Connect with us

Atualidade

Lisboa: Operação resulta na detenção de burlão

Mais uma ocorrência

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 26 de junho, procedeu à detenção de um homem, de 19 anos, por ser suspeito da prática de 11 crimes de burla qualificada, cometidas em ourivesarias, a norte, centro e sul de Portugal.

A investigação teve o seu início em maio, altura em que os Polícias se aperceberam de um fenómeno em desenvolvimento, que iniciou na cidade do Porto e continuou em Lisboa, Aveiro e zona do Algarve, praticado por uma pessoa e que consistia em burlar os proprietários das ourivesarias com falsos comprovativos de transferências bancárias. O detido identificava-se com fotografias de documentos no telemóvel falsificados pelo mesmo, levando a crer os comerciantes que se tratava realmente daquela pessoa, que pretendia adquirir peças da loja e efetuar o pagamento por transferência bancária da sua conta de um banco espanhol.

Assim, a equipa da Divisão de Investigação Criminal especialmente criada e especializada para estes fenómenos itinerantes, após reunir toda a prova necessária para relacionar o suspeito com as 11 burlas praticadas no Porto, Lisboa, Loulé, Aveiro, Faro, Portimão e Lagos, em estreita colaboração com a 3ª Secção do DIAP de Lisboa, procedeu à deteção, seguimento e consequente cumprimento de Mandado de Detenção emitido por autoridade Judiciária do arguido, em Lagos, após o mesmo ter saído de uma ourivesaria e tentado burlar mais um comerciante.

O detido encontrava-se há cerca de um mês em Portugal, vindo da Espanha onde já, apesar da tenra idade tem um vasto historial de crimes de burlas praticados através do mesmo método. Durante este período percorreu o País de norte a sul e efetuou burlas em pelo menos 7 cidades distintas. Com as burlas o detido causou um prejuízo de cerca de 20.000 euros.

O detido foi presente perante o Juiz de Instrução Criminal de Lisboa que decretou que ficasse a aguardar julgamento em Prisão Preventiva.

Ocorrência

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 06 de julho, pelas 11h20, na freguesia de Alvalade, procedeu à detenção de um homem, de 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de estupefaciente.

Ao ser questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, retirou de imediato do interior de uma bolsa que trazia a tiracolo, uma embalagem contendo 9.05 gr. de haxixe, equivalente a 18.10 doses individuais.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Pequena Instância Criminal em Lisboa.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas