Connect with us

Atualidade

Federação Portuguesa de Voleibol celebra hoje o 75º aniversário

Publicado

on

No momento em que comemora 75 anos, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) agradece a “todos aqueles que, como nós, amam o Voleibol e sempre foram acérrimos defensores dos valores que a modalidade defende, quer no domínio desportivo quer no âmbito social“.

Aos 7 dias de Abril de 1947 reuniram-se, pelas 17h30 na sede da Associação de Voleibol de Lisboa, sita na Rua Jardim do Regedor, n° 5 – 4° andar, os delegados das associações de Voleibol de Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto, tendo resolvido o seguinte:

1.° Aprovar os Estatutos da FPV

2.° Aceitar o oferecimento da Associação de Voleibol de Lisboa, para que a sede da Federação seja na da referida Associação

3.° Propor à Direcção Geral dos Desportos a nomeação da seguinte Comissão Diretora da FPV até ao fim da presente época:

Presidente: Guilherme Castro Sousa Martins Secretário: Manuel Gagliardini Graça;

Tesoureiro: João Encarnação Drumond Ferreira; 1.° Vogal: Manuel Macedo Franco; 2.° Vogal: Manuel Camacho Lúcio“.

Assim reza, na história do Voleibol português, a criação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), cuja legalização foi publicada no Diário do Governo de 02/06/1947.

Uma semana após o seu nascimento, a FPV tornava-se, em Paris, um dos 14 fundadores da Federação Internacional do Voleibol (FIVB).

Volvidas mais de sete décadas ao serviço do Voleibol, e condecorada com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Honra ao Mérito Desportivo e com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a Federação Portuguesa de Voleibol mantém a vitalidade e o espírito de pioneiro próprios da juventude que lhe permitem criar projetos desportivos e sociais tão importantes quanto populares, como o Gira-Volei, o Gira-Praia ou, mais recentemente, o ParaVolei.

A nível internacional, a FPV é considerada, pelas entidades máximas da modalidade, como uma das mais prestigiadas federações de Voleibol e uma das mais prestigiantes instituições do desporto português.

Voleibol comemora em 2022 o seu 127º aniversário

Criado pelo norte-americano William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895, o Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial.

O voleibol nos seus primórdios (Foto: FPV)

O primeiro Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) realizou-se em Paris, no dia 18 de abril de 1947, e nele participaram 14 países: Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América.

O francês Paul Libaud foi eleito o primeiro Presidente.

O facto de a modalidade ter crescido exponencialmente ao longo dos anos ficou bem patente no 29º Congresso Mundial organizado em Portugal e que acolheu Timor-Leste na grande família do Voleibol. Volvidos 57 anos da realização do primeiro congresso, estiveram presentes, no Porto, representantes das então 218 federações filiadas na FIVB.

No ano em que se comemora o 127º aniversário do Voleibol, a FIVB tem filiadas 5 Confederações Continentais, que, no total, compreendem 222 federações nacionais: África, Ásia, Europa, NORCECA e América do Sul.

Fotos: FPV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas