Atualidade
Lisboa: Homem de 20 anos detido por agressão a Polícia em carruagem do Metro
Mais ocorrências

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 03 de janeiro, pelas 18h55, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de agressões a Agente de Autoridade.
A Polícia, após términus do seu turno de serviço e em deslocação para sua residência, através da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa, presenciou uma desavença entre dois cidadãos. No intuito de cessar essa discussão, aproximou-se de ambos, constatando que o suspeito estaria com os pés em cima do banco, impedindo que algum passageiro se sentasse naquele lugar, tendo já sido advertido, por diversas vezes, por um outro passageiro.
Face ao exposto, a Polícia advertiu também o cidadão para que retirasse os pés do banco, tendo o mesmo retorquido, num tom agressivo, que não o iria fazer, desferindo-lhe, entretanto, pontapés nos membros inferiores.
Em ato contínuo, a Polícia identificou-se através da sua carteira profissional, tentando o suspeito sair da carruagem, mormente na Estação de Chelas, sendo logo retido por aquela, momento em que o meliante a agarrou no pescoço, desferindo-lhe vários pontapés, empurrões, socos no peito, puxando, inclusive, a camisola que trajava.
Face ao exposto, a Polícia foi, entretanto, auxiliada por um passageiro, tentando ambos cessar o comportamento agressivo do suspeito, mas sem sucesso, continuando o mesmo bastante exaltado, desferindo vários pontapés aos dois, tendo sido solicitado apoio.
À chegada do comboio à Estação do Oriente já vários Polícias os aguardavam, tendo logo auxiliado na manietação do suspeito e sendo, assim, possível retirá-lo do comboio, a fim de ser transportado para as instalações policiais, onde lhe foi dada voz de detenção.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Local de Pequena Criminalidade de Lisboa.
Ocorrências
A Divisão Segurança a Transportes Públicos, no dia 04 de janeiro, pelas 15h21, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem, de 30 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Os Polícias, na Estação do Metropolitano de Lisboa do Oriente, sentiram um forte odor característico de ser produto estupefaciente assim que se aproximavam do suspeito, verificando que estava na posse de 18.48 doses individuais de haxixe.
O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal da Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa.
A Divisão Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, entre os dias 28 e 31 de dezembro, procedeu à detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos, por serem suspeitos da prática do crime de uso de documento falso.
Os suspeitos, tentavam embarcar com Passaportes, supostamente falsos. Depois de diferentes diligências feitas pela PSP, bem como análise documental, verificou-se efetivamente que os documentos eram falsos.
Foi-lhes dada voz de detenção, foram constituídos arguidos e prestaram termo de identidade e residência, sendo presentes a 1º interrogatório junto dos Serviços da Comarca de Lisboa – Juízo Local Pequena Criminalidade – Serviço MP. Julgamentos adiados para datas posteriores.
Nos dias 01 e 03 de janeiro, procedeu à detenção de dois homens, de 27 e 33 anos, por serem suspeitos da prática do crime de posse de arma proibida.
Os suspeitos foram abordados pelos Polícias, depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX, se perceber poderem existir objetos proibidos.
Aquando da abordagem foi possível apreender 2 armas brancas – Cardsharp.
Aos suspeitos foi dada voz de detenção, constituídos arguidos, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontados com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de unidade e meia de conta no valor de 153 euros, cada um, os suspeitos concordaram efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro”.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca