Connect with us

Atualidade

Lisboa: Homem fica preso por homicídio qualificado na forma tentada

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve um homem, de 77 anos pela prática do crime de Ofensa à Integridade Física Grave.

A detenção ocorreu no dia 5 de junho, pelas 06h00, na zona da Baixa de Lisboa, por intermédio da emissão de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito emitido por Autoridade de Polícia Criminal.

O crime remonta a 28 de maio de 2023 na zona do Cais do Sodré, mais concretamente na Praça Duque da Terceira, onde a vítima se havia cruzado com um sem-abrigo, tendo-o reconhecido como a pessoa que, dias antes, lhe tinha danificado o chapéu-de-chuva. Por este motivo, despoletou-se uma violenta contenda, que acabou com um esfaqueamento quase fatal.

Em virtude da agressão ter sido numa zona sensível do corpo do ofendido, nomeadamente, na zona do peito junto ao coração, o mesmo temeu pela sua vida e devido à gravidade do ferimento, tentou de imediato procurar socorro, sentindo-se a desfalecer, até que foi contactado por Polícias que o ajudaram.

O suspeito, já com antecedentes por crimes contra a integridade física graves, foi presente no DIAP de Lisboa sendo-lhe aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva, acabando indiciado pelo MP por um crime de Homicídio Qualificado na Forma Tentada.

Ocorrências

A Divisão Policial de Cascais, realizou operações especiais de Prevenção Criminal na zona balnear das Praias de Carcavelos e Tamariz, durante o fim de semana de 03 e 04 de junho, tendo sido fiscalizados 25 cidadãos e tendo sido apreendido uma arma branca a um menor de 16 anos.

Procedeu-se à identificação do suspeito e à apreensão/retirada cautelar do referido artigo tendo sido solicitado a validação da sua apreensão junto do Ministério Público, do Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais.

“A PSP tem vindo a prosseguir uma estratégia conjunta de combate e prevenção criminal violenta e grave, bem como do tráfico de estupefacientes, reforçando os níveis de empenhamento diário, visando neutralizar a atividade criminal e reforçar os níveis subjetivos de segurança junto das zonas balneares”, salienta.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, entre os dias 2 e 4 de junho, nas freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia, procedeu à detenção de um homem, de 26 anos, e de duas mulheres, de 17 e 20 anos, respetivamente, por posse de estupefaciente.

No âmbito do policiamento preventivo na Estação do Metropolitano de Lisboa na Baixa Chiado, os Polícias avistaram o suspeito que de imediato tentou mudar a direção da marcha, com o intuito de abandonar a estação, motivo esse que levou à sua abordagem.

Perante um forte odor característico a produto estupefaciente, o suspeito foi questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, entregando, voluntariamente, vários pedaços dentro um maço de tabaco contendo 17.48 g de haxixe equivalente a 34.96 doses individuais.

No patrulhamento à Estação Ferroviária do Cais Sodré, os Polícias abordaram a primeira suspeita com os mesmos comportamentos que tinha na sua posse 2 (duas) embalagens de plástico contendo 9.73g de haxixe equivalente a 19.46 doses individuais.

Ainda na mesma estação ferroviária, os Policias abordaram a segunda suspeita que transportava na sua bolsa 7.18g de haxixe equivalente a 14.36 doses individuais e 4.28g de ecstasy equivalente a 42.80 doses individuais.

Todos os detidos foram notificados para comparecer, no dia 06 de junho de 2023, pelas 10h00, na Instância Criminal de Pequena Criminalidade no Tribunal de Lisboa.

No dia 02 de junho, pelas 16h00, procedeu à detenção de uma mulher, com 50 anos, por existir sobre a mesma um Mandado de Detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária do Oriente, os Polícias avistaram a suspeita a deambular e assim que se apercebeu da presença dos mesmos, mudou de imediato o sentido da marcha, motivo esse que levou à sua abordagem.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre a mesma, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por 1 (um) crime de condução sem habilitação legal, para pagamento de 369€ (trezentos e sessenta e nove euros), convertidos em 40 (quarenta) dias de prisão subsidiária.

A arguida fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo a mesma sido restituída à liberdade pelas 16h30.

No dia 05 de junho, pelas 21h35, na freguesia do Parque das Nações procedeu à detenção de um homem, com 41 anos, por existir sobre o mesmo dois Mandados de Detenção.

O suspeito deslocou-se à Esquadra a comunicar que teria extraviado o seu passaporte na zona de Oeiras e, após verificação dos seus dados de identificação, foi possível apurar que tinha dois Mandados de Detenção, por 2 (dois) crimes de condução sem habilitação legal, para pagamento de 890€ (oitocentos e noventa euros), convertidos em 108 (cento e oito dias) dias de prisão subsidiária.

O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade pelas 22h51.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 03 de junho, pelas 20h00, deteve um cidadão, de 39 anos por, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, em ação de fiscalização de rotina, ter sido verificado a conduzir uma viatura apreendida há menos de 90 dias, incorrendo assim no crime de desobediência.

O detido, assumiu que a viatura que conduzia se encontrava apreendida desde 07 de março de 2023.

Após pesquisa, a PSP verificou que no dia 23 de março de 2023, na EN 115, o mesmo foi interveniente num acidente com feridos tendo o mesmo iniciado fuga.

Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois, foi notificado para comparecer em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.

Foto: DR.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas