pelos dois suspeitos que, através de coação e agressões físicas, roubaram 21 caixas com mercadoria no valor de aproximadamente 16 mil euros. Após o roubo consumado, uma das vítimas acionou o botão de pânico da referida loja, tendo os Polícias encetado de imediato diligências no sentido de intercetar os dois suspeitos que se encontravam em fuga numa viatura alugada.

Um dos indivíduos foi intercetado poucos momentos após o ilícito e o segundo, com o apoio dos Polícias da Divisão Policial da Amadora, foi prontamente identificado e detido pelos Polícias da Divisão Policial de Loures. Da abordagem policial resultou a apreensão de um “passa montanhas”, um X-acto e a totalidade da mercadoria roubada, que foi integralmente devolvida ao seu legítimo proprietário.

Material apreendido (Foto: PSP)

Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures no dia seguinte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais e proibição de saída do concelho de residência, para ambos os detidos.

Mais ações levadas a cabo pelas forças do Comando Metropolitano de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial e 5ª Divisão Policial, procedeu à detenção de dois homens, de 20 e 24 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de produto estupefaciente [Ndr: foto de destaque].

A primeira situação ocorreu no dia 15 de novembro quando os Polícias, em patrulhamento no jardim do Campo Grande, visualizaram o suspeito que encetou fuga apeada assim que se apercebeu da presença policial.

Intercetado metros mais à frente, o homem tinha na sua posse, produto suspeito de ser estupefaciente e ainda material destinado ao corte e pesagem do mesmo, nomeadamente, 1900 doses individuais de haxixe; 175 gramas de Liamba; 33 gramas de Ecstasy; 3 plantas de cannabis; 34 gramas de Produto Indeterminado; 3 sacos com sementes de cannabis; Cogumelos Mágicos; 1 Balança de Precisão; várias facas de corte; 1 telemóvel; e 355 euros em numerário suspeito de ser proveniente da atividade ilícita.

O detido, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícitos-criminais, foi conduzido ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A segunda detenção ocorreu no dia 16 de novembro, pelas 18h00, na freguesia de Arroios, quando os Polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento e verificaram um grupo de três indivíduos que, ao aperceberem-se da presença da Polícia, mostraram um ar suspeito tentando eximir-se a um possível contacto, aligeirando o passo no sentido de se afastarem do local. Perante a conduta dos suspeitos e na sequência abordagem policial, foi possível intercetar um deles, tendo sido encontrado na sua posse, 5,96 doses individuais de haxixe; 21,41 doses individuais de Liamba; 440,00 euros em numerário; 1 balança de precisão; e 1 navalha.

O detido recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, até ser presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Outras ocorrências

No dia 16 de novembro, pelas 11h30, a Divisão de Segurança Aeroportuária procedeu à detenção de um homem de 31 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de desobediência qualificada.

Em ato de fiscalização rodoviária, o suspeito foi detetado a conduzir uma viatura quando se encontrava a cumprir inibição de conduzir pelo período de 90 dias.

As diligências policiais resultaram na apreensão cautelar da viatura e na detenção do homem que foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado e notificado para comparecer em 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.

No dia 12 de novembro, a 2ª Divisão Policial procedeu à fiscalização de diversos estabelecimentos de restauração e bebidas, numa operação conjunta com outras entidades – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA)

A operação decorreu essencialmente nas freguesias do Parque das Nações e de Alvalade tendo sido registadas infrações em vários domínios sancionatórios, destacando-se: 2 autos de contraordenação por inexistência de mera comunicação prévia para início de atividade; 1 auto de contraordenação por ocupação indevida do espaço público para instalação de equipamentos; 1 auto de contraordenação por existência de extintores com data de manutenção expirada; e 2 autos de contraordenação por falta de afixação de horário.

Foi, ainda, realizado um encerramento administrativo e cautelar de um estabelecimento por falta de condições higiene e salubridade.

“A Polícia de Segurança Pública continuará a envidar esforços vários neste quadro de intervenção, em parceria e esforço conjunto com outras entidades públicas, tendo em vista a certificação e conformidade legal dos operadores económicos na sua área de atuação, zelando igualmente por um clima de tranquilidade e segurança pública com as comunidades que vivem em seu redor”, refere a força policial em comunicado. 

Fotos: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas