Atualidade
Hugo David e Inês Pedruco estreiam as suas criações com a Companhia de Dança de Almada
Em setembro
Em setembro a Companhia de Dança de Almada tem duas estreias marcadas. “As Cores da Água”, um videodança de Hugo David, e “ShortCut”, da coreógrafa Inês Pedruco, são as criações em estreia que integram a programação da 31.ª Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival.
Tendo como base a peça “RGB”, com conceito de Jon López e Martxel Rodriguez, para a Companhia de Dança de Almada, Hugo David propôs-se desenvolver um projeto de videodança, “As Cores da Água”, transportando os corpos dos intérpretes para fora do palco, fazendo face aos elementos. “RGB” é rica de cor, luz e contrastes cromáticos, que são representados no videodança através das paisagens e elementos que rodeiam estes corpos numa linguagem fotográfica. Ao longo do desenvolvimento do projeto a água ganhou progressivamente protagonismo e presença, de forma que se transforma também num corpo intérprete de movimento, cor, forma e luz.
“As Cores da Água” estreia no Salão da Carochas, em Almada, dia 22 de setembro, inserido no programa 1 da Mostra de Videodança, uma secção da Quinzena de Dança de Almada.
Uns dias mais tarde, a 30 de setembro, no palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a Companhia de Dança de Almada estreia “ShortCut”, uma criação da coreógrafa Inês Pedruco, com apoio à dramaturgia de Rafaelo Barreto.
“ShortCut” é uma criação inspirada em alguns contos do livro “Short Movies”, de Gonçalo M. Tavares. Na sinopse, assinada por Rafael Barreto, pode ler-se “(…) talvez seja uma visita ao interior de alguém. ‘ShortCut’, conta-nos várias histórias, mas foca-se numa só (…). Um som foi tudo o que bastou para entrarmos sem permissão no seu interior.”
Cedo os autores revelaram que “desde a primeira vez que folheámos o livro, os textos de Gonçalo M. Tavares foram sentidos e a vontade de dar vida às suas palavras tornou-se inspirativa: Queremos atribuir a cada palavra um ritmo especial, através de movimentos, tentar reproduzir os sentimentos do autor dando início a um processo imaginativo e criativo. (…) Na fusão entre a imagem poética literária e a imagem poética da dança, as estruturas coreográficas alimentam o imaginário e as da literatura influenciam e melodiam a criação do movimento expressivo na dança. Ao estabelecer um diálogo artístico que funde a imagem literária e a imagem poética da dança, relaciona-se a literatura e a dança, a criação e o processo coreográfico, e desta fusão nasce o objeto coreográfico.”
A Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística, formação em dança e programação cultural. Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, apresentadas no país e no estrangeiro.
As Cores da Água | videodança ESTREIA
Companhia de Dança de Almada
dia, hora: 22 setembro, às 15:00
local: Almada, Salão das Carochas
informações: 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
reservas: 212 583 175 | exterior.producao@cdanca-almada.pt
preço: Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala)
ShortCut ESTREIA
Companhia de Dança de Almada
dia, hora: 30 setembro, às 21:30
local: Almada, Teatro Municipal Joaquim Benite
informações: 212 583 175 | quinzena@cdanca-almada.pt
bilhetes e reservas: 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt
preço: 12€ | 7€ para jovens, seniores e grupos
Imagem: DR.
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
Atualidade
Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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