Connect with us

Atualidade

Interesse da imprensa internacional sobre o Algarve dispara

Turismo do Algarve faz balanço do 1º semestre de promoção externa

Publicado

on

O número de jornalistas internacionais interessados em visitar o Algarve e em conhecer mais sobre a oferta da região enquanto destino turístico aumentou, de forma exponencial, desde o início do ano, superando as expectativas do Turismo do Algarve.

No balanço da atividade relativa ao 1º semestre de 2022, a Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção externa da região, revela que, de janeiro a junho, foram já realizadas 48 press trips, um número que praticamente alcança o total de visitas de jornalistas que o Algarve recebeu durante todo o ano de 2019 (ano em que foram contabilizadas 52 ações desta natureza).

Entre jornalistas, fotógrafos/videógrafos, bloggers e influencers, estiveram no Algarve, desde o início do ano, em ações organizadas pela ATA, 102 participantes, provenientes de mercados distintos como o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda, Itália, França e Bélgica. O interesse pela região estendeu-se ainda aos mercados do Norte da Europa (Suécia, Dinamarca e Noruega) e a mercados mais longínquos como os EUA, Brasil e Emirados Árabes Unidos.

Esta vontade de descobrir mais sobre o destino é também partilhada por operadores turísticos internacionais. Desde janeiro, e até ao final de junho, a ATA teve já a oportunidade de organizar 10 fam trips, com 72 participantes dos mercados estratégicos da região. Até ao final do ano, prevê-se triplicar o número de participantes nas visitas de reconhecimento do destino direcionadas a estes profissionais do setor. Através de programas feitos à medida, estas ações têm como objetivo dar a conhecer, no terreno, as mais-valias da região, para que os participantes possam experimentar aquilo que torna o Algarve um destino único e perceber os motivos que explicam os vários prémios e distinções internacionais que o destino tem vindo a conquistar.

“O interesse em torno do Algarve não nos surpreende já que, à exceção do período em que estivemos em confinamento total, nunca deixámos de organizar iniciativas com a imprensa e operadores internacionais, fruto também da estratégia que implementámos para manter a elevada notoriedade do destino durante a pandemia. Ainda assim, a rapidez da recuperação da atividade turística está a superar as nossas melhores expectativas”, afirma João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

“Neste esforço de promoção, para além das nossas praias – que continuam a ser um dos principais cartões de visita da região – procuramos dar a conhecer outras facetas do Algarve e surpreender os participantes com a diversidade e riqueza da nossa oferta turística. Uma das nossas grandes apostas tem sido a promoção do Turismo de Natureza e desportivo, em especial de produtos como as caminhadas, a vela, o surf, o mergulho ou os passeios de bicicleta, que têm registado uma enorme adesão”, explica. “Para além de, em conjunto com outros elementos – como a gastronomia, os vinhos, a cultura e a autenticidade da região -, ajudarem na construção do conceito de destino multifacetado, capaz de dar resposta a diferentes motivações, estes são produtos que geram procura pela região durante todo o ano, incluindo no interior do território, contribuindo assim para esbater a litoralização e a sazonalidade”, acrescenta João Fernandes.

Na primeira metade do ano, a promoção externa do Algarve foi também materializada na participação em 15 eventos internacionais, estrategicamente selecionados, onde a ATA esteve a representar o destino e os seus associados. Adicionalmente, esteve envolvida na preparação de cerca de 70 campanhas de marketing, realizadas em colaboração com operadores turísticos e companhias aéreas que operam a região. Estas campanhas resultaram do esforço levado a cabo, com sucesso, pelo Turismo do Algarve para retomar as ligações aéreas existentes (e que haviam sido suspensas pela pandemia) e para captar novas rotas.

Vendo validada a estratégia de promoção turística que tem vindo a implementar, a ATA alcançou, neste primeiro semestre de 2022, os 398 associados, o número mais alto de sempre na história da Associação e significativamente representativo das várias atividades de turismo a que os agentes da região se dedicam. “Estamos empenhados em envolver cada vez mais empresas neste desígnio de promoção de um destino que é o nosso maior ativo”, revela João Fernandes. “A nossa vontade é poder contar com o esforço e a participação ativa de todos, em torno de um objetivo comum: consolidar o Algarve como um destino turístico inspirador e autêntico, com uma oferta de qualidade diferenciada, que contribui positivamente para a região e para os seus residentes, os de hoje e os de amanhã”.

Olhando para o segundo semestre com algum otimismo, o Turismo do Algarve espera dar continuidade a toda esta dinâmica de recuperação, de forma sólida e consistente, e chegar ao final do ano com valores próximos dos 2019, um ano de boa memória para o turismo da região.

Promoção externa do Algarve em números

[balanço: 1 janeiro 2022 – 30 junho 2022]

> 48 press trips realizadas |102 participantes, provenientes de 13 mercados

> 10 fam trips | participação de 72 operadores/agentes de viagens, provenientes de 8 mercados

> presença do destino em 15 eventos internacionais

> preparação de cerca de 70 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e companhias aéreas

> 3 candidaturas de apoio a empresas aprovadas no âmbito do Portugal Events.

Foto: ATA.

Atualidade

CAPGEMINI Portugal reforça o investimento, contratação e crescimento

Publicado

on

Presente em Portugal há 25 anos, a CAPGEMINI Portugal – especialista e líder de mercado em serviços de tecnologia, consultoria e engenharia, apresentou, ontem, ao mercado a sua nova estrutura organizacional, resultante da conclusão do processo de integração da ALTRAN e da consequente criação de duas marcas que atuam sob a insígnia da mesma entidade: a CAPGEMINI e a CAPGEMINI ENGINEERING.

Tendo alcançado um volume de receitas de 162 Milhões de Euros em 2021, e prevendo um forte crescimento de 16% das receitas e 18% do número de colaboradores para 2022 (+ 1.210 novos contratados), a CAPGEMINI Portugal possui uma equipa que integra mais de 3.600 especialistas de 49 nacionalidades distintas, 6 escritórios (Lisboa, Porto, Fundão e Évora), 4 Labs Mobility, 5G, Media e Quantum, 2 hubs (CRM, Salesforce e Dynamics) e Low Code (Outsystems), e detém mais de 2.400 certificações técnicas. Dispondo de um importante leque de parcerias estratégicas com 6 das empresas mais relevantes da cena tecnológica (MICROSOFT, SALESFORCE, SAP, OUSYSYTEMS, GOOGLE E AWS), a CAPGEMINI Portugal detém uma elevada classificação no Glassdoor de 4,1, um Engagement Score interno de 8,1, tendo alcançado, em março passado, o primeiro lugar do ranking Great Place to Work em Portugal, na categoria de empresas com mais de 1.000 colaboradores

A nova estrutura da empresa, além da área de Global Support Functions (Legal, Finance, Human Resources, Marketing & Communications, Procurement e IT) conta com a área de ABL – Application Business Lines (Application Management Services, Cloud & Customer Applications e Digital Customer Experience) e com a submarca, CAPGEMINI ENGINEERING, que agrega a oferta de Intelligent Industry e Engineering e R&D.

Cristina Rodrigues [Ndr: foto de destaque] é a Administradora-Delegada da nova estrutura e Board Member da CAPGEMINI Portugal, órgão que integra em conjunto com Eric de Quatrebarbes, responsável do Europe Cluster ao qual reporta Portugal, e Anne Lebel, Diretora de Recursos Humanos do Grupo CAPGEMINI. Esta responsável lidera, também, as Application Business Lines – ABL.

Por seu turno, Maria da Luz Penedos é a Managing Director da nova submarca, CAPGEMINI ENGINEERING, em Portugal.

“A CAPGEMINI é uma empresa de origem francesa líder mundial em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. Para impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento, em 2020, o Grupo CAPGEMINI adquiriu o Grupo ALTRAN, reforçando, assim, o seu posicionamento a nível dos serviços de engenharia. Em 2021, a integração da ALTRAN no Grupo CAPGEMINI, com a já existente área de Digital Engineering & Manufacturing Services, deu origem à criação da CAPGEMINI ENGINEERING, como uma submarca que reúne os serviços globais de engenharia e investigação e desenvolvimento (I&D) provenientes da ALTRAN. Hoje, a integração está concluída e temos uma empresa única, com uma nova organização assente em 2 marcas: a CAPGEMINI e a CAPGEMINI ENGINEERING. Juntas, sustentam a organização líder em serviços de transformação digital e indústria inteligente para empresas dos mais variados setores de atividade,” explica Cristina Rodrigues, Administradora da CAPGEMINI Portugal e Board Member da empresa no nosso país, acrescentando que: “Desde o início do nosso percurso em Portugal, que começou há 25 anos, que uma das nossas principais ambições foi transformar o nosso país num hub de inovação tecnológica à escala internacional e é com enorme orgulho que temos vindo a ver a concretização deste propósito, agora materializado nos 4 Labs e 2 hubs que possuímos e a que se juntam os nossos 6 escritórios. Este é um propósito que iremos continuar a desenvolver, agora ainda mais focado em libertar o poder da tecnologia, para construirmos um futuro mais sustentável, inclusivo e justo – princípios chave do Grupo e das suas pessoas.”

Para apoiar o seu crescimento em Portugal, a empresa tem, este ano, em curso uma campanha de recrutamento até final de dezembro.

“Em Portugal, como de resto em todo o mundo, temos tido um percurso de crescimento e para podermos responder ao aumento das solicitações dos nossos clientes, que decorrem da acelerada transformação digital em curso, temos vindo a aumentar a nossa equipa com mais especialistas. Este ano a nossa ambição é chegarmos ao final do ano com mais de 4 mil colaboradores”, explica aquela responsável, concluindo que: “a CAPGEMINI é uma empresa muito focada nas pessoas e que sabe que são estas que têm a capacidade de libertar todo o poder que as tecnologias nos oferecem, por isso é importante para nós podermos contar com os melhores talentos.”

A par da ambiciosa estratégia de crescimento contínuo de dois dígitos para os próximos anos, a CAPGEMINI Portugal está, ainda, fortemente empenhada em construir um futuro mais sustentável, que passa não só por um vasto leque de iniciativas desenvolvidos em conjunto com os seus colaboradores, parceiros e fornecedores, como também pela criação de uma nova oferta que visa apoiar os seus clientes a alcançarem este objetivos e a tornarem-se empresas mais sustentáveis, e que é apoiada pelo Energy Command Center que o Grupo CAPGEMINI possui na Índia.

Ainda de referir que a CAPGEMINI Portugal, com 30% de mulheres na sua organização e 31% em posições de gestão, foi distinguida como Outstanding Knowledge Partner 2022 pela SALESFORCE e que a antiga entidade ALTRAN, foi distinguida nos Prémios Expresso Economia 2020 como a empresa que mais cresceu em volume de negócios, na categoria entre 50 e 100 milhões de euros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Município sensibiliza comunidade escolar para a prática do Voluntariado

Publicado

on

No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a temática do Voluntariado, o Município de Barcelos realizou, ontem, um encontro com representantes de diversas instituições educativas, no decorrer do qual deu a conhecer os objetivos e atividades em curso nesta área. 

Estas ações têm como objetivo desenvolver programas de educação para o voluntariado, promovendo a sua valorização e prática no território de Barcelos, envolvendo os parceiros na construção conjunta de uma cultura de voluntariado.

Durante o encontro, foi proposto que se realizem sessões nas instituições educativas, chamando à participação os parceiros, voluntários para dar o seu testemunho, encorajando as diferentes escolas a participar no programa, tendo como propósito a efetiva construção de um território que promova o voluntariado.

Assim, ficou delineada a seguinte estratégia:

– Levar às escolas, aos alunos, professores e à comunidade educativa o tema do voluntariado;

– Informar os jovens e a comunidade sobre esta temática e promover a participação ativa;

– Valorizar o voluntariado;

-Realizar ações que envolvam a presença e partilha da comunidade para uma atmosfera social recompensadora e estimulante que, continuamente cultive a solidariedade social.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Tarouca: Mosteiro de Salzedas é a paragem que se segue de “Património a Norte”

Publicado

on

A segunda etapa da iniciativa “Património a Norte” está marcada para o próximo dia 01 de outubro, em Tarouca. Organizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas, o programa procura valorizar os espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras.

Trata-se de um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de gastronomia. O Mosteiro de Salzedas será o anfitrião da iniciativa em Tarouca – recebe, no dia 01 de outubro o Chef Renato Cunha, que dará a provar a melhor gastronomia da região, e o Pedro de Castro Trio, a quem caberá a animação musical. Baseado nestes três pilares, o evento tem como grande objetivo a aproximação da população residente e a captação de novos públicos turístico-culturais.

Mosteiro masculino da Ordem de Cister, o Mosteiro de Salzedas iniciou a sua construção em 1168. O anfitrião do “Património a Norte” em Tarouca foi classificado Monumento Nacional em 1997, abriu ao público em 2011, e é, hoje, um dos mais visitados mosteiros da Região do Douro e Varosa. Para além do núcleo museológico, que pode visitar diariamente, acolhe actualmente a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.

A experiência gastronómica vai estar a cargo do Chef Renato Cunha. Cozinheiro por vocação, gosta de ser visto como embaixador da gastronomia portuguesa. Atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

Caberá ao Pedro de Castro Trio a animação musical. Pedro de Castro nasceu em São Paulo, em 29 de agosto de 1977. Desde sempre teve uma proximidade muito grande com a comunidade fadista: os amigos dos seus pais eram fadistas, músicos, tocadores. Isso levou-o, desde muito novo, às casas de fado de Cascais. Com 5 anos, começou a aprender piano, num enquadramento clássico. A guitarra chegou mais tarde, com 14 anos, por influência do guitarrista José Luís Nobre Costa (que viria a ser o seu mestre).

Programa 01 de outubro | Tarouca

16h00 · Sessão de abertura

Lançamento das visitas

16h30 · Património em Prova

Partilha e Degustação com Chef Renato Cunha

18h00 · Concerto

Pedro de Castro Trio.

O projeto «Arte e Cultura em Circulação… pelo Património» | NORTE-04-2114-FEDER-000607 é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com os municípios locais, representando um investimento aproximado de 300 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

Para saber mais, consulte o website https://culturanorte.gov.pt/, https://patrimonioanorte.pt/  e redes sociais.

Imagem: DRCN.

Continuar a ler

Mais lidas