Connect with us

Atualidade

Intensify World

Publicado

on

A Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação e sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Macieira de Rates, concelho de Barcelos.

Esta associação foi fundada em 19 de fevereiro de 2019 por três jovens licenciados na área de engenharia, os quais, cientes da realidade social, decidiram juntar o “melhor dos dois mundos”: a tecnologia e a solidariedade.

Contudo, o âmbito de atuação da Intensify World vai mais além, sendo quatro os pilares base da sua atividade, concretamente: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente e Tecnologia.

Na verdade, quem acompanha a associação, percebe o seu ensejo e ambição em querer crescer a nível nacional, mas também, é percetível a sua visão projetada para a atuação e cooperação além-fronteiras. Promover o bom ambiente e o desenvolvimento sustentável aliado à tecnologia, aumentando a rede de envolvidos nos projetos é o foco e, para o efeito, dá primazia aos valores de lealdade, eficiência, sustentabilidade e cooperação, cujos princípios são a base do seu sucesso e crescimento.

No entanto, é na partilha de conhecimentos e recursos entre os elementos da associação, voluntários/as e organizações parceiras que a sua missão se consegue.

Se na gíria, vulgarmente se entende que “a idade é um posto”, rapidamente essa ideia se desconstrói quando se é confrontado com esta associação, onde o esforço, dedicação e firmeza são a prova de que se pode atingir qualquer meta, independentemente da sua tenra idade (entenda-se, constituição).

Tanto assim é que esta associação, em apenas 4 anos de existência, conta já com mais 300 sócios, mais de 30 voluntários e ascende a 75 parcerias estabelecidas com diversos organismos/instituições/associações públicos e privados. Portanto, limites aqui não existem!

A verdade é que é indiscutível o seu progresso desde 2019 a esta parte. Com apenas um 1 ano de existência, nomeadamente, no ano de 2020, e em plena pandemia, a Intensify World contava já com a abertura de dois espaços sociais situados em duas freguesias do concelho de Barcelos, a saber: o espaço social situado na freguesia de Macieira de Rates e o espaço social localizado na freguesia de Pedra Furada.

Porém, e porque a tecnologia foi o mote para a sua constituição, a Intensify World, também em 2020, inaugurou o laboratório de robótica no espaço social de Macieira de Rates, o qual é composto por material que permite às crianças, jovens e adultos vivenciar, de perto, a magia da tecnologia que, por vezes, não é acessível, quer em termos monetários, quer em termos de oportunidades de contacto às zonas periféricas das cidades.

Já no plano do meio ambiente, há que realçar a abertura dos Centros de Reciclagem de Material Elétrico, onde é depositado o material que se encontra “em fim de vida”, material este que é recolhido por esta associação, ou entregue nos seus espaços, e que, após uma triagem, é consignado naquele centro. Contudo, não é só o material eletrónico que merece uma reutilização, dedicando, também, esta associação à reutilização e reciclagem de roupas, calçado, brinquedos e de material escolar. A título de exemplo, no último ano foram recicladas 12 toneladas de roupa, 7 toneladas de material eletrónico e reutilizado cerca de 1 tonelada de material eletrónico.

Ademais, a vertente de educação é dos principais focos da Intensify World. Esta associação tem disponível um leque de serviços que permitem apoiar os jovens que se encontram ainda a estudar e, até mesmo, prestar auxílio aos pais. Para o efeito, dispõe de um gabinete de apoio a candidaturas a bolsas de estudo do ensino superior; prestam apoio em teses de mestrado e trabalhos académicos; nos seus espaços sociais tem disponíveis salas de estudo; recebem alunos de Erasmus, tendo, no último ano, recebido alunos provenientes de 7 países diferentes; frequentemente são, também, dadas palestras/workshops em escolas e instituições destinando-se o conteúdo das mesmas a qualquer cidadão, desde crianças até aos idosos. Nesta modalidade, a associação vai, inclusive, mais longe, dispondo da iniciativa “educação para a saúde” que, juntamente com uma voluntária licenciada em medicina, apresenta, mensalmente, um tema sobre uma doença, apelando e informando aqueles que seguem a associação acerca dos cuidados a ter.

Contudo, é de facto na solidariedade cuja sua atuação é mais premiada. Por exemplo, a Intensify World,em 2021, acolheu o projeto de uma das suas voluntárias, com o lema “Abrace em Troca de um Sorriso”, tendo, nesse mesmo ano, prestado apoio a 53 famílias de diversos concelhos do país, e em 2022 prestado o auxílio a 75 famílias. Além disso, desde o Natal de 2021 que é organizada a campanha intitulada de “Prendas para Todos”, tendo, no passado Natal de 2022, distribuído 326 prendas por crianças e jovens em risco de várias instituições de Barcelos e municípios vizinhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Já em 2023, e perante o cenário de destruição provocado pelo sismo na Síria e Turquia, a associação “pôs mãos à obra”, tendo recolhido mais de uma tonelada de bens doados para serem enviados para os locais afetados pela tragédia.  

Por sua vez, e se dúvidas ainda houvessem quanto ao cariz multifacetado de atuação desta associação, sublinha-se que em 2021, esta associação aderiu ao CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Barcelos e, já em 2022, aderiu ao CLAS de Esposende. Tendo, por conseguinte, ainda no ano de 2022, aderido à Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Barcelos, bem como, aderido ao GOI (Grupo Operativo do Idoso) de Barcelos.

Portanto, em face das diversas áreas que, prontamente, a associação se disponibiliza e atenta aos inúmeros pedidos solicitados, é toda uma dinâmica diária que exige uma grande capacidade de gerir e assegurar meios de resposta. Contudo, e como qualquer trabalho tem a sua devida recompensa, o esforço e cooperação de todos os envolventes da associação tem sido premiado em diversos âmbitos. Desde logo, a Intensify world, em 2020, foi vencedora da 1ª Edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal de Barcelos; em 2021 foi vencedora do prémio Santander Mais Comunidade e, nesse mesmo ano, conquistou, ainda, o 2º lugar da Semana Europeia da Mobilidade; foi vencedora, em 2020 e 2021, respetivamente, da 1ª e 2ª Edição do Prémio Bairro Feliz do Pingo Doce de Barcelos, bem como vencedora, em 2022, da 3ª Edição daquele Prémio, quer no município de Barcelos, quer no município da Póvoa de Varzim; em 2022, conquistou o 1º lugar do Festival Nacional da Robótica; conquistando, também em 2022, o ambicionado Estatuto de IPSS e Utilidade Pública. Mais recentemente, em 2023, recebeu a Menção Honrosa no projeto nacional “Junta-te ao Gervásio”, que reconhece o trabalho de entidade no âmbito da reciclagem e economia circular.

É, portanto, em prol de toda a dedicação despendida e reconhecimento obtido que a associação Intensify World pretende continuar a crescer nas suas várias áreas e ter um papel, cada vez mais ativo na comunidade, continuando certa e firme no alcance do seu lema “Juntos, vamos continuar a obter grandes resultados”.

Sobre o Espaço no Jornal a Nação

O Espaço de Opinião no Jornal “A Nação” irá contar com publicações de 2 em 2 meses e serão convidados autores de diversas áreas com contribuições relevantes para a associação ou para a sociedade de diversas áreas de conhecimento.

Por: Luís Dias (Engenheiro e Presidente da Direção da Intensify World)

Imagem: ORIGAMI.

Atualidade

Maestro Marcello Rota apresenta “Nino Rota & Ennio Morricone” no Coliseu dos Recreios (Lisboa)

Publicado

on

O prestigiado Maestro Marcello Rota vai dirigir os grandes sucessos de dois dos maiores compositores vencedores de Óscar: Nino Rota & Ennio Morricone.

Dia 18 de junho, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Marcello Rota, estará à frente de 50 músicos da Orchestra Sinfonica Della Città, a que se juntará a Soprano Ângela Silva.  

Na bagagem, o Maestro italiano traz as maiores bandas sonoras da história do cinema das últimas décadas.

Nesta noite, apenas vão ser tocados os temas mais icónicos. Basta pensar em filmes como “O Padrinho”, “O Bom, o Mau e o Vilão”, “A Missão”, “La Strada”, “Aguenta-te Canalha”, “Era uma Vez na América”, “Cinema Paraíso” ou “La Dolce Vita”, que são interpretações obrigatórias.

Imagens em movimento, projetadas em grande ecrã, dos filmes de Federico Fellini, Francis Ford Coppola, Giuseppe Tornatore ou Sérgio Leone, acompanharão a magia da música ao vivo.  

“Este será um momento único para viver a música do cinema, em concerto!”, adianta a promotora do espetáculo.

Bilhetes em https://coliseulisboa.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121543-marcello_rota_dirige_nino_rota_ennio_morricone-coliseu_de_lisboa/

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

G combo apresenta novo single “Cumbia Tropical”

Publicado

on

G combo é uma mistura de culturas: Cuba, Colômbia, Jamaica, Espanha…Moderna, mas tradicional. Um cocktail de sons algures entre Quantic, Manu Chao ou Thievery Corporation, para citar alguns.

Owem-G é um produtor espanhol, DJ e músico.

Em 2013, mudou-se para Lisboa, onde conheceu o saxofonista Joel Pinto e o percussionista João Maia. Logo começaram a trabalhar juntos no primeiro álbum “El circo de la vida“, tentando encontrar o equilíbrio perfeito entre os ritmos latinos tradicionais e os elementos modernos do Tropical Dub, Nu Cumbia

Quando o primeiro álbum de estúdio foi lançado em 2017, a banda estava determinada a mostrar o seu trabalho original ao vivo.

Após um período de digressão por Portugal e Espanha como trio de soundsystem, o G combo tornou-se uma banda completa quando Mattia Corda (Piano), Roni Szabo (Baixo), Pedro Rodrigues (Bateria) e Shamo Morales se juntaram ao grupo e regressaram ao estúdio para gravar o seu segundo álbum “Gran Reserva” (2019), álbum que levou o grupo em digressão por toda a Península Ibérica.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Presidente da República garante que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

Em Viana do Castelo

Publicado

on

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve, anteontem, em Viana do Castelo e considerou que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”, deixando palavras de incentivo e elogio ao dinamismo dos empresários locais.

No debate “Estado da Arte – O Minho no Portugal de Amanhã”, que aconteceu no Forte Santiago da Barra, reunindo empresários, políticos e diversos agentes para assinalar o 2º aniversário da AEMinho – Associação Empresarial do Minho, o Presidente da República indicou que “não é preciso sermos génios para perceber que aquilo em que somos únicos, em que sempre fomos bons e que nos diferencia, é em estabelecer uma plataforma entre terra e mar”.

A mesma ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que destacou a aposta que tem sido feita pelo município vianense na economia do mar, geradora de “oportunidades que vão produzir uma revolução industrial”, trabalhando com agentes já instalados no território e com outros que queiram instalar-se no município.

A sessão contou ainda com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da AE Minho, Ricardo Costa, com o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, entre muitos outros.

Antes, o Presidente da República, a Ministra da Coesão Territorial e o Presidente da Câmara de Viana do Castelo inauguraram uma escultura com cerca de 5 metros de altura de homenagem aos trabalhadores do Minho, da autoria do vianense Acácio Viegas, instalada junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.

É uma das duas esculturas gémeas inauguradas esta sexta-feira, do mesmo autor, em Viana do Castelo e em Braga, a convite da Associação Empresarial do Minho, para assinalar este segundo aniversário.

Na inauguração, o Presidente da AE Minho afirmou que “esta obra de arte representa a coesão territorial” que une os 24 municípios de Viana do Castelo e Braga. Já o autarca vianense destacou o facto de, em apenas dois anos de associação, ter sido já possível “aprofundar a coesão com entidades públicas e privadas e com os empresários”.

No momento, a Ministra da Coesão Territorial elogiou a homenagem aos trabalhadores do Minho “com duas esculturas gémeas, em Viana do Castelo e Braga, que corporizam o espírito em rede e de parceria que uma associação deve assumir”. Numa visita surpresa ao local, o Presidente da República considerou que a escultura “liga o abstrato e o figurativo, o passado e o futuro”.

As duas esculturas são formadas por uma peça central de cinco metros de altura, construída com quatro elementos verticais principais em aço, pequenos elementos cerâmicos e painéis de vidro. Incluem, ainda, uma segunda peça construída também em aço, das mesmas características da peça central, que permite, pelo seu desenho e escala, a interação com o observador, que é convidado a sentar-se na peça e a refletir ou meditar sobre o significado de ‘trabalho’, provocado pelos estímulos visuais da peça central.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas