Connect with us

Atualidade

Lisboa: Operação “DZIEN DOBRY – BOM DIA” desmantela célula internacional de carteiristas

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 20 de maio, procedeu à detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 47 e os 52 anos, oriundos do leste da Europa, por serem suspeitos da prática de 25 furtos qualificados e 30 utilizações indevidas de cartão bancário, num total de 55 crimes cometidos em território nacional.

Este bando andava já a ser investigado desde de 2020, altura em que os Polícias se aperceberam que os furtos de carteira em estações ferroviárias estavam a aumentar a nível nacional, furtos estes, associados a levantamentos de dinheiro e pagamentos feitos com os cartões bancários provenientes desses furtos sem, naturalmente, consentimento das vítimas.

O grupo atuava com extrema itinerância, tendo começado em 2018 e 2019 apenas com uma visita ao nosso país, passando a duas visitas em 2020 e, já no ano de 2021, passaram a visitar o nosso país de forma mais regular, visitas essas que eram feitas por curtos períodos de tempo. A maioria das vezes, estas visitas a território nacional eram feitas durante um fim de semana, e eram sem respeitar um padrão ou modo específico de agendamento, dificultando, assim, a delineação do modo de atuar do grupo.

Foi precisamente pela instabilidade da atuação do grupo, que tão só uma escrupulosa análise criminal, permitiu antever e detetar potencial presença destes indivíduos na cidade de Lisboa. Assim, a Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada para estes fenómenos itinerantes, iniciou uma operação policial que visava o reforço do controlo e vigilância nas estações ferroviárias de Lisboa, através da distribuição de vários polícias, especializados neste tipo de crime, que culminou na deteção e consequente detenção dos três carteiristas, na estação ferroviária do Oriente, enquanto tentavam efetuar um furto, durante a entrada de vários passageiros num comboio.

Na manhã do dia 20 de maio, uma mulher foi vítima de um furto na estação do Oriente e, após a detenção do grupo e de várias diligências policiais e investigatórias, foi possível identificar que este grupo havia sido o responsável pelo furto e uso dos cartões da vítima.

Os Polícias reuniram informação ao longo dos últimos dois anos que permitiu indiciar o grupo em 25 furtos de carteira e 30 utilizações indevidas de cartão bancário (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que, com estes furtos e utilizações indevidas causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 41.775 €.

A PSP contou, para esta operação, com a preciosa colaboração do Gabinete de Segurança da CP (Comboios de Portugal).

Com estas três detenções, após emissão de competentes Mandados de Detenção Fora de Flagrante Delito por parte da Autoridade de Polícia Criminal, a PSP desmantelou este grupo, que estava ativo a nível europeu e que fazia de Portugal um dos seus locais de atividade criminal.

O Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, a quem os três detidos foram presentes para primeiro interrogatório, decretou que ficassem todos a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, nos dias 23 e 24 de maio, procedeu à detenção de dois homens, de 48 e 54 anos, respetivamente, por serem suspeitos da prática do crime de posse uma arma proibida.

Os suspeitos foram abordados pelos Polícias depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poderem existir objetos proibidos.

Aquando da abordagem policial, foi possível à PSP apreender duas armas brancas dissimuladas – Cardsharp – Sinclair.

Questionados sobre a posse da referida arma, declaram ser suas.

Aos suspeitos foi dada voz de detenção, constituídos arguidos, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontados com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1 unidade de conta no valor de 102 euros, cada um, os suspeitos concordaram efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas