Connect with us

Atualidade

Lagoa (Açores): PSP detém mulher pela autoria de vários crimes

Publicado

on

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através da Brigada de Investigação Criminal – BIC, da Esquadra de Lagoa, procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de uma jovem, de 18 anos, sem apoio familiar e sem domicílio, com problemas de consumo de estupefacientes, encontrando-se fortemente indiciada pelo presumível concurso da prática material e de forma consumada de 2 crimes de roubo, 7 Crimes de furto qualificado, 9 crimes de furto simples e ainda, de um crime de furto qualificado, na forma tentada.

A investigação em curso praticada pela BIC de Lagoa e dirigida pelo Ministério Público do DIAP de Ponta Delgada, decorreu durante diversas semanas, tendo procedido à recolha de diversos e fortes elementos de prova que sustentaram a emissão de um mandado de detenção fora de flagrante delito, pela Autoridade Judiciária.

A analogia dos crimes em investigação indicia, fortemente, que a suspeita premeditava a prática destes crimes, atuando sozinha, de forma muito astuta e ludibriante, com especial incidência nas freguesias de Santa Cruz e Nossa Senhora do Rosário, ambas do concelho de Lagoa, tendo-se verificado que vitimizava pessoas idosas ou portadores de deficiência física, maioritariamente do sexo masculino.

No momento, verificava-se um sentimento de grande insegurança nas ruas das freguesias do concelho de Lagoa, pois foram denunciados diversos crimes contra a propriedade, com especial incidência em crimes ocorridos em viaturas estacionadas na via pública e no interior de residências de pessoas idosas, através dos métodos de arrombamento e escalamento, verificando-se fortes indícios de que a mulher detida foi surpreendida algumas vezes pelos ofendidos no interior das suas habitações, colocando-se seguidamente em fuga na posse de dinheiro que lhes subtraía, sendo que, em pelo menos duas vezes, a arguida terá utilizado violência contra os ofendidos para consumar os crimes e não ser detida.

Relativamente aos 9 crimes de furto simples, a PSP constatou que algumas das vítimas foram importunadas na via pública, com abordagens de carácter sexual, que após forte insistência e coação junto destas, seguimento das vítimas ou atraindo-as a locais isolados, e, inclusive, introduzindo-se sem consentimento no interior de veículos conduzidos pelas vítimas, a suspeita que, de forma astuta, eludia as vítimas e subtraía-lhes a carteira com dinheiro e até os telemóveis pessoais.

Após ter sido presente à autoridade judiciária competente, a arguida ficou sujeita à medida de coação de prisão preventiva.

“O Comando Regional da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática de ilícitos, contactem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de acionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade”, aconselha a PSP.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas