Connect with us

Atualidade

LEFFEST faz regressar o cinema a Sintra

Publicado

on

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a exibição dos filmes “Aferim”, “Asako I & II” e “O Piano”, no dia 11 de novembro, inseridos na programação da 15ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film.

O filme “Aferim!”, de Radu Jude, será transmitido pelas 15h00. Realizado em 2015, ganhou diversos prémios, nomeadamente no Festival de Berlim 2015, com o Leão de Prata para Melhor Realizador; Prémios do Cinema Europeu 2015, como Melhor Argumentista Europeu, e IndieLisboa 2015, com o Grande Prémio de Longa Metragem “Cidade de Lisboa”.

Na Roménia do século XIX, o polícia Costandin é contratado por um homem nobre para encontrar um escravo cigano que se encontra em fuga. Acompanhado pelo filho, Costandin atravessa o país em busca do foragido.

Posteriormente, às 18h00, será exibido o filme “Asako I & II”, de Ryûsuke Hamaguchi, criado em 2018 e indicado para a Seleção Oficial em Competição do Festival de Cannes em 2018.

Asako mora em Osaka e apaixona-se por Baku, um ‘espírito-livre’. Um dia, Baku desaparece inexplicavelmente, deixando Asako destroçada. Dois anos passaram: Asako vive, agora, em Tóquio e conhece Ryohei, que se parece com Baku, apesar de ter uma personalidade completamente diferente. Tudo parece perfeito até ao dia em que Baku reaparece, confrontando Asako com sentimentos antigos.

Por fim, pelas 21h30, será possível assistir ao filme “O Piano”, de Jane Campion. Realizado em 1993, “O Piano” é detentor de diversos galardões, nomeadamente: três Óscares para Melhor Atriz Principal (Holly Hunter), Melhor, Atriz Secundária (Anna Paquin) e Melhor Argumento Original (Jane Campion), no Festival de Cannes, com Palma d’Ouro e Melhor Atriz (Holly Hunter), Globos de Ouro para Melhor Atriz Dramática (Holly Hunter) e BAFTA para a Atriz (Holly Hunter), Guarda-Roupa e Design de Produção.

O Piano” [Ndr: foto de destaque] foi um filme que surpreendeu a vários níveis. Era, à partida, o cavalo em que ninguém apostava para ganhar a corrida, mas esta história de uma mulher escocesa muda, interpretada por Holly Hunter, que, no século XIX, é enviada para a Nova Zelândia juntamente com a filha e um estimado piano para um casamento arranjado com um fazendeiro rico, depressa se tornou um fenómeno ao conquistar plateias por todo o mundo e numerosíssimos prémios.

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film, de 10 a 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas