Connect with us

Atualidade

Festival MUSCARIUM#8 abre a cortina para os bastidores da criação de espetáculos  

Publicado

on

Já começou o Festival MUSCARIUM#8 – festival de artes performativas em Sintra, o qual apresenta 5 residências artísticas – nas áreas do teatro, dança e performance –, 3 espetáculos para o público infantojuvenil, 1 concerto, 1 estreia mundial e vários encontros informais entre os artistas e os públicos.

O Festival MUSCARIUM#8 – festival de artes performativas em Sintra começou ontem, dia 29 de agosto, com a residência artística da jovem criadora Mariana Fonseca do coletivo Lobby Teatro, que decorre no AMAS – Auditório Municipal António Silva, até dia 2 de setembro. Dia 3 de setembro, às 21h00, será apresentado um ensaio aberto do trabalho desenvolvido, o espetáculo “Não vais entrar?”, em antecipação da sua estreia, prevista para 14 de setembro, na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa.

Em 2022, o MUSCARIUM assume-se como um espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística, privilegiando a realização de residências, trazendo assim a criação artística para o centro das atenções. Este novo formato do Festival quer, por um lado, proporcionar a possibilidade de artistas e coletivos trabalharem nos seus projetos, e por outro, aproximar os públicos da criação de espetáculos.

Sobre o novo formato do Festival, Mariana Fonseca comenta: “Para uma companhia que é recém-nascida e que assina a morada dos pais de uma das jovens diretoras como sede, como (ainda!) é o caso do LOBBY Teatro, é mesmo muito gratificante e produtivo ter acesso a este tipo de residências artísticas que conseguem proporcionar espaço, tempo e condições de experimentação. No caso do MUSCARIUM#8 não podemos ainda fechar os olhos a este trabalho de divulgação do festival e das próprias criações e companhias que resulta numa enorme ajuda na extensão do nosso trabalho a outros públicos fora do centro de Lisboa, local de estreia do NÃO VAIS ENTRAR?

Até ao dia 25 de setembro, outros quatro artistas e coletivos, a Companhia João Garcia Miguel, Universo Paralelo, Joana Couto e Camilla Morello, estarão também em residência durante uma semana num espaço em Sintra. No final de cada semana, haverá uma apresentação do trabalho ao público, tendo em atenção que o espetáculo a ser apresentado pode ainda não estar concluído ou atingido a sua forma finalizada. Nestes casos, os artistas apresentam um Ensaio Aberto, um momento de apresentação pública do trabalho desenvolvido até aí. No final das apresentações, haverá uma conversa entre as equipas artísticas e os públicos, proporcionando momentos informais e de proximidade, com o objetivo de abrir as cortinas para os bastidores da criação de um espetáculo.

Não podiam faltar os espetáculos infantojuvenis – “Arco-da-Velha”, de Sílvia Barbosa, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Teatro do Noroeste, e “Odeio a minha irmã”, a mais recente criação do teatromosca.

Por fim, a música também marcará presença, com a apresentação do álbum “Entre-Lugar”, de Manuel de Oliveira, guitarrista português.

A programação completa do MUSCARIUM#8 – festival de artes performativas em Sintra pode ser consultada em https://teatromosca.weebly.com/. Os espetáculos e ensaios abertos decorrerão no AMAS – Auditório Municipal António Silva, Casa de Teatro de Sintra, Teatroesfera, Largo da República em Agualva-Cacém e na Casa da Marioneta também em Agualva-Cacém.

Os bilhetes para os ensaios abertos e espetáculos já se encontram à venda na Ticketline, Seetickets, e locais habituais, com preços que variam entre os 5€ e os 10€. Os valores dos ensaios abertos, funcionam através de um preçário flexível, podendo o espetador escolher, de entre três opções, o valor do seu bilhete e assim apoiar o trabalho de criação artística.

Imagem: teatromosca.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas