Connect with us

Atualidade

Leiria: Detenção de um homem e uma mulher que se faziam passar por Oficiais da GNR

Publicado

on

Ontem, dia 24 de outubro, pelas 14h30, o Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, com 34 anos, e de uma mulher, de 38 anos de idade, pela prática dos crimes de Abuso de Designação, Sinal ou Uniforme.

Tendo chegado ao conhecimento da Polícia que um casal andaria a fazer-se passar por Oficiais da GNR, exibindo carteiras profissionais típicas daquela Força Segurança, os polícias prontamente encetaram diligências para apurar a identificação dos suspeitos e reunir a prova necessária para aferir a sua responsabilidade criminal.

No dia de ontem, os Polícias localizaram os suspeitos e, em flagrante delito, procederam à sua abordagem e consequente detenção, após os mesmos, numa situação de cariz particular, se terem identificado como oficiais da GNR mediante exibição de carteiras profissionais iguais às que são usadas por aquela Força de Segurança.

Após a detenção, a Polícia promoveu a realização de buscas domiciliária e não domiciliária (viatura), tendo procedido à apreensão de um vasto leque de fardamento policial adstrito à GNR, divisas, insígnias, equipamento técnico e tático-policial (bastões policiais e de ordem pública), algemas, coldres, emissores/recetores (rádios), reprodução de arma de fogo (pistola), luz STROBE de cor azul (utilizada para trânsito de viaturas policiais em marcha de urgência), inúmeros cartões profissionais daquela Força de Segurança e de outras instituições de emergência e socorro, designadamente, Bombeiros, INEM e

Proteção Civil, bem como diversas peças de fardamento relativas a estas instituições.

Foi, ainda, localizada e apreendida, na residência dos detidos, uma arma de fogo longa (vulgo espingarda), para a qual nenhum dos visados está legalmente habilitado com Licença de Uso e Porte, cometendo, por este motivo, o crime de detenção ilegal de arma de fogo.

Os detidos foram libertados e notificados para comparecer, hoje, dia 25 de outubro, pelas 09h30, no Tribunal Judicial de Leiria.

A Polícia “recomenda que não deixem de respeitar as ordens ou indicações emitidas pelos profissionais das Forças de Segurança, fardados ou à civil, desde que façam prova legal e legitima dessa qualidade. Em caso de dúvida relativamente à ação ou à legitimidade destes profissionais, aconselha-se o contacto imediato à Força de Segurança territorialmente competente”.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas