Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Chamada para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro às 8 horas de sábado, em Leça da Palmeira

Publicado

on

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro vai tem a primeira chamada marcada para as 8 horas deste sábado, 23 de Abril, na praia de Leça da Palmeira. A segunda etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, leva as estrelas do surf nacional até às ondas do Norte. A sequência de prova já está definida e a ação vai começar com a realização dos trials masculinos, seguindo-se a ronda inaugural masculina.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)

– Fase de triagem – Masculino (4 heats)

Round 1 – Masculino (16 heats)

Round 1 – Feminino (8 heats)

Em prova vão estar as estrelas do surf nacional, com destaque para o trio de surfistas que garantiram, recentemente, os três primeiros postos do circuito europeu de qualificação da World Surf League e, consequentemente, o acesso ao circuito Challenger Series 2022, onde estão em disputa seis vagas para o circuito mundial de 2023. Mafalda Lopes, que se sagrou vice-campeã europeia a par da campeã nacional Kika Veselko, é uma das estrelas em prova e mostra ter expectativas altas para esta etapa nortenha.

Mafalda Lopes [Ndr: foto de destaque], top 3 nacional e atual vice-campeã europeia de surf: “Nesta etapa da Liga MEO Surf, as minhas expectativas e objetivos são mostrar um bom nível de surf, ser consistente, conseguindo obter notas elevadas e alcançar o melhor resultado possível. Gosto muito do Porto. É uma cidade incrível que tem boas ondas por todo o lado. Tenho a certeza de que vai haver show de surf! O surf feminino português está com o nível super elevado, sendo o top 3 do ranking do circuito QS europeu apenas composto por surfistas portuguesas. Assim, a Liga MEO Surf acaba por nos dar uma grande rampa de lançamento e ser um excelente treino e preparação para o circuito Challenger Series, que arranca já em maio.”

Em ação vão estar, igualmente, vários jovens surfistas locais do Porto, que serão “capitaneados” por Francisco Alves, um dos principais tops nacionais, que já está há vários anos radicado no Porto. Também ele espera que esta seja uma etapa especial. “As expectativas são boas. No sábado poderemos ter ondas um pouco grandes demais, mas penso que domingo e segunda-feira teremos boas condições. As previsões são boas. A praia de Leça da Palmeira é boa para os surfistas que gostam de fazer manobras fortes. Muitos surfistas gostam de surfar ali. No ano passado, fiquei em 5º lugar e o campeonato foi em Leça. Este ano gostava de ficar no pódio, até porque este foi o primeiro campeonato que o meu filho veio ver. Leça da Palmeira tem todas as condições para receber os melhores surfistas nacionais. Podem esperar boas ondas e uma boa francesinha. É assim que o Norte recebe os melhores surfistas de todo o país.”

Francisco Alves (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Ondas não deverão faltar na Praia de Leça da Palmeira, com as previsões a mostrarem uma entrada de um grande swell na sexta-feira, que vai arrastar-se para o fim de semana. Algo que deixa o diretor de prova, Francisco Morgado, com boas expectativas para o decorrer do campeonato. “Vemos uma ondulação com algum tamanho a entrar na véspera do campeonato, que deverá oferecer ondas desafiantes para o primeiro dia de prova. No entanto, as condições prometem melhorar progressivamente ao longo dos dias de prova, o que nos dá a garantia de coroar os campeões do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro no feriado de 25 de Abril, com muitas pessoas na praia a ver e com ondas de potencial para elevar ainda mais o espetáculo.”

Praia de Leça da Palmeira (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Agenda do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sábado, 23 de abril

08h00 – Call primeiro dia para Trials – masculino (confirmado)

08h30 – Round 1 – masculino

11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”

14h00 – Visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia

2º dia – Domingo, 24 de abril

08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)

11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”

16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

3º dia – Segunda-feira, 25 de Abril

08h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)

14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)

15h00 – Happy Hour Jerónimo Martins

16h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

17h00 – Entrega de prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

Destaque, ainda, para o facto de, na sexta-feira, ter acontecido uma limpeza de praia, pelas 10 horas, e sessões pedagógicas Amar o Amar – Jerónimo Martins, que envolveram alunos das escolas dos concelhos do Porto e Matosinhos. 

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: até às 8 horas de sábado

Pelo segundo ano consecutivo, a Joaquim Chaves Saúde dá o nome a uma das etapas da Liga MEO Surf, reforçando, assim, não só o seu compromisso com o desporto e atletas nacionais, mas também, com a promoção de hábitos de vida saudáveis, que são, sem dúvida, um complemento essencial aos cuidados de saúde prestados pelo grupo. Destes serviços destacam-se, para os amantes do desporto, as consultas de Medicina Desportiva, Ortopedia, com consultas vocacionadas para patologias relacionadas com a prática de atividade física, Fisioterapia ou Otorrinolaringologia, que, no caso dos surfistas, é particularmente importante, uma vez que muitos sofrem de exostoses, vulgarmente conhecidas como ‘doença ou ouvido de surfista”.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas